53.5

Santomar - Mau serviço prestado na oficina

Vítor Manuel Ferreira Fernandes
Vítor Fernandes apresentou a reclamação
13 de maio 2014

Sou proprietário de uma Honda vfr 1200 de 2010, desde a aquisição, realizei sempre assistência na Santomar - Carnaxide, Rua do Proletariado 17 - B, Portela de Carnaxide. Em final de 2012, quando verifiquei que uma peça metálica circular que serve para dar informação ao sistema ABS, estava com corrosão, dirigi-me à Santomar (a moto tinha 3 anos de garantia Honda) e solicitei a substituição, o que veio a acontecer algum tempo depois. Tudo teria corrido dentro da normalidade, não fosse surpreendido uns dias depois quando circulava numa rotunda, com um forte abanão vindo da roda traseira, de imediato encostei à berma, não sem antes sofrer outro calafrio. Resultado, roda desapertada. Fiquei transtornado, pedi auxílio para apertar a roda e desloquei-me à oficina, que na pessoa do Eng. responsável e do próprio mecânico, lamentaram o sucedido. Por mim tudo resolvido, desde que não volte a acontecer...
Em final de 2013 Voltei para montar um novo pneu à frente. Quando fui levantar a moto, o "sabão" utilizado na montagem do mesmo cobria a jante e parte do pneu. Desiludido pensei, muito trabalho, não tiveram tempo para lavar ao menos a roda em que estiveram a trabalhar. Dias depois fui como habitualmente buscar o meu filho à escola, quando chegava a casa a roda da frente bloqueou, não provocando a queda, porque havia reduzido a marcha para voltar à esquerda. Sem que me apercebesse o travão da frente terá ficado preso, friccionando de tal modo o disco do lado direito, que o mesmo ficou em vários tons de azul. Depois de para a moto a roda da frente simplesmente não rodava, pelo que chamei assistência e a moto foi para a Santomar. Durante vários dias fiquei privado da minha moto, sendo-me facultado uma pcx 125, contudo o pior foi quando me entregaram a moto exigi que me fosse esclarecido o motivo daquela avaria, bem como se estava ligada a problema de montagem da roda da frente, a qual havia sido mexida para substituição do pneu. Resposta: “A moto esteve em testes, foi trocado o óleo dos travões, foram colocadas bombas de travão de outra moto, foram retiradas colocadas as anteriores e não voltou a bloquear… não conseguimos saber o que se passou… não lhe posso garantir que não volta a acontecer, a moto actualmente não apresenta avarias. Insatisfeito questionei se haviam substituído o disco do lado direito, afinal havia sido submetido a temperaturas que poderiam ter alterado as suas propriedades, ao que o recepcionista me informou de que não pois o disco estava bom. Em face do exposto dirigi-me à mota para ver o estado do mesmo, tendo verificado que o mesmo havia sido lixado e efectivamente já não apresentava os referidos tons de azul. Ainda agachado ao lado da moto verifiquei também que as mangas que ligam a suspensão e as bombas de travão da moto (de cor preta) apresentavam um brilho metálico em alguns sítios, por ter desaparecido a tinta. Conclusão no processo de desmontagem terá sido usada alavanca que danificou a pintura nas referidas mangas (apoios), identificada mais uma falta de profissionalismo, também esta sem solução de reparação por parte da Santomar. Nesta altura pensei, vou mudar de oficina, mas reflecti com mais calma e decidi não vale a pena, já não me pode acontecer mais nada. Estava enganado, quando me desloquei à Santomar para realizar a revisão dos 24.000 kms, no momento em que me entregaram a chave da mota, verifiquei que a mesma estava bastante torta, havia sido forçada em fechadura, presumivelmente do banco e ficou danificada. Resposta: Como é que o senhor prova que a chave não vinha já assim? Fiquei estupefacto, mas pensei, tem razão não tenho maneira de o fazer, contudo ainda retorqui “sei que a chave estava em condições, porque eu próprio havia danificado uma chave do mesmo modo e por isso havia substituído pela suplente recentemente, redobrando os cuidados na sua utilização para evitar danos.
Decididamente não ia voltar à Santomar, mas como o banco da VFR, que havia sido substituído em Fevereiro de 2013 voltou a estalar no mesmo sítio decidi passar por lá e efectuar a reclamação. Alguns dias depois fui informado pela Santomar de que suportaria apenas metade do valor, cerca de 200,00 Euros. Reclamei directamente para a Honda como havia já feito noutras situações, sem sucesso. Quando me substituíram o banco em 2013, na oficina informaram-me que não havia problema pois aparentemente não era situação única, devia-se à rigidez do material que cobria o banco, tanto que haviam alterado o referido material nos modelos dos anos seguintes. Um ano despois o banco voltou a danificar-se no mesmo local, contudo este defeito deixou de o ser, ainda que não tenha sido resolvido. Aparentemente terei de comprar um banco todos os anos para a moto, e isto porque tenho garagem, não fosse o caso certamente seriam dois por ano.
Através desta reclamação pretendo dar a conhecer o tipo de profissionalismo existente no referido representante Honda, bem com da passividade com que a Honda Portugal trata assuntos desta natureza.
Cumprimentos

Data de ocorrência: 13 de maio 2014