15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Enviaram-me a senha por carta em vez de por email como eu tinha pedido

Hiroyuki Takeda
Hiroyuki Takeda apresentou a reclamação
8 de fevereiro 2019

Sou trabalhador independente e tinha que declarar os rendimentos até fim de janeiro. Liguei para a segurança social e disseram-me que tinha que atualizar os dados na segurança social, então marquei para ser atendido no dia 23 de janeiro na segurança social da Amadora. No balcão da Amadora não conseguiram atualizar nem dar-me senha da segurança social direta. Entreguei a cópia do meu documento de identificação e pedi com urgência que atualizassem os dados. A senhora que me atendeu disse que isto ia demorar e que ia receber uma carta. Eu disse que tinha só 1 semana para declarar, que tinha urgência e eu pedi mandar a senha da segurança social direta por email. No dia 31 de janeiro pedi a senha online para a segurança social direta, mas como os meus dados ainda não estavam atualizados só apareceu a opção de enviar a senha por carta, não apareceu a possibilidade de enviar por email ou por telefone. Assim, não pude declarar os rendimentos dentro do prazo. Só recebi a carta com o código de verificação para gerar a senha no dia 7 de fevereiro. Entretanto fui à segurança social, à tesouraria e disseram-me que ia pagar 20 euros porque não tinha nada declarado. Tentei declarar os rendimentos online mas não consegui, não é possível. Agora vou pagar uma coima por não ter declarado os rendimentos? Como posso declarar os rendimentos? Eu queria declarar, não consegui faze-lo. Eu tentei resolver dentro do prazo, fui à segurança social no dia 23 e agora eu é que pago, acho injusto.

Data de ocorrência: 8 de fevereiro 2019