13.1
    2950- Palmela
  • geralpalmela@sgs-car.pt

SGS Car - Prática de métodos de venda agressivos na sgs car do montijo

Sandra Martins apresentou a reclamação
27 de março 2024 (editada a 27 de março 2024)
Exmo.(s) Senhor(es),

Eu, Sandra Marina Pereira Martins, em Novembro de 2023, dirigi-me ao estabelecimento SGS Car do Montijo juntamente com o meu companheiro e com o meu pai, na intenção de adquirir um veículo automóvel, uma vez que seria a minha primeira aquisição de um bem destes.

Fomos atendidos pelo comercial da kia, Sr. Vitor Almeida a quem solicitámos informações sobre o modelo Kia X-Ceed.

Após vários contactos efectuados via whatsapp com o referido comercial, eu e o meu companheiro decidimos avançar com a encomenda do modelo Kia X-Ceed.

Foi-nos solicitado que com a maior brevidade efetuássemos o pagamento de um sinal de 500€, de preferência antes do final do ano, para não perdermos as condições que eram oferecidas e que se iriam alterar no ano de 2024.

Acedendo a esta solicitação, dei 500€ de sinal no dia 30 de Dezembro.

No dia 12 de Janeiro de 2024, recebi uma mensagem, via whatsapp, por parte do comercial da loja em que me informava que o modelo em questão fora subitamente descontinuado e que, por esse motivo não seria possível já encomendar o referido veículo.

Após várias conversas entre mim e a minha família, o meu pai decidiu ajudar-nos na compra de outro veículo na mesma loja.

Inicialmente, o nosso objectivo era comprar um carro mais económico. Porém, com o apoio do meu pai, decidimos optar por um carro melhor.

Novamente dia 16 de Janeiro nos dirigimos à loja para ver outros modelos e recolher informação sobre esses carros.

Optámos pelo modelo Kia Sportage - Modelo PHEV como tínhamos suporte familiar. Tendo escolhido a cor preta, fomos informados vir já um barco a caminho com o carro pretendido.

Quando o carro chegou a Portugal, foi-me solicitado pelo referido comercial, que enviasse dinheiro para tratar da matrícula do mesmo, que caso contrário o mesmo não viria para esta loja. O valor que me foi solicitado em comunicação telefónica foi aumentando durante a conversa de 7.000 euros até 10.000 euros.

Sempre de boa fé fui acedendo às solicitações do vendedor, sempre feitas por telefone ou via whatsapp. No dia 20 de fevereiro efectuámos uma transferência de 10.000 euros (junta-se comprovativo) enquanto aguardávamos a ajuda prometida pelo meu Pai.

Estando o meu pai internado para tratamento de uma infeção e nada o fazendo prever, veio a falecer em 21/02/2024.

Por estas duas razões, de imediato solicitámos ao vendedor Sr. Vitor Almeida que parasse todo o processo para que nos conseguíssemos organizar no meio destas vicissitudes.

Como não tínhamos tratado da aprovação do crédito antes, pedimos ao vendedor para parar o processo de matrícula do carro para nos conseguirmos organizar no meio de todo o caos que estávamos a viver. O processo foi parado enquanto esperávamos pela aprovação do crédito.

Como perdi o meu suporte familiar, tivemos de pedir um crédito mais alto do que esperávamos inicialmente no BBVA. Crédito esse que não foi aprovado pois a nossa taxa de esforço estaria acima dos 50%.

Após deliberação familiar e tendo em conta a situação que estamos a viver, decidimos desistir da compra tendo em vista que não teríamos o mesmo suporte financeiro. Por este motivo o meu companheiro contactou telefonicamente o Sr. Vitor Almeida para dar a informação da desistência. Foi-me exigido que enviasse um e-mail a dar conhecimento da situação, juntando em anexo a resposta do pedido de crédito que não fora aceite.

No dia 7 de Março enviei um e-mail ao comercial, a explicar a situação e que pretendíamos desistir da compra e recuperar os 10500€ que tínhamos enviado.

Refere-se que em momento algum foi celebrado um contrato de promessa de compra e venda, nem fui aconselhada a pedir aprovação do empréstimo antes de enviar os 10.000€ e nem sequer me foi emitido um recibo do referido montante, o que se presume ser uma prática comum em qualquer atividade económica.

Não tendo obtido nenhuma resposta ao primeiro e-mail, o meu companheiro, no dia 11 de Março entrou em contacto com o comercial via whatsapp para saber em que ponto de situação se encontrava o nosso processo de desistência. Via whatsapp, o comercial confirmou a recepção do e-mail e que teria reencaminhado o mesmo para a gerência.

