Ruben Fernandes Informática Unipessoal Lda
  • Rua Dr. Avelino Costa, N 1405
    4415-026 Vila Nova de Gaia
  • comercial@rfi.pt

Ruben Fernandes Informática - Portátil recondicionado com muitos defeitos, péssimo serviço de pós-venda!

Sérgio
Sérgio apresentou a reclamação
8 de julho 2015

Efetuei a encomenda de um computador portátil recondicionado (Um computador recondicionado é um computador usado de série profissional (geralmente proveniente de retomas de grandes empresas que fizeram novas aquisições) que passa por testes, limpezas e possível re-licenciamento, sendo colocado à venda COM GARANTIA DE 1 ANO.), no site da empresa RFI Unip.Lda ( Ruben Fernandes Informática) no dia 16 de Junho de 2015. Quando recebi o computador em minha casa no dia 23 de Junho de 2015, detetei que o computador tinha vários problemas relativos a software e hardware, passo a citar os problemas que comuniquei por email à dita empresa no dia da receção do computador, acompanhados das devidas fotos a comprovar : a bateria não funciona, falta um botão na parte de baixo do computador utilizado para retirar a bateria, deixando uma placa de eletrónica à vista e sem proteção, o computador apresentava várias manchas e sinais de maus tratos, inclusive riscos feitos por uma ferramenta “ie:chave de fendas” no chassi, o ecrã tem uma folga de 1cm (abanava), o computador não foi limpo, apresenta manchas e restos de sujidade, posto isto, solicitei à empresa que me apresentassem uma solução para estes problemas, sabia que o computador não era novo mas pareciam-me demais todos estes problemas. No dia 25 de Junho, recebo uma resposta à reclamação que me deixou perplexo, dizia o seguinte (resumo) : dos problemas apresentados, a empresa afirmou que era tudo “normal”, ou melhor, estavam contemplados na “Grade A” (Termo e Condições daqueles que todos concordamos mas ninguém lê, ou então, lêem mas não acreditam que seja possível venderem um computador com tantos defeitos), onde propunham a devolução de 15€ devido à peça que faltava ou a recolha da máquina. No mesmo dia, e depois de testar a máquina por 1 hora, detetei que as colunas também não funcionavam corretamente, estavam danificadas (buracos feitos por um objecto pontiagudo), bem como, o computador bloqueou e deixou de funcionar nessa mesma primeira utilização. No mesmo dia, ou seja, no dia seguinte à receção do computador, enviei um email à dita empresa a informar mais estas situações de avaria e a solicitar que me trocassem a máquina por uma que estivesse em condições de ser vendida, porque se tinha comprado um computador, era por que precisava, não por diversão, ao qual, a empresa respondeu, por email, que todos os problemas que o computador tinha, estavam contemplados na GRADE A, inclusive a avaria e buracos nas colunas, e que a única solução era recolherem o computador e devolverem o dinheiro. Depois de várias insistências para que me trocassem o computador por um em boas condições, e depois de todas as respostas serem negativas por parte da empresa, sendo que para além da devolução do computador, a única solução que me foi apresentada foi o pagamento de 15€ como compensação somente pela peça que faltava para retirar a bateria, todos os outros problemas eram considerados "normais" pela empresa (proposta ridícula na minha opinião face aos problemas apresentados) , fui “obrigado”, no dia 29 de Junho de 2015 a optar pela restituição do dinheiro, restituição esta que foi efetuada a 07 de Julho de 2015. Restituição esta que não foi efetuada na totalidade, já que a dita empresa quando recebeu o computador de volta informou-me o seguinte, passo a citar frase exata “após verificação do computador, constatamos que o sistema de suporte do portátil (ver fotos) foi danificado sem necessidade. Bastava levantar as abas laterais paras retirar comodamente o portátil (ver foto 3). No entanto vamos excepcionalmente aceitar a devolução, mas com uma penalização de 2€ (preço da peça).”, quando li o email nem quis acreditar, era um favor que me faziam em devolver o dinheiro e ainda me cobraram 2 euros, porque não sou especialista em colocar computadores na caixa!!! Então e onde está a minha compensação por ter comprado um computador e nunca o ter utilizado??? E pelo trabalho que tive em escrever-vos 7 emails a relatar os problemas e a solicitar que me trocassem o computador, situação que sempre negaram??? E pelo dinheiro que tive empatado 3 semanas numa empresa que nunca me serviu como devia??? Merecia mais de 2€ com certeza, deixo ao critério de quem está a ler esta reclamação…moral da história é que esta empresa tem um serviço que eu acho péssimo, ao contrário de outras com que já trabalhei, e continuo a trabalhar, profissionalmente e pessoalmente, se optarem por máquinas recondicionadas para o vosso negócio/casa, devem escolher bem com quem trabalhar, no mercado não faltam ofertas, fica o conselho. Quanto à empresa, só tem de lamentar de perder um cliente “ou muitos”…não se sabe nem se vai ficar a saber, o certo é que as empresas só vivem com clientes! Só para acabar, queria também deixar a informação que nunca nenhum membro desta empresa se identificou nos e-mails que recebi, assinando somente com o nome da empresa, não sei o que isto quererá dizer…

Data de ocorrência: 8 de julho 2015
PT Refurb
1 de março 2016
PONTO PRÉVIO: Somos uma empresa que vende artigos usados. Qualquer cliente é obrigado a aceitar as nossas condições de venda para poder fazer uma encomenda.

