Rumos - Formação e Comunicação, S.A.
  • Edifício Mirage – Entrecampos
    Rua Dr. Eduardo Neves, 3
  • info@rumos.pt

Rumos - Cobrança de faturas indevidas

Andre Daniel Vieira da Silva
Andre Silva apresentou a reclamação
12 de outubro 2020
Com a pandemia a Rumos deixou de ter condições para leccionar de forma presencial. Motivo que me tinha levado aos seus serviços. Posto isto decidi solicitar uma análise legal ao contrato até então em vigor e havendo por parte da Rumos um incumprimento decidi rescindir o mesmo.
A Rumos compreendeu a situação e deu por terminado o contrato.
Semanas depois sou abordado por uma fatura em falta, fatura que não fazia sentido e que procurei por várias vias e por várias vezes obter explicação junto de várias pessoas da Rumos.
Durante 4 meses foram incapazes de me responder, apontando apenas para o valor em falta.
Sem a emissão da fatura ou qualquer outro documento que suporte a divida em falta.

Passado este tempo sou abordado por uma Advogada que me ameaça com tribunais face à divida.
Na sua ameaça anexa então faturas em vão que não refletem os meus pagamentos, nem a diferença entre as mesmas referem o tal valor em falta que indicam.

Sinto-me burlado, isto foi um roubo.

Este senhores recebem transferências bancárias como forma de pagamento sem emissão de qualquer documento oficial que suporte a mesma.
Data de ocorrência: 12 de outubro 2020
Rumos
14 de outubro 2020
Exmo Senhor André Silva,

Cumpre-nos informar que a Rumos Formação suspendeu a formação presencial por determinação legal e não por sua decisão. Todos os centros de formação de Portugal foram obrigados a suspender a formação presencial, o nosso centro não foi exceção a esta norma legal.

Tendo em consideração a situação exposta e, por forma, a minimizar o impacto da transição do método de ensino no sucesso da formação a Rumos Formação, no dia 7 de Abril de 2020, comunicou a todos os formandos a realização de aulas extra. O Exmo Senhor participou nas referidas aulas extra.

Não compreendemos como afirma que “durante 4 meses foram incapazes de me responder”, senão vejamos:

No dia 27 de Abril de 2020, o Exmo Senhor solicitou o cancelamento do curso.

No dia 5 de Maio, a Rumos Formação acedeu e procedeu à emissão da respetiva nota de crédito.

No dia 11 de Maio de 2020, a Rumos Formação remeteu um email ao Exmo Senhor indicando que o débito direto de Maio, e referente à última prestação após cessação do contrato de formação, não teria sido cobrado com sucesso.

No dia 14 de Maio de 2020, a Rumos Formação remeteu um email ao Exmo Senhor a questionar se tinha rececionado o nosso email de 11 de Maio.

No período que medeia em Maio e Agosto foi contactado pelo nosso departamento de cobranças.

No dia 23 de Agosto de 2020, o Exmo Senhor questiona a que se refere o valor em divída.

No dia 24 de Agosto de 2020, a Rumos Formação explica novamente que o valor que se encontra por liquidar é referente a um débito direto que não tinha sido cobrado com sucesso.

No dia 8 de Setembro de 2020, a Rumos volta a contactá-lo sobre o valor em divida.

Pelo exposto, caso considere necessário poderemos reencaminhar todos estes emails para que os possa reler.

No que toca à sua afirmação “sem emissão de qualquer fatura ou qualquer outro documento que suporte a divida em falta”, parece-nos claro que o valor em divida resulta do valor entre a fatura (do valor total do curso) e a nota de crédito emitida aquando da cessação do contrato de formação.

No que toca à sua afirmação do contacto da Advogado tal também não corresponde à realidade pois foi junta a fatura e a nota de crédito e somente foi solicitado o pagamento do valor em divida e que resulta do débito direto não cobrado.

Relativamente à afirmação que a Rumos Formação “recebem transferências bancárias como forma de pagamento sem emissão de qualquer documentação oficial que suporte a mesma” somos a informar que tal não é uma obrigação legal. Mas poderemos remetê-los se considerara necessário.

Rumos Formação.