88.9
C. M. Martins, Unipessoal Lda.
  • Avenida de Portas, 135 Meixomil
    4595-257 Paços de Ferreira
  • geral@servigrupo.pt

Servigrupo - Condomínios - Falta de transparência nos serviços subcontratados

Jose Miguel Torres
Jose Torres apresentou a reclamação
16 de dezembro 2020
Esta empresa contrata fornecedores externos ao seu belo critério.
Na altura de prestar contas não protegem os interesses dos condóminos, garantindo apenas que é cobrado o máximo possível (e neste caso especifico mais do que o máximo acordado).
Quando lhes é pedido uma transparência nos custos, evitam responder, dando respostas iguais com o seu entendimento próprio, sem sequer ouvir o que os condóminos tem para dizer.
solicito portanto que tratem de resolver os problemas que criaram com os fornecedores e não os ponham a falar diretamente com os condóminos que não os contrataram.
Por favor limpem a péssima imagem que tem prestado na cidade da Maia
Data de ocorrência: 16 de dezembro 2020
Boa tarde.

Regista-se a reclamação aqui apresentada, que desde já se lamenta, não seja pelo reclamante concretizada, clara, não corresponda à verdade dos factos, e contenha afirmações caluniosas, contra as quais reagiremos em sede própria.

Para esclarecimento cabal desta reclamação, que não podemos apelidar de outra forma que não, infundada, tomamos a liberdade de anexar ficheiro com troca de comunicações realizadas no dia de ontem (2020.12.15) com o reclamante.

Na base da presente reclamação está a pretensão do reclamante, de que o condomínio assuma o pagamento parcial de despesa decorrente de serviço de desinfestação contratado pelo próprio, realizado na respetiva fração, com o seu acompanhamento e supervisão, e/ ou assuma responsabilidade pela imputação parcial do custo ao promotor do edifício.

Transcreve-se abaixo um dos muitos esclarecimentos prestados ao reclamante no dia de ontem:

"Boa tarde Caro Miguel Torres,

Peço desculpa pela demora na presente resposta.

A Desimaia não tem culpa, não deve ficar prejudicada, melhor não pode, é algo em que estamos de acordo.

No entanto, importa esclarecer que a administração não debitou o que quer que seja, quem faturou foi a Desimaia, entidade que prestou o serviço.
A Desimaia, entidade com a qual já tínhamos relação comercial antes deste serviço, foi de entre as entidades consultadas (quer pela administração, promotor e até condóminos) a que apresentou a melhor proposta daí que tenha sido a contratada pela maioria dos condóminos, e não contratada pelo condomínio.

Voltamos a reafirmar o que já se havia dito, a administração foi apenas intermediária neste processo, e cuja exposição e reclamação reforçou junto do promotor, a fim de conseguir que este assumisse a desinfestação dos espaços comuns a expensas próprias, o que aliás aconteceu. Apenas a intervenção e reclamação da comparticipação do serviço nos espaços comuns é da legitimidade do condomínio.

O promotor assumiu 50% do custo da desinfestação a ser efetuada nas frações que pretenderam aderir ao serviço, e nesse âmbito, a Desimaia procedeu à emissão de fatura de metade dos serviços efetuados nas frações autónomas, na qual se enquadrou o serviço prestado na fração de que é proprietário, e que foi pago pelo promotor, segundo informação obtida.

Como sede disse acima, o promotor assumiu 50% do custo do serviço de desinfestação, e não dos serviços, pelo que tendo o Senhor Miguel Torres requerido um segundo serviço, e pretendendo nova comparticipação no pagamento, deve endereçar pedido ao promotor e não ao condomínio.
Importa ainda referir, que no âmbito do segundo serviço por si solicitado, disponibilizámos por 2 vezes equipa de limpeza para acompanhar a correspondente prestação, sem que lhe tivesse sido imputado qualquer custo.

Pelo exposto, entende-se devidamente esclarecida a situação, não cabendo ao condomínio, e por inerência a esta administração em sua representação, reclamar ou diligenciar por nova comparticipação do promotor em serviço adicional prestado em fração autónoma.

