15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Seguro social voluntário

Ana Pereira
Ana Pereira apresentou a reclamação
6 de julho 2020

Tudo começou quando quis activar o seguro social voluntário, desde então que só tem havido problemas. Não foi feito no ano estipulado na carta entregue de onde trabalhei. Ando á anos para resolver esta situação e ainda ninguém o conseguiu fazer.
Quando fiquei de baixa, recebi a vossa carta, a avisar que não ia receber qualquer atribuição por estar de baixa, devido ao Art.10º conforme mencionam "...registo de remunerações durante seis meses consecutivos"
Bem, conforme podem verificar nos anexos que vos envio, vou contar o meu problema com a falta de incompetência na vossa instituição:

Enviei em Abril o pedido para activarem o SSV voluntário a partir de Setembro de 2017, recebi uma carta a pedirem as renovações todas e enviei. Depois de longa espera, procedi à primeira reclamação, não obtive nenhuma resposta.
Quando me ligaram, por proceder a inúmeras reclamações posteriores, dizem que não tinham activo o SSV por receberem as renovações fora de prazo (a falarem como tivesse culpa). Expliquei que tinha a prova em como entreguei tudo dentro do prazo, o prazo começa no dia em que é enviado os documentos (podem verificar nos anexos). Pediram uma declaração, com o período todo até término da última renovação e enviei o mesmo por e-mail para a SS do Areeiro.
Ainda tentei na SS de Marvila (por os horários da SS do Areeiro não serem compatíveis para pessoas que trabalham e não poderem faltar), sem efeito, por terem entrado em contacto com a SS do Areeiro e não darem nenhuma resposta.
Marquei para dia 19 de Dezembro de 2018, o atendimento pessoal, na SS do Areeiro. Tentei saber o que se passava e para meu espanto, dizem que está activo desde Agosto de 2018. Sempre que falava por e-mail para a SS do Areeiro diziam que se encontram em Despacho Superior e quando vou ao estabelecimento, dizem que está activo desde Agosto de 2018? Primeiro, não foi o que pedi. Segundo, nunca me mencionaram que estava activo. Terceiro, gostava de saber o que se passa em relação a este assunto, porque não entendo o problema e porque não terem activo nas datas que pedi.
Tenho imensos colegas que pagaram inclusive anos anteriores (sim, anos!) e não tiveram qualquer problema, mesmo pagando com Juros de Moura. Só no estabelecimento do Areeiro é que tive este problema.
Fui ao vosso site na altura, para entender que dívidas tinha, só me aparecia para pagar o SSV de Novembro (podem verificar nos anexos).

Mediante isto, não tenho subsídio de doença por culpa vossa.

Quero o SSV a partir da data pedida, porque conforme regras da FCT, só entregam as declarações após 6 meses de contrato, se os contratos são trimestrais, com toda a certeza, só seria entregue mais tarde, para ficar ativo o SSV. Tive inclusive, imensos problemas no trabalho, do porquê de não terem aceite o SSV quando iniciei a bolsa no instituto.

Ainda tenho dívidas - supostamente em atraso - indevidas, porque em Janeiro e última semana de Dezembro tive de baixa (verifiquem os anexos), portanto tenho que pagar o mês que não recebi nem do instituto onde trabalhei, sem subsídio vosso? O seguro social é voluntário, e é só pago quando trabalhamos. Podiam-me explicar o porque ter de pagar por esse período, se não recebi e nem trabalhei? E o último mês em que cancelei o SSV, conforme regras da FCT, esse mês não se paga o SSV, porque me aparece para pagar?
Fiz também um recurso hierárquico e até hoje nunca obtive resposta.

Ligaram inclusive este ano, a confirmar que a situação iria ficar resolvida, e até á data nada feito.

Quando pensam resolver a situação de uma vez por todas? Já deveria estar resolvido à imenso tempo e ninguém faz nada.

Fico a aguardar, uma breve resposta da vossa parte.
Data de ocorrência: 6 de julho 2020
Ana Pereira
17 de dezembro 2020
Ainda aguardo resposta referente ao ano que não foi aceite e ter imensos colegas que foram por anos, não meses, anos em atraso. Gostaria de saber qual o problema, porque isto já se arrasta há imenso tempo