Santogal S.G.P.S.
  • marketing@santogal.pt

Santogal - Carro com 2 meses e revisão de 180€

Patrícia Dias apresentou a reclamação
6 de fevereiro 2019

Adquiri uma viatura Ford Focus em 27 de novembro de 2018.
Esta Ford Focus completou 1 ano no mês de dezembro 2018.
A 8 de janeiro o carro deu indicação que devia mudar o óleo. Impossibilitada de me dirigir à Oficina Santogal durante o mês de janeiro apenas pude ir no dia 5 de fevereiro.
Ao deixar o carro perguntei qual a periodicidade de revisões e foi-me dito que de 20 em 20 mil Km ou anualmente. Sendo proprietária do carro há cerca de 2 meses (devo ter feito 3 mil km) referi que esta revisão deveria ficar a cargo da Santogal, pois não me foi indicado que seria necessária revisão tão cedo. Afinal tinha adquirido um semi-novo ao qual tinham feito todos os check ups da Ford.
Foi-me dito que a revisão periódica iria ficar a meu cargo pois sou a proprietária.
Não concordo com a decisão da Santogal, pois não fui eu que usufrui do carro durante 12 meses e também não fiz 20.000 km para que justifiquem a revisão prevista.
Assim sendo peço o reembolso do valor relativo à revisão feita no dia 5 de fevereiro na Santogal de 180€.
Nenhum consumidor se deve sentir enganado após a sua compra. Um carro é um objeto de grande investimento com um valor elevado e é um compromisso assumido entre cliente e marca, onde deve haver transparência. Não tenho obrigação de perceber de mecânica ou programação automóvel para que passados 2 meses da aquisição eu ter que “compreender” que é uma manutenção necessária. Com todo o check up feito com o intuito de me vender o carro, deveria ter sido feita também esta revisão.
Diz a Santogal “A nossa prioridade é a satisfação dos clientes.” Deviam colocar o que dizem em prática.

Data de ocorrência: 6 de fevereiro 2019
7 de fevereiro 2019
Boa Tarde

22 de março 2019
Boa Tarde,

Após contacto com o concessionário, tivemos indicação que quando foi efectuada a venda da viatura o cliente tinha conhecimento que a manutenção do veiculo não tinha sido efectuada

Assim no negocio do veiculo não foi incluído a manutenção do mesmo. Esta informação sempre foi do conhecimento de ambas as partes pelo que iremos dar por concluída esta reclamação.

25 de março 2019
A Santagol nunca referiu que o carro iria pedir revisão um mês após a compra.
Como consumidora sinto-me enganada pela Santogal. Se eu soubesse que a manutenção não estava feita teria tentado negociar, conforme fiz com o IUC.
Nunca tive indicação nenhuma de que a manutenção do carro não tinha sido efectuada, até porque indicaram-me que havia sido feito um check-up de 100 pontos no carro.
Conforme referi não fui eu que usufrui do carro durante 12 meses e também não fiz 20.000 km para ter de ser eu a revisão que a Santogal me cobrou.
Assim é fácil vender carros e no mês seguinte informar o cliente que manutenção tem o valor de 180€.
1 de abril 2019
Boa Tarde,

Temos indicação por parte do concessionário que a situação reportada já se encontra resolvida, pelo que iremos dar por concluída esta reclamação.

Patrícia Dias avaliou a marca
2 de abril 2019

A marca Santogal tem certamente problemas de comunicação entre quem me vendeu o carro e os restantes colaboradores e acredito que o que aconteceu comigo foi resultado disso. O Diretor Geral foi impecável na resolução do problema que considerou que seria realmente falha de comunicação.