15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Incompetência / falta de resposta / falta de pagamento

Edgar da Silva Sacadura Costa
Edgar Costa apresentou a reclamação
3 de setembro 2018

- No inicio do processo de insolvência da empresa onde trabalhava, entreguei o meu IBAN no balcão da segurança social de Alcobaça

- Dia 20 de Julho, através do site da Segurança social direta, vi que não alteraram o IBAN conforme pedido, contactei de imediato o apoio telefónico onde me pediram para trocar o IBAN diretamente no site. Nesse mesmo dia a alteração foi feita e confirmada por telefone.

- Dia 23 de Julho não recebi o valor por consequência dessa falha por parte da segurança social, mas fiquei confiante e descansado, pois iria receber no mês seguinte, tendo sido o problema resolvido.

- Dia 6 de Agosto enviei um e-mail para confirmar que o pagamento iria ser feito durante o mês de agosto

- Dia 7 de Agosto recebi um e-mail de resposta do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, IP com o seguinte texto: "Boa tarde O pagamento foi reemitido hoje. Cumprimentos. NM" Com base nisto fiquei descansado pois os pagamentos são lançados entre dis 8 e 10 e feitos dis 23

- Dia 16 de Agosto, voltei a contactar a linha de apoio, (já co medo) para confirmar pagamento, com receio de falhar novamente aos meus compromissos, ao qual me dizem que o mesmo não está em sistema! e para mandar novamente e-mail! Enviei dois e-mails nesse mesmo dia, sem resposta...

- Dia 17 de Agosto enviei novo e-mail, sem resposta

- Dia 21 enviei novo e-mail, sem resposta

- Dia 22 enviei novo e-mail, sem resposta

- Dia 23 não recebi o valor em questão... sem justificação e sem resposta, e novamente por incompetência dos serviços sociais. Enviei novos emails..., sem resposta por parte do instituto responsável, fiz queixa à direção geral da Seg. Social que respondeu a informar que o assunto tinha sido reenviado para a Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, IP Teresa Fernandes...

- Dia 29, novo e-mail e continuo sem resposta.

- Dia 3 de Setembro, novo e-mail...

Pergunto-me o que raio é isto? A Segurança social foi incompetente ao não trocar o iban, incompetente ao não ter lançado o pagamento (conforme tinha dito) e incompetente ao não responder... Este dinheiro foi ganho com o meu trabalho, já esperei vários meses para o receber e agora que já devia ter recebido já estou no terceiro mês de espera!

O Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social não tem balcão, nem contactos telefónicos, apenas respondem a e-mails e cartas. Que vergonha deixar um cidadão às escuras por incompetência !!!! Toda esta situação está a causar danos de grande impacto a nível pessoal, financeiro e psicológico e a falta de resposta só está a piorar.

Alguém tenha vergonha e me dê alguma resposta, este problema é de tão fácil solucionamento que não percebo a falta de resposta!

Data de ocorrência: 3 de setembro 2018
Edgar da Silva Sacadura Costa
Edgar Costa avaliou a marca
13 de setembro 2018

Ficou resolvido, mas não pelo profissionalismo da entidade. Nem cheguei a obter qualquer tipo de resposta durante o processo. A única conclusão que posso tirar desta entidade é que quem recebe os e-mails não deve ter capacidade para ler mais do que uma frase seguida e não deve conseguir compreender as mais simples situações. Uma vergonha para o país e um insulto para os cidadãos