54.2

Scutvias - Cobrança de portagens

Antonio Jose da Silva Bernardino
Antonio Bernardino apresentou a reclamação
28 de setembro 2015

Cobrança de portagens, sempre nos foi informado que a entrada na auto estrada A23 e saida na saida seguinte não dava lugar a cobrança de portagem. foi nos cobrado
FT BI1212015/000450446

Agradecia também extrato das passagens que deram lugar a cobrança de portagens
referente a fatura da reclamação e a fatura IP 1212015/000269609 para analise de valor cobrado.

Data de ocorrência: 28 de setembro 2015
Scutvias
8 de outubro 2015
Exmos. Senhores,

Acusamos a receção do email abaixo, o qual mereceu a nossa melhor atenção, ao qual passamos a responder.

Antecipadamente, esclarecemos que o mesmo foi dirigido à SCUTVIAS – Autoestradas da Beira Interior, S.A., responsável pela Assistência e Manutenção da A23, sendo a PORTVIAS – Portagem de Vias, S.A., responsável pela cobrança de portagens na Autoestrada A23 e neste âmbito, a entidade habilitada para prestar as informações solicitadas.

Informamos também que a nossa empresa Portvias – Portagem de Vias S.A., opera apenas na Autoestrada A23, Autoestrada da Beira Interior (BI), sendo que esta faz a ligação entre Torres Novas à Guarda e vice-versa.

Relativamente ao seu teor, informamos que entende-se por «Viagem», “o percurso realizado num conjunto de um ou mais sublanços das autoestradas com um ou mais pórticos instalados, a que correspondam taxas de portagem real que o sistema de cobrança existente possa identificar, de uma forma coerente e integrada, por uma determinada viatura entre a sua entrada e a sua saída das autoestradas uma viagem completa”, isto é, desde a entrada até à saída.

Desta forma, registamos a sua apreciação, no entanto, não existe fundamentação para dar sequência ao solicitado, pelo que damos por concluído o processo.

Ainda sobre o exposto, e dando seguimento à pretensão do Exmo Senhor António José da Silva Bernardino, sugerimos que se dirija à EC – Entidade de Cobrança CTT, sobre a qual recaí a gestão de pagamentos em período de pós-pagamento, para que possa obter comprovativo detalhado dos pagamento efetuados juntos à mesma, através da seguinte coordenada:

CTT - Correios de Portugal, S.A.:

• E-mail – portagens@ctt.pt

Por último, sugerimos que, junto da entidade CTT, antes de efetuar o respetivo pagamento, solicite a respetiva fatura detalhada do mesmo, mediante prova do Certificado de Matrícula do veículo.

Sugerimos acederem ao nosso sítio da internet www.portvias.pt, no qual encontrarão um conjunto de respostas a questões colocadas por Utentes, com eventual interesse.

Apoio ao Utente
Apartado : 5016 EC Sete Rios, 1081-601 Lisboa