Santogal S.G.P.S.
  • marketing@santogal.pt

Santogal - Acidente em test-drive de mota

Ruthiel apresentou a reclamação
9 de fevereiro 2024
Fui obter informações sobre uma mota eléctrica que a um stand Santogal.
Após conversa com o vendedor foi me oferecido um test-drive à mota. Oferta que aceitei.
Preenchi os documentos e assinei o contrato.

Por acidente, ao tirar a mota do descanso esta cai no chão.
Após o incidente, e após nova conversa com o vendedor sobre o sucedido, fiz o test-drive.

No dia de hoje recebo uma chamada do stand com um orçamento de 685,36 euros a pagar.

Após leitura detalhada do documento existe a seguinte cláusula:
7a O(a) utilizador(a) assume a responsabilidade e o risco inerente à guarda, detenção, circulação e utilização do veículo, quer quanto aos danos nele causados, nomeadamente os resultantes de avaria por uso negligente ou por acidente, e responde também pelos danos causados a terceiros, seja em pessoas ou em coisas, sendo que o veículo apenas está coberto por uma apólice de seguro de responsabilidade civil obrigatória no montante máximo prescrito por lei.

De facto assinei um documento onde diz que sou o responsável pelo sucedido.

No entanto a quantia em questão parece-me abusiva, assim como a quantidade de peças que foram substituidas (cerca de 8 peças). O orçamento/arranjo foi feito pela própria oficina e não houve qualquer levantamento de danos anteriores, pelo que não sei se o orçamento inclui só e apenas os dados causados pela pequena queda que teve, ou danos pré-existentes.

Por fim parece-me inconcebível que um veículo de test-drive não tenha um seguro total de danos.
Ou seja, vou testar um veículo para possível compra, e arrisco-me a sair do stand com uma conta para pagar, como foi o caso.

Tirei uma lição para a vida, já que um simples test-drive poderia no limite significar uma conta avultada sobre o utilizador.
Data de ocorrência: 27 de janeiro 2024
Boa Tarde,

12 de fevereiro 2024

Pedimos que nos indique qual o stand onde decorreu a situação reportada.

12 de fevereiro 2024

Pedimos que nos indique qual o stand onde decorreu a situação reportada.

12 de fevereiro 2024
Grato pela rápida resposta à reclamação:

O stantd em causa é o Santogal Seat na rua Alves Redol.

Obrigado,
Boa Tarde,

Após contacto com o concessionário, temos indicação que o mesmo já entrou em contacto direto de forma a prestar todos os esclarecimentos.

Ruthiel avaliou a marca
27 de fevereiro 2024

O problema foi resolvido após reunião presencial. Gostava de deixar uma menção do Sr. Pedro Pinheiro pela forma humana e coordial como resolveu esta situação.