15.9

SEF - Descaso

Amanda Ivo
Amanda Ivo apresentou a reclamação
13 de novembro 2019
Entrei com o processo de pedido de residência como estudante dia 24/10/2018, sendo que cheguei em Fevereiro 2018, porem fui remarcada por falta do sistema do SEF por 2 vezes. Desde então não tive resposta nenhuma, fui então em maio pedir orientação e um posicionamento no Cnaim do Porto, que enviaram um e-mail diretamente ao SEF repassando a minha situação. Depois de um mês aproximandamente responderam-me a dizer que tinha falta de documentos, no qual respondi prontamente. Continuei sem resposta, então em Agosto fui diretamente ao SEF na Rua: Barão de Forrester - Porto, onde não fui atendida, mas informada que teria que aguardar a resposta do SEF.
Ontem, dia 12/11/2019 fui novamente ao Cnaim para solicitar auxilio ou algum tipo de posicionamento em relação ao meu processo, pois já passou mais de um ano e continuo a tentar resolver essa questão.
Fui informada que não posso dar entrada ou qualquer outro tipo de pedido de residência pela primeira atendente que me passou um e-mail e disse que eu mesma teria que continuar a tentar contato com o SEF e que me direcionou para outro atendente que estava nitidamente com urgência para ir almoçar e disse-me que a colega estava enganada e eu teria que entrar com pedido de residência por já estar a trabalhar, me encaminhou a voltar com a primeira colega e pedir senha para dar entrada no novo processo, porém ela já tinha saído para almoçar e eu sinceramente cansada de ser informada cada ocasião de uma forma, fui embora, pois sabia que iriam continuar a me empurrar e nada seria resolvido.
Enviei um novo e-mail para onde a atendente me informou. E o que eu peço encarecidamente é uma posição do SEF para que eu saiba como prosseguir daqui em diante, se foi o pedido negado, mesmo com todo valor investido financeiramente por mim desde o Brasil, ok. Pelo menos sei que posso avançar de outra forma. Mas preciso de uma posição para ao ter problemas futuros, já que claramente esse setor está "perdido" e eu posso ter complicações por ter muitas informações mas nenhuma aparentemente correta.

Fico no aguardo de um posicionamento para poder avançar, pois cheguei ao país legalmente com todo processo de visto regular e estou nessa situação lamentável.

Data de ocorrência: 13 de novembro 2019