15.9

SEF - Deslocação ao sef

Maria Duarte
Maria Duarte apresentou a reclamação
25 de novembro 2018

É impressionante como trabalha o SEF. Tenta-se uma informação via telefone dá-nos logo a mensagem para enviar e-mail, manda-se e-mail, e estou à mais de 15 dias à espera de uma resposta. Desloco-me à delegação ao Porto, na Av de França, chego às 9h30, já não há senhas para o SEF. Cá fora há dezenas de pessoas à espera, lá dentro sem condições, e com um ar inrrespirável, a sala está repleta, porque infelizmente, junto funcionam também os serviços da segurança social (pelo menos esses eu vi ). A repartição encerra das 13 às 14 h período de almoço e depois fecha as portas às 15 h.
Porquê? Será que não há horário alternativo que possa manter a repartição aberta à hora de almoço? Ou então arranjem outras alternativas, como, por exemplo deixarmos de ser um dos países mais burocráticos, e assim se resolveriam muitos assuntos mais rápidos. Agora dá maneira que está, é papel para aqui, para ali, agora vai-se lá, mas falta um papel porque o funcionário não disse, vamos simplificar, mas não como o tal a que vocês chamam simples, e eu chamo complex, porque não simplifica nada senão vejamos: um cidadão com cartão de residente, para tirar o cartão de cidadão, precisa de dar entrada com os papéis no SEF, que envia o processo para o Registo Central dos Notários, este por sua vez depois de analisado, envia novamente ao SEF, que notifica o cidadão estrangeiro de que o processo foi deferido ou indeferido é assim se pode ou não tirar o Cartão de Cidadão. E enquanto isso, o cidadão, que até pode não ter dinheiro, paga ao SEF, paga aos Registos Centrais e depois paga o Cartão de Cidadão. Arre.....só aqui. No Brasil quando chegamos com um visto, vamos à polícia federal, dão-nos um cartão de identidade como estrangeiro na hora, para renovarmos o visto fazemos a mesma coisa, polícia federal, é novo cartão....e dizem que Portugal é mais evoluído

Data de ocorrência: 25 de novembro 2018
Maria Duarte
Maria Duarte avaliou a marca
27 de dezembro 2020

Enfim, depende do dia da Hora e do funcionário que atender. De qualquer maneira, esteja prevenido com uma garrafa de água e com qualquer coisa para ler. O tempo de espera nas delegações é enorme.

Ver perfil de
25 de novembro 2018

Não dá para entender como alguém abandona o seu país natal de livre e espontânea vontade e ainda faz uma viagem de cerca de 8 horas até outro continente para ir viver para um país não evoluído...
Nesta caso queixa-se do quê? Da sua decisão infeliz? Porque não ficou a viver no país super civilizado e cheio de futuro como o Brasil?