16.1

SEF - Cartão de residência extraviado

Ana Clara da Silva
Ana Silva apresentou a reclamação
29 de setembro 2020
Em Novembro de 2019 pedi a renovação do meu título de residência, sendo que obtive agendamento no meio da Pandemia (abril) o que interferiu com a minha vida, e já vivo em portugal há 19 anos, e que logo após a abertura dos serviços (junho) pedi ajuda para efectuar o meu pedido de renovação online, o que fiz!
Tudo correu bem até chegar o final de agosto e não ter recebido nenhuma carta do SEF, apesar do SEF ter no site a informação de envio do novo cartão assim como os CTT também me informarem que efectuaram a entrega, mas na verdade é que não recebi o novo cartão de residência!
Assim sendo, e dada a urgência, face ao facto de já ter reclamado junto aos CTT e não ter obtido qualquer informação, optei por requerer que lhe fosse enviada uma 2.ª via, uma vez preciso do cartão para poder trabalhar.
Após contacto com os Serviços online, deram-me a informação que só para FEVEREIRO é que o Sr. poderia ter um agendamento no SEF de Leiria, o que é uma autêntica vergonha uma vez que se para a renovação é tudo feito online, para obter a 2.ª Via desse documento que foi extraviado tem de esperar 5 MESES quando nada foi minha culpa?
Não haverá opção de ser emitida essa segunda via e ir buscá-la aos serviços do SEF mais proximos ou qualquer outro lado?
Estamos num estado europeu em que a demora e a burocracia não podem entravar a vida dos cidadãos!
Obrigado
Data de ocorrência: 29 de setembro 2020