Santogal S.G.P.S.
  • Quinta do Lavi, Limites da Abrunheira, São Pedro de Penaferrim
    2710-089 Sintra
  • marketing@santogal.pt

Santogal - Atraso na devolução do sinal, após aquisição da viatura

Sérgio Rodrigues
Sérgio Rodrigues apresentou a reclamação
16 de julho 2019
No passado dia 16/05/2019 num evento promocional na Santogal Loures celebrei um contrato de promessa de compra e venda do veículo Volvo e dei como sinal, ao concessionário, 500€, pois, segundo o vendedor, este seria deduzido ao contrato do crédito auto (proposto pela Santogal Loures).
Após algumas negociações do tipo de financiamento, optei por um ALD em detrimento da aquisição (financiamento proposto pela Santogal Loures).
Assim, depois de entregue toda a documentação necessária, no dia 31/05/2019 formalizou-se e assinou-se toda a documentação requerida. Neste mesmo dia procedi ao pagamento do valor da primeira renda (6000€), as custas do processo (325€) e o seguro para 6 meses (231,19€). (Foi-me entregue a viatura)
Posto isto, ainda nesse dia, questiono o vendedor sobre a devolução/dedução do sinal, tal como tinha sido prometido no dia 16/05/2019.
Sobre este assunto, foi-me dito que, dado o tipo de contrato de financiamento (ALD), tal não seria possível mas que, não me preocupasse que o mesmo seria restituído nos próximos dias. Ainda assim, manifestei junto do vendedor a minha indignação pois seria mais fácil que o valor do sinal fosse deduzido no valor do carro uma vez que dei o dinheiro à concessionária…
Perante esta resposta, restou-me aguardar pacientemente, até que, no dia 05/06/2019, por email, solicitei a devolução do sinal uma vez que até à data não tinha sido restituído qualquer valor.
Apenas no dia 07/06/2019 recebo uma resposta do vendedor a informar que já tinha efetuado o pedido de devolução mas que o concessionário só o podia restituir após receberem o valor do carro da financeira… Mais uma vez, manifestei o meu agastamento com esta resposta, pois voltei a referir que o sinal foi pago ao concessionário e não à financeira (que eles próprios tinham indicado, sendo esta situação algo que tinha que ser resolvida entre estas duas entidades...
Dia 14/06/2019 voltei, novamente, a insistir para a devolução do sinal, alertando que iria formalizar uma queixa caso o valor não fosse restituído até dia 17/06/2019.
Em resposta ao meu email, no dia 15/06/2019, com alguma retórica o vendedor informa que eu já estava a beneficiar da viatura e que, em situações normais, só passado 15 dias dos contratos assinados e com o contrato conferido na financeira é que a viatura seria atribuída.
Com esta resposta, chego à conclusão de que o contrato que tive de aguardar a respetiva validação pela financeira (escolhida pelo concessionário) antes de assinado a dia 31/05 e com todas as minhas obrigações cumpridas, nesta altura, ainda não teriam sido suficientes!!!!
A 17/06/2019 recebo um email do vendedor informando que pediu o ponto de situação e que no dia seguinte me daria alguma informação mais precisa. Nenhuma informação foi prestada nos dias seguintes…
A 28/06/2019 voltei a insistir na devolução do valor do sinal, brincando com os tais 15 dias da validação do contrato que nunca mais passavam…
No mesmo dia a gestora de negócios do concessionário informa que solicitou o feedback de ambos os departamentos, quem trata das devoluções do sinal bem como da parte financeira.
Não sei como se processa o feedback destas instituições mas até hoje, dia 16/07/2019, não recebi qualquer comunicação nem o valor do sinal.

Sem mais demoras e dado à honorabilidade da instituição Santogal e das marcas automóvel que representam solicito a devolução de imediato do valor de 500€ que fora entregue como sinal a 16/05/2019.
Data de ocorrência: 16 de julho 2019
17 de julho 2019
Bom Dia,

Obrigada

17 de julho 2019
Bom Dia,

Após contacto com o concessionário, temos indicação que o assunto se encontra devidamente acompanhado por parte da concessão, tendo este entrado em contacto consigo via email de forma a esclarecer a situação.

Obrigada