O cliente em causa recebeu o portátil no dia 23/06/2015 e no próprio dia reportou (resumidamente) o seguinte:
- Bateria não funciona;
- Falta um botão por baixo;
- Apresenta manchas e sinais de uso;
- Parte superior que comporta o ecrã tem folga;
- Mal limpo.

No dia 25/06/2015 recebeu a seguinte resposta:
- As baterias não tem garantia nem são testadas podendo estar avariadas
- A falta de peças não está dentro dos parâmetros da Grade A
(TEMOS QUE NOS RESPONSABILIZAR);
- "manchas e sinais de "mau" uso no chassi frontal e na parte de baixo," estão dentro dos parâmetros da Grade A
- "O ecran tem uma folga de 1 cm (abana)" está dentro dos parâmetros da Grade A
(presente nas CONDIÇÕES DE VENDA)
- "Claramente vê-se que foi muito mal limpo". Pelas fotos não consigo perceber este ponto. Se forem manchas que não saem, não é falta de limpeza.

Neste mesmo e-mail foi imediatamente proposto o seguinte:
- Recolhermos o portátil sem qualquer custo e proceder à devolução;
- Fazer um crédito de 15€ para "compensar" a questão da falta da peça (o único ponto que era da nossa responsabilidade).

Logo aqui, o cliente já tinha a solução (dentro dos parâmetros legais em vigor) para o seu problema.
No entanto, nos dia seguinte, enviou e-mail a pôr em causa as condições de venda (que na reclamação feita aqui diz: "Termo e Condições daqueles que todos concordamos mas ninguém lê") e a dizer que nos devíamos responsabilizar (algo que fizemos prontamente ao apresentarmos as soluções acima).

Como resposta voltei a lembrar que já tínhamos apresentado a solução.

O cliente pediu apoio à DECO que lhe disse para pedir a devolução e o reembolso (algo que propusemos 3 vezes!) e acusou-nos de "e nem sequer tentar resolver estas questões" o que é um absurdo.

Procedemos então à recolha sem custos do artigo e após verificarmos se se encontraria no mesmo estado em que foi vendido (ALGO QUE ESTÁ PREVISTO NA LEI) faríamos a devolução do montante pago na totalidade.

O que é certo é que a peça de suporte do portátil (por dentro da caixa) encontrava-se completamente rasgada impedindo a sua utilização e objectivo.
Por si só, este é um motivo para rejeitar uma devolução, no entanto, aceitamos e penalizamos apenas em 2€ custo da peça.
Quanto ao reembolso, o mesmo foi prometido ser feito entre o dia 2/07 e 3/07 e por impedimento foi feito 1 dia útil depois.

Quanto à identificação do funcionário que responde aos e-mails, sinceramente consideramos um "não assunto" pois isso é um assunto de responsabilidade interna da empresa, que prefere gerir dessa forma, visto a caixa de e-mail ser a mesma "comercial@rfi.pt".

Posto isto, achamos injusta esta reclamação pois procedemos de acordo com a lei em vigor e chegamos a ser tolerantes neste último ponto do reembolso.
Vendemos uma média superior a 1000 computadores por mês e o registo de reclamações tanto na internet como no próprio livro fala por si.
Sérgio
Sérgio avaliou a marca
4 de janeiro 2021

Não tenho muito a dizer, a reclamação fala por si.

Sérgio Autor
11 de julho 2015

No seguimento da reclamação, gostava também de referir que, até hoje, 11 de Julho, não recebi qualquer fatura relativa aos 2 euros que me foram cobrados (ver reclamação), situação que não me parece legal.

Boa tarde, caro Sérgio Policarpo. Quanto aos 2,00 € exigia da empresa um documento de quitação que não é uma fatura mas sim uma nota de débito. Seguidamente acho que fez mal em não pedir o livro de reclamações, no seu lugar ainda o faria, é apenas um conselho os emails que enviou só lhe deram trabalho e respostas frias, conheço a empresa se é que assim lhe posso chamar, efetivamente existem situações estranhas, por esse facto no seu lugar deixe-se de emails e use os meios legais que tem ao seu dispor como o livro de reclamações, se a empresa se recusar a dar o livro pode chamar as autoridades que têm por obrigação atuar sobre a empresa.

Melhores cumprimentos.

Peço desculpa pelo erro que passo a corrijir, não é uma nota de débito mas sim de crédito.

Melhores cumprimentos.