Sapo
Sapo Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Performance da Marca
90.9
/100
Excelente
Excelente
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
100%
Média das Avaliações
60,3%
Taxa de Retenção de Clientes
68,4%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Altice Portugal
  • 16209
  • Rua Andrade Corvo, 6
    1050-009 Lisboa

Sapo - Noticia poligrafo

Resolvida
1/10
Jorge Lourenço
Jorge Lourenço apresentou a reclamação
10 de agosto 2023
Venho por este meio apresentar o meu repudio pelo tipo de jornalismo feito numa noticia Poligrafo noticiado por vós a 03/08/2023 relativamente a publicação de um internauta.

Ora na mesma noticia a pessoa em causa publica uma foto com o preço dos combustíveis em Espanha aquela data, alegando que os valores praticados em Portugal seria o resultado do Socialismo. Após ler atentamente, a vossa avaliação da publicação é falsa e manipuladora da verdade, com a questão colocada por vós "Mas será que os combustíveis são assim tão mais caros em Portugal do que em Espanha?".
Começam por apresentar os valores referencia para o litro de combustível publicado pelas agências de referência e de seguida esses mesmos valores publicados no ultimo boletim da ERSE para o preço médio dos mesmos.
Após apresentados os valores, informam que o valor médio por litro no segundo trimestre é inferior ao espanhol, ainda que por cá exista uma carga fiscal maior, e daí serem mais caros. Num truque de magia a vossa conclusão é "Sem impostos, Portugal ocupa a 11.ª posição dos países com preços mais baixos".

É vergonhoso que este tipo de jornalismo seja feito, o consumidor final não compra o combustível sem impostos, independentemente da linha de pensamento que possam apresentar. Independentemente dos valores médios, os valores do combustível nos postos de abastecimento são produto do mercado livre que se pratica em Portugal, onde dois postos na mesma rua podem apresentar diferenças de 0.10€/L..
E sem apresentar qualquer argumento para o facto da foto poder ser ou não a foto manipulada, ou não ter sido fotografada na data da publicação, não existe nada que diga que os valores apresentado não sejam reais. E se o são, são substancialmente inferiores aos preços finais praticados em Portugal naquela data.

Esta noticia é não só uma tentativa grosseira de manipular os factos sobe a alçada de um nome (Poligrafo) que já foi de jornalismo idóneo e apolítico, o que já deixou de se verificar á muito tempo, como de limpar a imagem negativa que a publicação tenta passar do Socialismo em Portugal. Não só é lamentar o jornalismo feito pela Sra. em questão como quem autorizou a publicação da mesa.
Data de ocorrência: 3 de agosto 2023
Sapo
10 de agosto 2023
Olá Jorge Lourenço,

Registámos o seu pedido com o nº 97365323, no dia 2023-08-10.

Vamos analisar a situação que nos apresentou e em breve voltaremos a contactá-lo.

SAPO
https://www.sapo.pt/
Sapo
21 de agosto 2023
Olá Jorge Lourenço,

Em resposta ao seu pedido com o nº 97365323, verificamos que o mesmo foi devidamente analisado e respondido pelos serviços Sapo.

Para mais informações, estamos sempre disponíveis pelo 16 200 e em sapo.pt.


SAPO
https://www.sapo.pt/
Jorge Lourenço
Jorge Lourenço avaliou a marca
11 de setembro 2023

Não foi dada qualquer resposta, tendo sido dada como resolvida, não havendo qualquer alteração quer a notícia ou nenhuma ratificação.

Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.