Santogal S.G.P.S.

Santogal - Substituição de velas

Hugo Roque apresentou a reclamação
29 de novembro 2022
Bom dia.
Adquiri um Golf (matricula em anexo) usado na Santogal em Abril de 2022, com 54.000 kms, de 2016. A garantia foi de 18 meses.
Quando comecei a utilizar a viatura senti uns pequenos soluços na aceleração mas como o carro tem apenas 1000 cc julguei que fosse normal, que tivesse algo a ver com o sistema de combustão quando o turbo é accionado.
No dia 11 de Novembro o carro quase parou mas ainda foi possivel ir ate a oficina. Onde resido, na Ilha Terceira não há representante oficial da marca. Por isso dirigi-me a uma oficina TOPCAR (ver anexo), oficina MULTIMARCA.
Verificou-se que as velas estavam muito gastas. Tenho as fotos em anexo. O vendedor informou-me que o carro tem as revisões todas na Volkswagen e por isso esse historico esta convosco. Podem saber se as velas foram substituidas alguma vez.
Supostamente pelo que aconteceu quando conduzi a viatura nas primeiras vezes, ja se confirmava o problema das velas mas por ignorancia nao fui capaz de identificar.
O serviço foi feito e foi cobrado 120 euros.
O vosso serviço de garantia diz que não paga. Parece-me uma decisão inadmissivel.
Recordo que para o carro entrar numa oficina representante teria que ir de barco, 6 horas para a Ilha de S. Miguel. Ficaria sem o carro seguramente pelo menos 1 semana, para substituir velas?
Preciso que me comprovem que nos 100 pontos de inspeção, do qual faz parte a garantia, as velas foram substituidas.
Tambem vos recordo que existem 8 ilhas dos Açores SEM representante da vossa Marca e as vossas viaturas continuam a ser vendidas para estas ilhas. Da mesma forma como eu desconhecia esta tipo de problema imagino quanos clientes não estão na mesma situação que eu. Os vendedores tambem devem ser responsabilizados. Neste caso em particular houve varias conversas com o vendedor e duvidas houvessem o carro foi entregue pelo proprio vendedor no transitario (servico que faz o transporte da viatura via maritima).
Para culminar com o meu descontentamento, que aqui ja nada tem a ver convosco, tambem somos propritarios de uma Sharan...
Agradeço a vossa posição final sobre o assunto para saber como proceder a diante.
Cumprimentos.
913435553
Data de ocorrência: 11 de novembro 2022

Bom Dia,

Informamos que na nossa verificação dos 100 pontos/ verificação antes da entrega das viaturas aos clientes as peças consideradas de desgaste só são substituídas caso se justifique ou caso esteja com anomalias na sua função. Na viatura em causa não se justificou a substituição das velas.

Surgindo uma anomalia na viatura e conforme lhe foi comunicado pelo nosso vendedor deveria ter reportado à nossa linha de apoio, indicando também a sua localização. Deste modo iria ser indicado uma oficina mais perto da sua localização para verificação. Ao não ter sido feito este passo não houve oportunidade por parte da Santogal analisar o processo, pois o cliente aprovou e substituiu as peças por sua conta. Relembrando que as velas são consideradas peças de desgaste adicionando ao facto de a viatura ter sido vendida em Março e já realizou cerca de 12.000km, pelo que foi recusado qualquer comparticipação por parte da Santogal.

7 de dezembro 2022
Bom dia.

A resposta da Santogal revela pouca vontade para resolver o problema
Talvez não tenham entendido o seguinte:
1. No primeiro dia de uso notei em subida e em aceleração contínua que o carro tinha ligeiros soluços o que já demonstrava o problema nas velas. Isto não foi visto pela vossa oficina nem pelo vosso comercial que conduziu a viatura até ao ponto de recolha desde o Cacém até ao transitário em Vialonga durante 30 kms. É demasiado estranho. Por isso, tenho pelo menos a CERTEZA ABSOLUTA que a oficina não verificou o estado real das velas o que se traduz numa VIOLAÇÃO LEGAL CONTRATUAL e que deve ser PUNIDA em conformidade.
2. A ilha onde resido não tem representante oficial o que eu desconhecia totalmente. Eu não sabia, mas o vosso comercial sabia para onde o carro vinha. Temos mensagens trocadas que o demonstram e a morada do destinatário aquando da entrega do carro no transitário, também isso indica. O comercial tinha obrigação pelo menos moral, de alertar para essa situação porque com toda a certeza não tinha comprado o carro. Nestes cenários a garantia de 18 meses vale muito pouco e isso interessa muito a Santogal porque é óbvio que por avarias de valor mais reduzido mas que fazem a diferença no saldo bancário acabam por ser feitas numa oficina da ilha porque não faz sequer sentido alugar uma viatura aos valores de hoje. O valor da reparação fica depois mais em conta que o valor de alugar o carro. Até porque a ida e vinda de barco do carro para a ilha de São Miguel, onde há representante oficial demora no mínimo uma semana. É incomportável alugar um carro por esse período de tempo.
3. Quando coloquei o carro na oficina foi para perceber qual o problema da viatura. Mediante o valor do problema iria decidir se o carro seria consertado ao abrigo da garantia ou nao. Quando me informaram que se tratava de um arranjo no valor de 120 euros percebi que pagaria sempre MUITO MAIS mais para o transporte marítimo e aluguer de viatura. NAO ESQUECENDO QUE AINDA HÁ A HIPÓTESE DE ENVIAR O CARRO PARA S. MIGUEL E A OFICINA CONCLUIR QUE A GARANTIA NAO COBRE DETERMINADA REPARACAO MESMO QUE SE JULGUE QUE SIM.
Claro que durante esta decisão acreditei sempre que, numa analise a todo o contexto, a SANTOGAL iria cobrir o valor do arranjo, ate porque a oficina onde as velas foram substituídas é MULTIMARCA e é por isso ELEGIVEL para fazer as revisões automóveis sem corromper a garantia.
4. Fica assim entendido que existe um enormíssimo problema que eu e outros MILHARES de clientes Açoreanos da Volkswagen que não residem na Ilha de S Miguel, têm para conseguir usufruir da garantia de uma viatura Volkswagen, seja usada ou nova.
5. Pelo exposto, aguardo os vossos comentários

Cumprimentos.
7 de dezembro 2022
Bom Dia,

Conforme transmitido inicialmente, a Santogal tem uma rede de parceiros no qual a viatura poderia se dirigir caso tivesse ligado para a nossa linha de apoio InfoSantogal. Como não foi feito este procedimento e procedeu à reparação sem o nosso consentimento, lamentamos mas nada poderemos fazer.

Informamos que sempre que ocorrer um problema deverá ligar para a nossa linha de apoio - 808 202 204

9 de dezembro 2022
Boa Tarde,

Após contacto com o concessionário, temos indicação que irá ser contactado pelo seu vendedor, de forma a prestar todos os esclarecimentos e solucionar o problema apresentado. Pedimos-lhe que assim que for contactado encerre a reclamação.

Qualquer questão adicional estamos a dispor.

Muito Obrigada
Hugo Roque avaliou a marca
27 de dezembro 2022

Na análise das questões dos clientes as marcas baseiam-se em estereótipos criados internamente para haver uma forma imparcial de resolução. Mas esse hábito é perigoso e muitas vezes deve haver uma figura acessível, que represente a marca e com poder de decisão, para resolver questões que não se enquadram em estereótipos. Também se nota cada vez mais que é necessário chegar quase a uma teimosia para que alguém nos ouça, porque também não existe a tal figura que pode pensar e tomar decisões. Neste caso deu frutos e o problema foi resolvido.