Crédito Pessoal e ao Consumo
3 Cofidis 87.3
Santander Consumer71.5
Banco Santander Consumer Portugal, S.A.

Santander Consumer - Comissão por alteração iban e cobrança excessiva prestação renting

André Filipe Ferreira Santa Marta
André Marta apresentou a reclamação
13 de janeiro 2023
No dia 29 de Dezembro de 2022 fiz um pedido de alteração do IBAN de um débito direto de um renting de carro, e o Santander Consumer respondeu a informar que para fazer a alteração terei de enviar por carta registada e pagar uma penalização de 7,95€ por esta alteração. No contrato, assinado com a Citroen, nada fala de custos associados a alterações de dados, pelo que estão a incorrer numa ilegalidade ao me cobrarem esta comissão. Já pedi para me ser garantido que não será cobrada esta comissão, e enviarei o IBAN (tendo já enviado no email), dado que não está no contrato, sendo remetido para a resposta que "se encontra previsto contratualmente a cobrança mensal e sucessiva das prestações na conta domicilio, pelo que na eventualidade de não ocorrer essa cobrança, ao valor da prestação serão acrescidas despesas de devolução e juros de mora."

Ademais, a 21 de Dezembro mandaram a fatura normal para efetuar o pagamento habitual de 145€, com data de débito a 05 de janeiro, e no dia 04 de janeiro lançaram uma nota de crédito de 40€ e outra fatura de 43€, sendo-me debitado na totalidade 148€. O contrato que assinei foi de prestação fixa, por 36 meses, sendo ilegal o aumento de valor da prestação mensal. Fico a aguardar por um reembolso do valor cobrado a mais.

Recordo que a próxima prestação é em Fevereiro, e eu já estou a tentar tratar da situação desde 29 de Dezembro. A minha conta atual será encerrada em Janeiro, pelo que pretendo ver este tema resolvido o mais rápido possível, não havendo prejuízo para a minha parte. Caso não garantam a resolução, quero terminar o meu contrato convosco, dado todas as razões legítimas acima expostas.
Data de ocorrência: 29 de dezembro 2022
Estimado Cliente,

Vimos pelo presente confirmar a receção da V/a. comunicação.
Queremos melhorar a sua experiência, pelo que estamos empenhados em tratar com rigor e celeridade a exposição que nos remeteu. A mesma será devidamente encaminhada para que tão breve quanto possível seja promovido contacto com V.Exa..

André Marta
16 de janeiro 2023
Fico então a aguardar resposta.
André Marta
16 de janeiro 2023
Fico então a aguardar resposta.
André Filipe Ferreira Santa Marta
André Marta avaliou a marca
13 de fevereiro 2023

Não são uma entidade que respeita os seus clientes. Assim que acabar o meu contrato de renting não irei fazer mais nenhum crédito ou renting pela Santander Consumer. Mais nenhuma entidade até agora me taxou por alterar o IBAN (ainda por cima 7,95€) e me aumentou um crédito com valor fixo.