8.5

Ryanair - Reembolso por doença súbita

Ana Cristina Cascalho Garcia Pereira Falcato
Ana Falcato apresentou a reclamação
29 de janeiro 2018

A minha filha é estudante em Coventry, Reino Unidoe desde setembro tem efetuado diversas viagens entre Lisboa, Londres e Birmingham. Em dezembro veio passar as férias de Natal e marcámos o voo de regresso a Londres (stansted), dia 9 de janeiro.
Dia 3 de janeiro a minha filha deu entrada de urgência no Hospital Garcia de Orta em almada, com uma apendicite aguda e sofreu uma intervenção de urgência dia 4 de janeiro que a impossibilitou de viajar dia 9 (tenho documentos comprovativos do hospital em Português e em Inglês). Dirigi-me a um balcão da Ryanair no aeroporto de Lisboa e questionei se poderia alterar a viagem para mais tarde onde me informaram que, o mais vantajoso para mim, era pedir o reembolso da viagem que não iria ser efetuada por doença subita. Aconselharam-me a marcar uma nova viagem e solicitar o reembolso daquela que não iria ser efetuada indicando-me que era a melhor forma para mim. Também no call center me indicaram o mesmo quando liguei para um número inglês que me deram no aeroporto. Foi o que fiz. Marquei nova viagem para dia 25 de janeiro e solicitei o reembolso ao que me foi respondido que "all Ryanair tickets are non-refundable".
Dirigi-me novamente ao aeroporto e foi-me dado no balcão da Ryanair, um documento referente a "General terms & conditions" que refere no "article 10 - Refounds, 10.4 Death or serious illness of a broked passenger". Além de ter perdido o valor do bilhete de dia 9 de janeiro, não me foi dada a possibilidade de alterar o bilhete, tendo sempre sido aconselhada a comprar um novo.
Sendo a minha filha uma passageira frequente, gostaria de saber se existe alguma forma de poder reaver o dinheiro gasto com o bilhete ou então obter um vale para poder adquirir outro bilhete noutra altura em que ela venha passar férias. Tenho documentação para comprovar os factos descritos.

Data de ocorrência: 29 de janeiro 2018