15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Proposta que não satisfaz os interesses das crianças

Brito
Brito apresentou a reclamação
24 de outubro 2018

Exm(a)s. Sr(a)s.,
Sendo muito breve, no seguimento de um Processo de Promoção e Proteção na pessoa do pai, cujos protegidos são o P. (10 anos) e M. (7 anos, faz 8 no próximo sábado), que vivem comigo desde 2015, a EMAT de Sintra propõe ao Tribunal (conforme despacho do Tribunal de Familia e Menores de Sintra, que refere que "no dia 27 as crianças façam uma refeição com cada um dos pais, nos termos propostos pela EMAT" ) que no próximo fim de semana, que pertence ao pai, devido à falta de acordo dos progenitores, as crianças sejam entregues na estação de Sintra no dia 26, sexta feira, pelas 19h e sejam recolhidas no dia 27 pelas 15h30 em Sintra, na estação da CP. Isto depois de eu já ter informado a Senhora da EMAT que conduz este processo, da realização de uma pequena festa de aniversário, no dia 27, e que disponibilizaria a entrega das crianças na casa destas, após a referida festa, pelas 17h! Além disso, a mãe das crianças na última visita, segundo as crianças não demonstrou vontade de as vir buscar, como aliás já vem sendo prática corrente nos aniversários passados. Acho tudo isto um abuso, começando pela interpretação do despacho da Exma. Sra. Dra. Juíza, que apenas refere que no dia 27 as crianças deverão efetuar uma refeição com cada um dos pais. Não me sinto na obrigação de ter de abdicar de facultar essa pequena festa à M., que até seria conjuntamente comigo, visto o meu aniversário ser na próxima segunda feira dia 29. Resta-me dizer que, já há alguns meses, tenho vindo a notar uma certa "inclinação" da senhora que conduz o processo da parte da EMAT, a qual não sei qual a sua experiência com crianças, nem o âmbito da sua formação. Mas, não é preciso ser psicólogo para perceber que os interesses da criança não estão a ser salvaguardados, neste caso. Já falei inclusivamente com a psicóloga que acompanha a Margarida (e o Pedro), A Dra. Carla do Agrupamento de Escolas do Alto dos Moinhos, que sabia antecipadamente da festinha que tinha sido organizada, a qual mostrou alguma estranheza com o teor da proposta da EMAT.

Sem mais de momento, fica a minha indignação.
Com os melhores cumprimentos.

Data de ocorrência: 24 de outubro 2018