15.9

SEF - Visto de estudante art 91

Camila Pereira
Camila Pereira apresentou a reclamação
4 de setembro 2019

Resolvi vir a Portugal terminar meus estudos por questões linguísticas e afinidade com o país.
O site da faculdade me apresentou mil possibilidades, de alojamento a qualidade de ensino. Só mentiram sobre o alojamento, já que não há vagas para estudantes internacionais.
No mais, todo o resto foi bem confuso a começar pela emissão do visto. Foram diversos comprovantes e apostilamentos e traduções. Todos emolumentos pagos.
Até tudo bem. Estou a tirar um visto de residencia. Não é o primeiro que eu tiro já reside em outros países da união.
Mas chegando aqui junto ao meu marido (cidadão da União) nos deparamos com uma serie de burocracias sem logica e nenhum apoio/orientação.

Primeiro tudo em Portugal se exige o NIF.
No entanto, eu na condição de estudante com o visto (nem um pouco fácil de obter) não tenho qualquer suporte, pois preciso de um REPRESENTANTE FISCAL PORTUGUÊS para a emissão.
Ora, sem esse numero não posso obter contrato de aluguel, não posso abrir conta em território Português. Na verdade não posso nem se quer fazer uma compra on line.
E para obter o titulo eu preciso comprovar residencia e extrato bancário. Qual é a logica de se exigir algo que vocês sabem que não é nenhum pouco pratico de se obter? A lei de vocês é ilógica, parece que não se comunica.

Com ajuda de um grupo on line consegui um representante. Mas repito, não deveria ser assim. E vocês sabem que não deveria ser assim.

O SEF exige dezenas de documentos para nos deixar entrar e quando chego aqui percebo que seria mais fácil e menos burocrático entrar como turista. Não há suporte. Não há facilidade em absolutamente nada com o visto. É só uma estampa cara no passaporte. A dor de cabeça é a mesma. O tratamento é o mesmo que centenas de imigrante que chegam cá como turista.
O segundo ponto é questão do titulo de residencia. Sem ele eu não existo nesse país. Parece que eu sou um peso avulso injetando dinheiro do meu marido na economia de vocês. É completamento ilógico vocês fazerem isso com estudantes ou qualquer outra pessoa que imigra nos termos das leis para o seu país. É completamente indigno a maneira que vocês deixam seus imigrantes. A merce de qualquer golpe. Pois nada funciona sem pagamentos por fora. Do arredamento ao pedido de NIF. Sem contar nos consultores e assessores que cobram por informações que vocês dizem fornecer. Mas ao ligar nos números indicados não consigo contato.
Falta transparência, falta suporte.
O SEF tem conhecimento disso, basta um dia nesse país para perceber isso.

Data de ocorrência: 4 de setembro 2019