Venda de Bicicletas e Acessórios

Agente : Galácio bike/Portugal
Dados cliente Final : Sr. Paulo Magalhães
Dados do equipamento: Bic. Scott Scale 900 RC 2014
Nº Série: STM13A10L13020040
Descrição problema/pedido de serviço : Escora inferior Esqª partida.
Em 24 de Março 2016, numa loja e oficina de bicicletas (Street Bikes) em Chaves/Portugal ao fazer a manutenção da minha bicicleta Scott Scale RC 2014, verifiquei que tinha a escora inferior direita da bicicleta estalada/partida.
Sou o único utilizador da bicicleta, e não tive qualquer queda/acidente com a mesma ou batido com a escora danificada em algum sítio.
Telefonei de imediato ao agente Scott de Évora “Galacio Bike”, onde comprei a bicicleta, com vista a poder accionar a garantia do quadro. O referido agente disse-me para fazer algumas fotos da bicicleta (zona danificada, fotos gerais da bicicleta e foto do nº de serie do quadro). Enviei de seguida as fotos por e-mail para o agente “Galacio Bike”. Por sua vez ele entrou em contacto com o importador da Scott Portugal (Stand Jasma) enviando também as referidas fotos.
Em 9 de Abril 2016, o agente “Galacio Bike”, após telefonema meu, enviou-me por e-mail o relatório feito pelo Stand Jasma, tendo por base as fotos enviadas.
Após ter analisado o relatório do Stand Jasma ocorre-me dizer o seguinte:
• 1. O relatório Stand Jasma baseou-se unicamente na observação de fotos tiradas por telemóvel. Não foi efectuada uma análise/verificação técnica ou laboratorial do quadro, aprofundada e pormenorizada com equipamento técnico adequado e por técnicos especializados neste tipo de material (carbono), que permitisse uma fundamentação adequada quanto à decisão de accionamento da garantia. Por esse facto, não apresenta uma análise com fundamentos credíveis e de rigor técnico. Logo, os comentários, análise e conclusões referidos no relatório carecem de total veracidade quanto à origem dos danos no quadro, pelo facto de que não ouve nenhum acidente ou queda com a bicicleta, nenhum esmagamento da escora danificada que pudesse originar os danos (escora partida), como referido no relatório;
• 2. A razão apontada como causa dos danos: riscos ligeiros e superficiais na parte exterior da pintura da escora danificada, observados nas fotos não é valida. Só uma análise pericial/técnica do quadro dará para perceber a sua dimensão (dos riscos), profundidade e possível impacto na resistência da escora. Para além disso, este tipo de riscos encontram-se noutras zonas do quadro, como resultado da utilização normal da bicicleta em todo o terreno (BTT);
• 3. Resumindo, não concordo e não aceito a validade do relatório técnico apresentado pelo Stand Jasma. Pelo atrás referido, fico com serias dúvidas quanto à competência técnica e profissional dos técnicos do Stand Jasma que avaliam as garantias das bicicletas Scott em Portugal.

Em 11 Abril 2016, dirigi-me com quadro da bicicleta ao representante Scott de Barcelos "Bike Zone", para que pudessem observar e verificar presencialmente o mesmo. Confirmaram a minha opinião, de que os riscos junto da escora partida nada tem a ver com a origem da mesma ter rachado, que os mesmos são iguais a outros existentes em várias zonas do quadro. Referiram também que pela análise das fotos, que também mostrei, não da para avaliar o tipo de danos nem a causa dos mesmos.
Apos telefonar para o Stand Jasma, estes referiram que da parte deles não tinham alterações ao comunicado no relatório e que reclama-se diretamente para a Scott Sports, suíça (sede internacional da marca).
Como cliente Scott, (tenho duas bicicletas Scott, uma btt, Scale RC 29 de 2014 e uma de estrada, Foil 10 de 2013), neste momento sinto-me bastante defraudado pela confiança que depositei na marca e na forma (ligeireza, falta de sensibilidade, rigor e profissionalismo) como estou a ser tratado pelo representante em Portugal, Stand Jasma, na resolução deste problema.

Agradeço e fico a guardar uma resposta vossa na resolução deste problema

Paulo Magalhães

Data de ocorrência: 4 de maio 2016
Ver perfil de
8 de agosto 2016

Gostaria de saber qual foi o desfecho desta situação. Houve novidades?

Francisco

Boas, não tive qualquer resposta por parte do importador, standjasma, ou por parte da loja que vendeu a bike, galaciobike. Entretanto já mandei arranjar o quadro, suportando os custos. Cheguei a contactar a scott sports (suissa ), que me remeteram novamente para o importador em Portugal.. Tb as reclamações que fiz junto de entidades proprias para o efeito, portal da queixa e defesa do consumidor, estes organismos não conseguiram qualquer resposta por parte da marca scott.. Uma coisa é garantida: scott nunca mais!