8.5
  • +44 871 2460003
  • Airside Business Park,
    Swords, Co. Dublin
    Republic of Ireland

Ryanair - Cartão de embarque inexistente na aplicação por algum tempo

Catarina Faia Ferreira
Catarina Ferreira apresentou a reclamação
2 de outubro 2017

O meu nome é Catarina e fiz a reserva com a Ryanair para uma viagem de ida e volta de Lisboa para Ponta Delgada, com ida a 21/09/17 às 22h20, vôo FR2625 e regresso no 24/09/17 às 7h15, vôo FR2622. No dia 24/09/17 dirigi-me ao aeroporto de Ponta Delgada pelas 6h10 para apanhar o vôo FR2622 com partida às 7h15 em direção a Lisboa. Uma vez que já tinha o check in feito, dirigi-me à fila para a segurança e conferi o meu talão de embarque e do meu namorado que viajava comigo. A passagem pela segurança estava demorada e quando chegou finalmente a nossa vez a aplicação não me disponibiliza nenhum talão. Perante esta situação o meu namorado segue pois tinha um printscreen do talão de embarque dele na galeria do telemóvel, e eu fiquei retida. Dirigi-me aos balcões de check in onde não se encontrava ninguém da Ryanair, e uma das colaboradoras de outra companhia disse-me para tentar no guiché da companhia. Estava fechado e não estava ninguém lá dentro. Voltei aos balcões de check in onde pedi se podiam ligar para as portas de embarque e pedir a alguém da Ryanair para vir até à zona da segurança. Nisto o meu namorado também já tinha falado com uma colaboradora da Ryanair que se estava a dirigir então à segurança. A colaboradora da Ryanair mexeu na aplicação e apenas conseguiu encontrar os valores relativos à compra dos bilhetes e à marcação dos lugares, desta forma pediu-me para aguardar e disse-me que sem o talão de embarque eu não poderia seguir viagem. Insistiu comigo que provavelmente eu estaria enganada e que não tinha feito realmente o check in online. Quando o check in estava feito desde antes da viagem de Ida para mim e para o meu namorado, em lugares marcados juntos aquando da execução do check in online, que foi feito para os dois passageiros em conjunto! Assim, vi partir o vôo no qual deveria ter embarcado pois tinha bilhete, check in feito, lugar marcado e um talão de embarque desparecido (falha da aplicação da Ryanair), pois ninguém foi verificar o sistema de modo a poder imprimir-me o talão de embarque ou simplesmente pela lista de passageiros ver o meu nome e conferir com o cartão de cidadão. Após a partida do vôo, a colaboradora da Ryanair pediu-me então que me dirigisse com ela ao guiché onde foi ver como estava a minha situação no sistema, que lhe mostrava em frente ao meu nome o estado de “NO SHOW” o que ela me explicou que era o correspondente a eu não ter comparecido ao vôo. Deste modo começa a perceber que alguma coisa não está bem com a aplicação, pois estavam efetivamente a contar comigo para o avião. Feita a reclamação no livro de reclamações (às 7h40), a solução que tive para regressar de Ponta Delgada a Lisboa, foi pagar 100€ pela alteração de vôo. Indignada, mas sem outra hipótese, foi o que fiz e por isso vos redijo esta reclamação no sentido de expor o acontecido e tentar recuperar este valor que me foi cobrado injustamente. Após sair do aeroporto, pois o próximo vôo para Lisboa era às 18h40, fui mais uma vez verificar a aplicação e qual não é o meu espanto quando tenho novamente o talão de embarque disponível. Não compreendo o que aconteceu, mas nitidamente alguma coisa na aplicação bloqueou o meu acesso ao cartão de embarque e os vossos colaboradores no aeroporto de Ponta Delgada, por falta de pessoal ou não, também não mostraram qualquer disponibilidade em ajudar-me a resolver o assunto em tempo útil.
Portanto muito resumidamente, às 6h20 na fila da segurança os cartões de embarque ( meu e do meu namorado que viajava comigo) estão disponíveis, por volta das 7h00 na segurança e até às 8h00 e picos a aplicação não me mostra cartão de embarque nenhum e depois pelas 8h24 volto a ter o talão de embarque disponível na aplicação.
Gostaria de ver este assunto esclarecido e que a Ryanair assumisse a responsabilidade da falha da aplicação. Deveriam restituir-me os 100€ que eu tive de pagar pela alteração de vôo, já para nem referir o transtorno que foi não estar pela manhã em Lisboa no dia 24/09 aliado aos compromissos importantes que tiveram de ser adiados e outros que foram perdidos.

Data de ocorrência: 2 de outubro 2017