54.2

Scutvias - Escoamento insuficiente no pavimento provoca acidente

Sérgio Manuel Alves Moreira
Sérgio Moreira apresentou a reclamação
14 de novembro 2013

O caso remota no final de Outubro de 2013, quando eu fazia uma viagem na auto-estrada A23 entre Fundão e Castelo Branco (A23 ao Km143.7-N/S saída da para a Soalheira ). Estava um dia chuvoso, quando e sem qualquer aviso apanhei um lençol de água entrado em aquaplaning, logo a seguir ao pórtico da Scutvias. Felizmente, não tive qualquer tipo de ferimento, mas infelizmente o meu carro, foi embater nos raids de segurança ficando o carro destruído na parte frontal e parcialmente danificado na parte traseira do veiculo. Depois do acidente informei a minha seguradora do acidente e aos meus familiares do acontecimento, retirei os destroços do meu carro que se encontrava no meio da via, de modo a não provocar nenhum acidente, passado 20-30min aparece a assistência em Viagens da Scutvias e assim também apareceu a Brigada de Transito, que as primeiras palavras que me comunicou, foi a dizer que ia em excesso de velocidade sem tendo argumentos verdadeiros do que aconteceu. Mas seria bom perguntar se estava bem! Enquanto faziam a peritagem do acidente, pediram os documentos e estava tudo legal e enquanto falava com os agentes, reparei que ainda havia vestígios de lençóis de água que ali se acumulavam, a estrada era numa descida plana sem qualquer tipo de escoamento e informei o responsável que estava de serviço da Scutvias que ali ainda havia vestígios de água e disse-me que tinha de ter uns milímetros para acumular haver lençóis de água, e eu ai não disse nada por falta de conhecimento da minha parte! Entretanto fiz o teste do álcool acusando 0% de álcool, e por curiosidades, não sei se é mesmo verdade, será que a Brigada de Transito deve informar o condutor que tem de pagar os raids? O Agente da Brigada disse-me que tinha de informar a seguradora para pagar os raids! E eu respondi "E A MIM QUEM ME PAGA O CARRO?" e o agente olhou para mim e não disse nada! Por fim o carro foi retirado pelo reboque e aqui fica a minha reclamação: Não sendo eu o culpado pelo acidente, vou ter de pagar pelos raids e pergunto quem me vai pagar a reparação do meu carro que se encontra parado? Ando a pagar um serviço para circular em segurança e não ando a pagar para apanhar lençóis de água!!! Quero uma solução justa para esta reclamação!

Data de ocorrência: 14 de novembro 2013
Scutvias
25 de novembro 2013
N/REFª. DEX/O.965/01550

Exmos. Senhores,

Reportamo-nos ao correio eletrónico infra enviado por V. Exa. com a referência n.º 523913, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente ao seu teor e após inquérito da incidência somos a informar que, sendo certo ser da atribuição das Concessionárias, por força dos Contratos de Concessão celebrados com o Estado, assegurar a circulação na autoestrada, tal não constitui, por si só, razão válida e suficiente para que a responsabilidade por toda e qualquer perturbação na circulação rodoviária seja imputada, desde logo à Concessionária.

Relativamente ao incidente em questão, podemos assegurar a V. Exa., que foram efetuados os patrulhamentos permanentes e regulares, pelo pessoal da Assistência desta Concessionária, quer pelas autoridades em serviço na nossa rede, não tendo sido detetada qualquer anomalia, naquele período, que pudesse afetar a normal segurança na circulação.

Recordamos que segundo o Código da Estrada “o condutor deve regular a velocidade de modo que, atendendo às características e estado da via e do veículo, à carga transportada, às condições meteorológicas ou ambientais, à intensidade do trânsito e a quaisquer outras circunstâncias relevantes, possa, em condições de segurança, executar as manobras cuja necessidade seja de prever e, especialmente, fazer parar o veículo no espaço livre visível à sua frente”.

Assim sendo e sem prejuízo de lamentarmos o sucedido e as consequências, cumpre-nos comunicar a V. Exa., que, à luz do acima exposto, esta Concessionária não pode assumir qualquer responsabilidade pela referida ocorrência.

Com consideração e estima, apresentamos os melhores cumprimentos,

Joana Cabral
Diretora de Exploração
Sérgio Moreira
9 de janeiro 2014
Infelizmente, é este o nosso Portugal que temos! Se fosse no estrangeiro, assumiam a responsabilidade! Mas como sou um peixe pequeno num aquário cheio de tubarões, mais vale calar e dar como culpado de uma autoestrada sem condições para circular.
É mais uma razão para deixar de pagar portagens e circular nas nacionais!

Existe um caso semelhante que apareceu num jornal local:
Fonte: * PROIBIDO *://www.multas.pt/direito-a-indemnizacao-em-acidentes-em-auto-estradas-e-estradas-nacionais/

Agradeço que tenham a mão na consciência e que resolvam o problema de escoamento, pois eu tive esse acidente e saí com o meu pé, outros podem não ter essa sorte!

Obrigado!

Obrigado pela sua opinião, mas a Scutvias e seguradoras trabalham em conjunto!