87.3
SaltPay Portugal S.A.
  • +351 965 965 385
    Chamada para rede móvel nacional
  • RUA JOAQUIM EREIRA, 1591, Cascais
  • apoio@teya.com

SaltPay - Alteração abusiva de condições contratualizadas

Paulo Jorge Carapinha Prates Caeiro
Paulo Caeiro apresentou a reclamação
23 de março 2023
Contactei em Janeiro de 2022 a Salt Pay, então PAGAQUI, para colocar no meu estabelecimento um terminal de pagamento deles. Após vários contactos colocaram um terminal de pagamento ativo e a funcionar no meu estabelecimento no final do mês de Janeiro de 2022.
O acordado com o comercial, em reunião presencial, foi:
Tarifa mensal: 13,90€ + IVA (consumíveis incluídos)
Taxa em vigor: 0,75% (para qualquer tipo de Cartão utilizado, nacionais e estrangeiros)
Oferta da primeira mensalidade
Quando entregaram o terminal o técnico não apresentou qualquer contrato, só disse que o mesmo chegaria por email. Apesar das várias solicitações nunca chegou qualquer contrato para assinar.
Ao princio tudo decorreu conforme o acordado.
Durante o mês de Maio de 2022 recebo um e-mail da empresa com a seguinte informação:

"A partir de 1 de Junho a nossa oferta será a seguinte:
Uma taxa simples para todas as transações -1.50%;
Mensalidade -19.90€(+ IVA). "

Ou seja, aumentaram todos os valores, apenas após alguns meses de vigência. Tentamos de imediato contactar o comercial, que já não estava a trabalhar na empresa, sendo que a informação dada era a de que os nossos valores de transações eram baixos. Como são realmente baixos resolvi aceitar.
A Salpay informou, novamente, no início deste ano que iria aumentar a mensalidade para 34,90€ mais IVA. Como é óbvio, fiquei espantado com o gigantesco aumento, que fazia com que em menos de um ano tivesse duplicado o valor do equipamento.
Contactei e a resposta foi que as taxas cobradas pelos parceiros aumentaram e ...Blá, Blá , Blá…. e que pelas condições acordadas eles podiam atualizar as taxas de forma periódica. Apresentaram como valor de refencia para rever a taxa, o valor mensal de 8.500€ !!!!
Por aquilo que tenho visto em outras queixas a revisão dos valores é um pouco discricionária, recuam nas cobranças e oferecem para manter os valores anteriores e outros não.
Aconselho todos os estabelecimentos que tenham estes terminais que analisem bem as contas porque eles não são parceiros de confiança. Ao principio é tudo maravilha e depois chega a “pastilha”.
Pelo que conheço nunca se recebe o contrato assinado e acaba por assim ficar no esquecimento até acontecer o aumento!!!
Data de ocorrência: 23 de março 2023
Paulo Caeiro
22 de abril 2023
Não recebi qualquer contacto da firma para além da desculpa de justificação do primeiro contacto que fiz com eles a reclamar do valor, e reparei que, em menos de um ano tornaram a alterar o nome. Agora respondem por TEYA.
Teya
4 de maio 2023
Caro Paulo,

Pedimos desculpa por qualquer inconveniente causado pelas recentes mudanças no nosso modelo de preço.

Como empresa, esforçamo-nos para fornecer o melhor serviço aos nossos clientes, e entendemos a sua frustração com o aumento das taxas.
Gostaríamos de esclarecer que o nosso modelo de preço é baseado no nível de transação que o comerciante apresenta, sendo assim comparado com o valor de transação esperado. Valor esse referido pelo comerciante na negociação inicial. Determinamos o preço apropriado para os nossos serviços com base no volume de transações e outros fatores que possam afetar o custo de fornecimento dos nossos serviços.

O direito de mudar esses valores é explicado nos nossos termos e condições, que fornecemos a todos os nossos clientes. Entendemos que não recebeu um contrato físico, mas toda a comunicação referente às alterações do nosso serviço foi enviada por e-mail e notificações push no seu terminal.

Enviamos todo o material relativo à alteração dos valores de aluguer e taxas, com dois meses de antecedência, de forma a garantir o melhor interesse dos nossos clientes. A nossa intenção era dar o tempo necessário para que pudesse ponderar a nossa proposta e realizar quaisquer ajustes necessários nas operações do seu negócio, caso fosse necessário.

Temos orgulho em ser uma empresa transparente, contudo entendemos que estas alterações possam não ter sido do seu agrado. Garantimos que foi feita no melhor interesse de ambas as partes.

Por favor, não hesite em entrar em contato com nossa equipa de atendimento ao cliente, caso precise de qualquer assistência adicional.

Atenciosamente,

Equipa Teya
Paulo Jorge Carapinha Prates Caeiro
Paulo Caeiro avaliou a marca
22 de junho 2023

Alteraram as condições aos fim de pouco tempo e duas vezes, com desculpa que o contrato dizia que poderia ser feito, mas no início não foram colocados valores mínimos. A marca mudou duas vezes de nome durante o período da queixa. A reposta foi vaga e protocolar e não resolveu. Continuei porque a troca implicava muito trabalho para ficar a pagar quase o mesmo mas perdi toda a vantagem competitiva.