19.6
Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora

SIMAS - Obras na "minha" rua

Mónica Mateus apresentou a reclamação
10 de outubro 2023

O meu nome é Mónica Mateus e sou residente na Rua José Régio na Brandoa (Encosta do Sol).
Venho por esta presente reclamar das obras que ainda decorrem na rua onde resido e que parecem não ter fim!
No Inicio de Março de 2023, o SIMAS Oeiras, iniciou obras de requalificação/ remodelação das redes de águas residuais e pluviais na rua acima indicada. Afixaram um papel à porta de cada prédio a pedir desculpa pelo incomodo e que as obras iriam ter inicio a meados de Fevereiro e o seu término estava previsto para 15 de Maio do ano corrente (2023). Estamos a 10 de Outubro de 2023 e as obra ainda decorrem. Em meados de setembro terminaram os trabalhos relativos ao saneamento, nomeadamente a execução de tubagem, caixas de esgoto e sumidouros, tal como a colocação de passeios novos. Deixando por alcatroar toda a estrada.
Há cerca de um mês que não se vê viv'alma tanto da equipa do SIMAS, como do subempreiteiro a quem foi incumbida esta empreitada.
Uma obra que era para demorar 3 meses, já se alonga para 5 meses e sem fim à vista!
A rua encontra-se em muito mau estado com lombas, buracos e tampas de esgotos completamente desalinhadas ao longo da mesma.
Uma pessoa se não vai com atenção facilmente danifica a sua viatura.
Esta demora tem causado muitos transtornos aos moradores e o desanimo é bastante grande com esta entidade que não se está a preocupar com o bem estar de quem cá reside.

Outra das minhas queixas tem a ver com alguns danos que estas obras provocaram na minha residência durante o decorrer das obras já efectuadas no passeio junto ao nosso prédio: Peitoris em pedra danificados.
No dia 3 de Junho de 2023, o meu marido, Carlos Silva, enviou um email directamente para o SIMAS Oeiras e Amadora, mencionando o seguinte:

"O meu nome é Carlos Miguel do Carmo Silva e resido na Rua José Régio, na Encosta do Sol.
Com a execução das obras de requalificação/ remodelação das redes de águas residuais e pluviais na Rua José Régio, o vosso subempreiteiro GF Pavimentos/ Mafraguá, ao efetuar a compactação das valas, após a colocação da tubagem, utiliza equipamentos de compactação de uma forma muito intensa. Esta situação já originou a quebra de duas pedras de peitoril e uma obreira das janelas da minha habitação.
Compreendo que as obras de requalificação devem ser efetuadas para a melhoria de todos e que a compactação tem de ser efetuada para não existirem posteriormente depressões na via. Contudo os trabalhos de compactação junto a edifícios, requerem cuidados redobrados, de forma que os mesmos não sofram danos. A compactação deve ser realizada com uma vibração menos intensa, por camadas de menor espessura, utilizando a rega entre camadas, para que os trabalhos sejam bem realizados, sem afetar a estrutura e acabamentos dos edifícios vizinhos.
Eu não me encontrava em casa, mas a minha esposa estava e, segundo a mesma, o edifício tremia muito, as janelas vibravam tanto que até o pó entrava pelas frinchas.
Face ao acima exposto, solicito ao SIMAS para alertar formalmente o seu subempreiteiro, para que este realize os trabalhos de compactação, com os cuidados previstos nas normas de boa construção, para que não existam dissabores mais avultado.
Aguardo contato por parte da SIMAS, para ver a melhor maneira de arranjar os dois peitoris e obreira das minhas janelas.
As fotos dos estragos estão em anexo a este e-mail.
Carlos Silva"

Após esta nossa exposição, se não estamos em erro, dia 9 de Junho, deslocou-se à nossa residência a Engenheira Augusta Correia de forma a verificar o que se estava a passar. A engenheira Augusta Correia fez-me acompanhar de um colega, o qual não nos recordamos do nome.
Pois bem... isto foi a 9 de Junho e escrevo esta reclamação passados 4 meses pois simplesmente o assunto foi ignorado pelo SIMAS. Vieram, viram e esqueceram! Não tivemos mais noticias! Ainda enviamos emails a perguntar se havia novidades, contudo não obtivemos resposta alguma!

Gostaríamos MUITO que nos ajudassem a resolver estas duas questões, visto a entidade competente se estar a marimbar!

Anexo uma fotografia do placar que até à data de hoje está presente no inicio da rua! Sabe Deus por mais quanto tempo! Não consigo anexar mais fotografias... é suposto? :|

Melhores cumprimentos

Data de ocorrência: 10 de outubro 2023
8 de novembro 2023
Boa noite!
Parte desta queixa ficou resolvida hoje! Finalmente alcatroaram a "minha rua" e a circulação já se faz normalmente. Contudo falta resolver a questão dos parapeitos de nossa casa que racharam aquando as obras realizadas aqui na rua. Gostaríamos que a Sra. Engenheira Augusta Correia, que já nos fez uma visita cá em casa para ver os respectivos parapeitos, desse seguimento a esta questão. Como já tinha referido na queixa inicial... Vierem, viram e parece que esqueceram!
Aguardo retorno de quem de direito...

28 de novembro 2023
Bom dia!
Aguardo retorno de quem de direito...