Sitio da Troca

Sitio da Troca - Ausência de resposta a reclamação

Elsa Pires
Elsa Pires apresentou a reclamação
2 de outubro 2017

No passado mês de agosto, após ter tido conhecimento da existência do Sítio da Troca, um site onde é possível fazer a compra e venda de livros escolares, decidi fazer a encomenda de um livro, a fim de perceber se tal seria uma boa alternativa à dispendiosa compra de manuais novos, todos os anos letivos.
Ao ver que estava disponível o livro: “Terra à Vista! 5 - Ciências Naturais - 5.º Ano” (ISBN: 9789720206794 / Livro ID: 00001575), um dos livros que me interessava e que o mesmo estava registado, com a indicação, “ótimo estado” fiz a sua encomenda, tendo liquidado o valor solicitado, € 7,00 pelo livro e € 2,00 pelo serviço prestado pelo Sítio da Troca.

No dia 11 de agosto, recebi o livro na morada indicada, porém, além de estar longe de estar em "ótimo estado", conforme o anunciado, estando, pelo contrário, bastante usado e com a capa estragada, não veio completo, estando referido na capa "parte I" (faltando as restantes) de um manual, cujos componentes, não podem ser vendidos separadamente, ou seja, tive que adquirir a obra completa nova, que me custou € 17,26.

Na sequência do exposto, no dia 13 de agosto, remeti e-mail para o endereço geral@sitiodatroca.com, a dar conta do acima exposto e a solicitar informação sobre como deveria proceder para fazer a devolução do livro.

Nesse mesmo dia, recebi um e-mail, com a seguinte informação:
“Vamos analisar o seu caso.
Pedimos que proceda à reclamação na plataforma. Em vez de assinalar a confirmação de chegada do livro, deve optar pela reclamação. Desta forma o processo fica parado e o pagamento não é feito ao vendedor atá que tudo fique esclarecido”.

Agi de acordo com o indicado, tendo no dia 14 de agosto, recebido um e-mail automático, a confirmar a receção da reclamação na Plataforma (a informar-me do número da mesma) e a solicitar-me para aguardar um contato da equipa.

No dia 19 de agosto, solicitei por e-mail informação sobre o estado da reclamação, sem que tenha obtido qualquer resposta.
No dia 29 de agosto, voltei a enviar e-mail, a fim de tentar perceber qual o tratamento que estava a ser dado à reclamação.
Nesse mesmo dia, recebi um e-mail de resposta, com a seguinte informação:
”Bom dia,
Pedimos desculpa pela falta de uma resposta adequada. No entanto sabemos que a sua compra foi reclamada. Nestes casos a nossa capacidade de resposta é reduzida, uma vez que temos de apurar os factos necessários para uma tomada de decisão que se quer justa.
A tendência é para atender à reclamação do comprador e a respetiva devolução do montante pago. Deve saber também que uma reclamação obriga ao congelamento do processo, razão pela qual entendemos que dificilmente o comprador sairá prejudicado.
Um comprador que seja obrigado a efetuar uma reclamação por justa causa, pode optar por procurar outro vendedor para o mesmo livro e assim apenas ficará lesado pela demora do encerramento do processo.
Pedimos que nos entenda e entendemos também a sua posição.
---
Atenciosamente,
A equipa do Sítio da Troca”

No dia 19 de setembro e na ausência de qualquer contato posterior, voltei a enviar e-mail para o Sítio da Troca, a solicitar informação sobre o estado do processo, e-mail que até hoje, nunca obteve qualquer resposta.

Face a todo o exposto, solicito antes de mais uma resposta aos meus e-mail’s, uma vez que, ausência das mesmas, apenas me leva a concluir que a reclamação não foi objeto de qualquer tratamento e que os mesmos esperam apenas que o assunto caia no esquecimento.

Sei que o valor é reduzido, mas poderia não ser, caso a primeira experiência com o Sítio da Troca, tivesse corrido bem, levando-me a concluir que a sua capacidade de controlo do que é publicitado e vendido, através do site, é muito limitada, não dando quaisquer garantias aos compradores.
Por outro lado, é-lhes dado conhecimento que um dos vendedores que utiliza o site, agiu de forma fraudulenta e ao que tudo indica, não terão tomado quaisquer precauções para que situações destas não se voltem a repetir.

Por último, solicito poder proceder à devolução do livro e ser ressarcida do valor pago pelo mesmo.

Data de ocorrência: 2 de outubro 2017