47.2

SANA Lisboa Hotel - Recusa ao uso de wc

Tiago Luís Martins Pereira
Tiago Pereira apresentou a reclamação
19 de maio 2019

Envio a seguinte reclamação para mostrar o meu desagrado pelo hotel em questão. No dia de ontem, 18 de Maio de 2019, pelas 21h00, eu, agente da polícia de segurança pública, estando em serviço e fardado, muito próximo daquele hotel, ao evento dos festejos do Benfica no Marquês de Pombal, e sendo que se encontrava tudo fechado em redor, nomeadamente cafés, solicitei, ao porteiro e seguranças que se encontravam na entrada do hotel, o favor de poder utilizar a casa de banho para suprimir as necessidades básicas, o que me foi redondamente negado e sem qualquer tipo de explicação. Acho que naquele dia, e naquela situação excecional, ficava bem ao hotel ter prestado unicamente favor aos agentes que se encontravam de serviço ali junto ao hotel e que não se poderiam afastar do local da sua missão.

Data de ocorrência: 19 de maio 2019
SANA Hotels
1 de julho 2019
Exmo. Senhor Tiago Pereira,

Muito agradecemos o envio dos seus comentários, os quais mereceram a nossa melhor atenção e respeito.

No que respeita à situação em concreto, gostaríamos de salientar que uma noite/ madrugada como a do dia 18/05/2019 (Festividades Benfiquistas) merece sempre uma atempada organização e planeamento rigorosos envolvendo obviamente as autoridades competentes.

Neste sentido, á semelhança de anos anteriores e por motivos de garantia de segurança, fomos aconselhados a restringir o acesso ao Hotel, limitando-o a hóspedes, clientes e situações prioritárias, nomeadamente menores acompanhadas por 1 adulto, Idosos, Pessoas com mobilidade reduzida e grávidas, procedimento esse que adoptamos.

Estamos certos de que os procedimentos adotados durante este tipo de Eventos, que mobilizam centenas/milhares de pessoas, visam garantir a ordem e a segurança, não apenas dos nossos hóspedes e instalações, como também dos nossos trabalhadores e de terceiros.

Atenciosamente,
Equipa SANA Hotels.
Tiago Pereira
2 de julho 2019
Cara equipa do SANA Hotels, agradeço a resposta. Na resposta dada indica que um dos motivos foi por questões de segurança! Portanto, da vossa parte, segunda indica na resposta, foi justo, por motivos de segurança não deixar a polícia entrar para usar a casa de banho! Não deixa de ser curioso, não deixar entrar a polícia para usar a casa de banho, por motivos de segurança, mas em contrapartida limitar a hóspedes, clientes e situações “prioritárias”, sendo um deles por exemplo, MENORES ACOMPANHADOS DE ADULTOS, nada contra este exemplo, mas também nada lhe garante a segurança por este último. Desta forma fico admirado negativamente pelo respeito que têm pelas forças de segurança, em serviço, e numa noite específica daquelas. Sugiro uma reflexão da vossa parte sobre este assunto... Não deixar a polícia em serviço usar wc para restringir o acesso por motivos de segurança.
Tiago Pereira
SANA Hotels
30 de julho 2019
Exmo. Senhor Tiago Pereira,

Tomamos boa nota da sua resposta, a qual agradecemos.

Conforme referido anteriormente, as normas excecionais de segurança instituídas, na noite/ madrugada do passado dia 18 de Maio, foram criadas conjuntamente com as autoridades competentes. Os funcionários do hotel seguiram na integra o protocolo excecional existente para o efeito, conforme recomendado pela polícia de segurança pública.

No entanto, lamentamos o sucedido e informamos que este acontecimento serviu de aprendizagem para futuras situações semelhantes.
A sua critica tornou-se extremamente fundamental e construtiva, pelo que reiteramos o agradecimento.

Atenciosamente,
Equipa SANA Hotels.