MCpts,
João Machado"

Agradecemos a análise e tratamento célere da presente reclamação, estando disponíveis para os esclarecimentos adicionais que se entendam necessários.

Sem outro assunto de momento.
João Machado
Servigrupo Condomínios
Esta resposta tem um anexo privado
16 de dezembro 2020
Obrigado pela rápida resposta e permita-me a discórdia.
Relembro que tentei resolver esta situação num grupo restrito pelo que me colocou a vontade para escalar para outras estancias.
solicito apresentação de prova em como eu contratei um segundo serviço de desinfestação a desimaia de forma a fundamentar a acusação que está a efectuar.
a comunicação com eles foi feita sempre por vocês sem que eu tivesse conhecimentos de nada.
Relativamente a faturação a desimaia entrou em contacto convosco e foi a servigrupo que instruiu a empresa para dividir a fatura em dois e cobrar 50% de uma delas ao promotor... algo que não tínhamos combinado previamente.
Se sou eu a pagar pelo serviço, com que direito é que a servigrupo toma a liberdade de instruir a desimaia para dividir a fatura em dois?
ou serei maluco para solicitar dois serviços iguais?
16 de dezembro 2020
Foram já prestados todos os esclarecimentos.

Deixamos abaixo cópia de comunicações trocadas em 19 de agosto de 2020 com o aqui reclamante, que antecederam o segundo serviço que requereu.

"De: Miguel Torres
Enviada: quarta-feira, 19 de agosto de 2020 09:53
Para: João Machado
Cc: André Monteiro; Diogo Gomes
Assunto: Re: Infestação piolhos do livro

Quem vos deu essa indicação?
Da minha parte pretendo o mais rapidamente possível
A desimaia tem disponibilidade hoje. Podem enviar uma pessoa para a limpeza as 14.30?

Enviado do meu iPhone

No dia 19/08/2020, às 09:45, "joaomachado@servigrupo.pt" <joaomachado@servigrupo.pt> escreveu:

Bom dia Sr. Miguel Torres,

Temos indicação de que a marcação de nova intervenção na sua fração será efetuada para setembro de 2020, de acordo com as suas instruções.
Não temos identificado aparecimento de “insetos” nos espaços comuns.

Pretendendo, podemos intermediar novo agendamento com a Desimaia ainda para o mês de agosto se existir disponibilidade por parte do prestador de serviços.

MCpts,
João Machado

<image001.jpg>

TERMO DE DESRESPONSABILIZAÇÃO: Este e-mail poderá conter informação confidencial para uso exclusivo do (s) destinatário (s). No caso de não ser o destinatário do e-mail, não pode proceder à sua distribuição, cópia ou utilização para qualquer finalidade. No caso de ter recebido esta mensagem por engano, solicitamos que informe o emissor e que a apague de imediato. Não nos responsabilizamos por qualquer prejuízo ou dano causado a qualquer pessoa ou instituição em consequência da utilização indevida desta mensagem.
WARNING: This message and any files attached may contain privileged or confidential information and legally protected that are only intended to be read by the individual / entity to whom it is addressed. If you are not the intended recipient of this communication please notify the sender and delete the message and all copies immediately. Any unauthorised use, distribution, copy, dissemination of this message and any attachments is strictly prohibited. E-mail messages may be intercepted, corrupted, subject to delay and contain computer virus; We do not accept any responsibility or liability for any adverse effects on the systems or data arising from this message.
P Este e-mail é amigo do ambiente. Pense bem antes de o imprimir. Há cada vez menos árvores."
16 de dezembro 2020
Tem a resposta de quem vos deu essa indicação?
Não sei de onde tiraram essa ideia. Não solicitei nenhum serviço adicional!
Só solicitei para me desinfestarem o apartamento uma vez, sem que esta tivesse sido causada por mim, uma vez que não estava a residir no apartamento á data.
22 de março 2024
Face à inatividade da sua reclamação, informamos que, caso não acrescente nada a este assunto, iremos passar este processo para o estado "resolvido".

Agradecemos o seu contacto.

Atentamente,
Servigrupo Condomínios.