Rumos - Formação e Comunicação, S.A.
  • Edifício Mirage – Entrecampos
    Rua Dr. Eduardo Neves, 3
  • info@rumos.pt

Rumos - Certificado não entregue após conclusão de curso até aos dias de hoje

Marco Almeida apresentou a reclamação
23 de junho 2021
Há alguns anos atrás fiz um curso de formação na empresa Rumos e ao longo dos anos, tenho insistido no pedido do certificado, as respostas são, de momento não podemos enviar o certificado, por motivo de mudança de instalações, a pessoa responsável para a passagem do certificado está de baixa, de licença de maternidade, etc… etc…
Desta ultima vez após contacto por e-mail, a resposta foi que o certificado já não existia, nem tinham templates para fazer o mesmo.
Juntamente com o e-mail enviei uma declaração que ao longo dos anos tem servido como prova de conclusão do curso, mesmo não tendo média final.
Mas com o avançar dos tempos e sendo a certificação cada vez mais exigida como prova de aptidão profissional, a minha entidade laboral, está a pedir que entregue o mesmo, o que abre aqui um precedente.
A minha questão é, sendo a Rumos a mais representativa empresa de prestação de serviços de formação e certificação técnica de profissionais de informática, com parceiros como a Microsoft e neste caso concreto o estado Português financiado por o fundo social Europeu, não deveria acautelar este tipo de problema?
Informaram-me agora que infelizmente já não têm este tipo de certificado, que já não existem e não o podem fazer, pergunto-me, alguma vez existiram?
O pedido deste certificado tem sido feito ano após ano (incluindo este), sem sucesso.
Pergunto serei eu o único formando de um curso ministrado pela empresa Rumos, que têm este tipo de problema com certificados?
Não creio.
Apelei ao bom senso da empresa, para resolverem este problema o mais rápido possível e a resposta até ao dia de hoje tem sido silêncio.
Pergunto, será que terei de recorrer a outro tipo de "serviços" para obter o certificado em questão?
Data de ocorrência: 23 de junho 2021
25 de junho 2021
Exmo Senhor Marco Almeida,

A formação que frequentou integrava o Quadro Comunitário de Apoio 1994-1999 (QCA II), que decorreu de 1994 a 1999, no âmbito do denominado Projeto Pessoa.

A regulamentação do referido Quadro determinava o prazo de manutenção da documentação. Ora, este prazo já foi amplamente ultrapassado.

A sua formação terminou em Fevereiro de 1999 - já decorreram 22 anos -, pelo que, como certamente compreederá, a Rumos já não mantém a documentação do Projeto Pessoa que frequentou.

No entanto, estamos disponíveis a emitir algum tipo de declaração que lhe permita solucionar esta questão junto da sua entidade empregadora.

27 de junho 2021
Exmo. Sr.
Acredito que a documentação do referido curso tenha um prazo de manutenção e que o mesmo esteja ultrapassado devido aos 22 anos que refere.
O que eu não entendo é que durante os 22 anos, o certificado foi pedido por diversas vezes e nunca foi entregue.
Em conferência com a minha entidade laboral e após consulta ao referido contrato do curso, os mesmos dizem que aceitam a referida declaração desde que a mesma mencione que substitui o referido certificado e tenha as seguintes informações:
Nome: Marco António Balsinha Penim Azevedo de Almeida
Identificação cartão do cidadão: 11109775
Curso de Técnico Qualificado de Informática, Sistemas Buróticos Administrativos para Secretariado, Grau III de qualificação.
Duração do curso: 1400 horas
Empresa onde o curso foi ministrado: Rumos, Formação e Comunicação, S.A
financiado: pelo Fundo Social Europeu, no âmbito do denominado
Programa Pessoa, promovido pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade.
certificado pela Microsoft.
Data da ação do curso: inicio 27 de Abril de 1998 - Fim 22 de Fevereiro de 1999.
tendo o mesmo sido concluído com a média final de: 15,36 (calculo da entidade laboral).
E que por ser verdade e a pedido do interessado para fins laborais, passam a presente declaração.
Devidamente carimbada e assinada.
Mais informo que poderá submeter a mesma para: marcoazalmeida@outlook.pt

Cumprimentos:

Marco Azevedo de Almeida.
Exmo Senhor Marco Almeida,

irá ser contactado, via email, pelos nossos serviços para emissão da declaração.

28 de junho 2021
fico a aguardar o e-mail dos vossos serviços para emissão da declaração.
cumprimentos,
Marco Almeida.
Marco Almeida avaliou a marca
28 de junho 2021

Fico á espera do e-mail por parte da marca para resolução total do problema.