Dia 15 de Março, o meu companheiro entrou novamente em contacto com o Sr. Vitor Almeida na tentativa de obter qualquer tipo de resposta por parte da SGS Car. Após uma sequência de respostas duvidosas, foi-me exigido que me apresentasse presencialmente na SGS Car do Montijo para obter a resposta relativamente ao pedido de devolução do dinheiro já entregue conforme comprovativos já juntos.

Em nenhum momento me foi dito do que se tratava a reunião, nunca obtive resposta institucional via e-mail ao e-mail enviado em 7/03/2024. Todas as comunicações eram feitas telefonicamente ou via whatsapp, o que não pode ser considerado uma prática correta e honesta. Continuo até a presente data a aguardar a resposta aos e-mails que enviei.

Por considerar esta atitude extremamente invulgar, fiz-me acompanhar por duas testemunhas à SGS Car do Montijo.

Aquilo que me foi dito nesse dia foi que havia apenas três soluções para o meu caso:

1- Adquirir o KIA Sportage mesmo sem o crédito optando por pedir um crédito com os parceiros da SGS-Car (o que é impossível para mim);

2- Optar por um veículo mais barato (que não é a minha escolha);

3- Aguardar a venda do carro para devolverem o dinheiro já entregue.

Mais fui informada que esta ordem tinha vindo das suas chefias porque a situação já tinha sido discutida internamente. Que o veículo tinha sido facturado para a loja e que não havia outra solução. No entanto ninguém destas chefias esteve presente para dar a cara na reunião.

Considero que fui pressionada e que estou a ser lesada pelas práticas de venda agressiva e pouco leal da SGS Car, na pessoa do Sr. Vitor Almeida que disse estar a cumprir ordens da chefia, que me foi indicado ser o Sr. Hugo Santinhos.

Acresce ainda informar, que fui informada pelo Sr. Vitor Almeida que aos e-mails que eu pudesse escrever à SGS Car bem como ao Sr. Hugo Santinhos, nunca iria obter qualquer resposta por parte destes (informação esta que as minhas testemunhas também ouviram).

Reitero que nunca assinei nenhum CPCV, o carro não foi matriculado em meu nome, não me foi remetido recibo do montante entregue de 10000€, nunca responderam aos meus e-mails, e continuo sem saber em que situação está este caso, por falta de resposta da SGS Car Montijo.

Este comportamento é, à falta de melhores palavras, absolutamente incorrecto por parte de uma empresa que se dedica à compra e venda de veículos. Considero que fiquei extremamente insatisfeita com esta situação que não correspondeu ao que seria expectável de uma instituição como a SGS Car que demonstrou um completo descaso e negligência para comigo, a cliente.

Toda esta situação tem causado um grande stress e desgaste, pelo momento delicado que estou a viver e pelo completo descaso da empresa com a minha situação. Assim, perante esta situação, que considero pura chantagem e inaceitável no que se considera a boa fé negocial e a de qualquer instituição que se considere de bem e idónea, venho por este meio solicitar a V.s Exª:

Diz a SGS Car na sua página web no que concerne a sua MISSÃO ( https://www.sgs-car.pt/9/empresa:

«...Por outro lado, o nosso crescimento também só foi possível devido à aposta em recursos humanos de excelência, sujeitos a formação e avaliação contínuas, que se envolvem nos projetos e vivem a marca SGS Car no seu dia a dia. Como forma de motivação e sinal de reconhecimento por todo o empenho e dedicação, faz parte da política interna da empresa premiar os melhores profissionais com incentivos variados.»

Assim sendo, solicita-se à SGS Car:

-Que sejam tomadas medidas no sentido de me serem devolvidos com a maior rapidez possível, os valores entregues por mim, de boa fé;

-Que sejam eliminadas as práticas de venda acima referidas que só envergonham quem as pratica, em representação da SGS Car.

P.S.: Não consegui enviar todos os anexos dos comprovativos que tenho em minha posse. No entanto, presto-me a enviá-los caso seja oportuno.
Data de ocorrência: 7 de março 2024
24 de abril 2024
A situação foi finalmente resolvida. Infelizmente, é de lamentar que para isso acontecer, eu tenha que ter feito várias queixas. De lamentar foi também a resposta ao meus e-mails por parte do Sr. Hugo Santinhos em nome da SGS Car demonstrando um profundo desconhecimento da lei que vigora em Portugal relativamente a este tipo de situação. Toda esta saga foi lamentável e tendo havido a possibilidade de resolver este assunto a bem logo no início, teriam com toda a certeza mantido uma potencial cliente.
Não recomendo!
Sandra Martins avaliou a marca