13.1

SGS Car - Publicidade enganosa e recusa ao direito de informação do consumidor

Fabiana Cláudia Pitacas Baptista Raposo
Fabiana Raposo apresentou a reclamação
3 de agosto 2021
Venho desta forma apresentar mais uma vez o meu descontentamento, que infelizmente tem sido constante desde que adquiri uma viatura nova, com a marca Mitsubishi e do agente autorizado Sgs car em Palmela, quer pela publicidade/informação enganosa aquando da venda de uma viatura quer pela ausência de informação do serviço de revisão/oficina.
No ano passado, infelizmente, adquiri uma viatura no stand de Palmela com indicação de que as primeiras três revisões estavam incluídas na comercialização da viatura apesar da garantia ser de cinco anos. Segundo informação recebida teria de fazer a primeira revisão ou quando fizesse um ano da data da compra ou quando tivesse 10 mil km percorridos, o valor que fosse primeiro atingido. As revisões não cobertas pela campanha, até ao final da garantia, teriam de ser igualmente efectuadas num stand/oficina da marca, de modo a não perder a garantia de fábrica.
Tendo a viatura feito um ano agendei a revisão da mesma através da linha telefónica disponibilizada para o efeito, não me tendo sido facultada mais nenhuma informação a não ser a data e a hora em que teria de deixar a viatura na oficina da Sgs Car em Palmela.
Hoje ao entregar a viatura à colaboradora Sónia Andrade apenas me foi questionado o telefone para o qual deveriam contactar para informar que a viatura estava pronta para levantamento.
Fui posteriormente contactada pela mesma colaboradora com indicação do horário a partir do qual poderia levantar a viatura, sem qualquer outra informação adicional.
Não sendo eu proprietária que a iria levantar liguei passado pouco tempo a questionar se existia algum valor a liquidar, convencida que não já que se trata de uma viatura estimada e com apenas 6 mil km, mad salvaguardando alguma questão que pudesse ter surgido, tendo sido informada pela primeira vez, e após o trabalho estar concluído, que sim. Uma factura de cerca de 260,00 eur.
Após ter sido chamada à atenção pela referida colaboradora de que eu é que tinha de ter antecipadamente informado sobre a campanha através da qual adquiri a viatura e que não é política da Mitsubishi/Sgs Car informar se existe algum valor associado aos trabalhos por ele sugeridos decidi apresentar esta reclamação, uma vez que não me parece minimamente honesto nem profissional esta política de silêncio e ausência de informação ao cliente.
Contactado o vendedor, o mesmo informa que a Mitsubishi nunca faz este tipo de campanhas e que eu é que percebi tudo mal.
Ainda assim, e como não tenho um documento escrito com q campanha descrita no acto da venda, não considero correcto a não informação deliberada quer pela marca quer pelo stand/oficina relativamente aos custos de uma revisão que, segundo a colaboradora Sónia Andrade, segue um protocolo específico uma vez que de trata de uma viatura com apenas um ano e 6 mil km. Segundo a mesma todas as viaturas deixadas na Sgs Car em Palmela são revistas ou reparadas sem qualquer contacto informativo sobre o custo financeiro em causa e cabe ao proletário o seu pagamento de cruz sem qualquer questão ou insatisfação.
Parece-me que este procedimento interno da Mitsubishi/Sgs car viola por completo o direito de informação do consumidor.
Solicito por favor a disponibilização da política de revisões, garantia e procedimentos da oficina em caso de revisões e reparações com a maior urgência.
Adicionalmente solicito a validação legal de que este procedimento de ausência de informação é legal.

Obrigada.
Data de ocorrência: 3 de agosto 2021
Fabiana Raposo
11 de agosto 2021
Infelizmente até à data a SGS Car mantém-se em silêncio...
SGS Car
22 de setembro 2021

Qual a matricula da viatura ?

Obrigada.

Fabiana Raposo
29 de setembro 2021
Bom dia.

O assunto ficou esclarecido após reunião presencial com a Mitsubishi e a SGS Car em Palmela, no entanto não posso concordar em ter sido dado o melhor seguimento à reclamação por mim apresentada, na medida em que a justificação dada sobre o valor do serviço não ser pró-activamente facultado pelo concessionário passa por um procedimento internamente instituído e contrariamente ao entendimento da lei sobre o direito de informação ao consumidor.

Fabiana
Fabiana Cláudia Pitacas Baptista Raposo