Siva - Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, S.A

Siva - Não assumir responsabilidades dos seus produtos e serviços

Rui Paulo Almeida Duarte
Rui Duarte apresentou a reclamação
8 de novembro 2023
Venho por este meio expor a situação a que fui sujeito pelos serviços garantidos pela Siva - Sociedade De Importação De Veículos Automóveis, S.A
No dia 07.08.2023 dirigi-me à oficina oficial Seat Carby indicada pela SIVA para substituição de Kit completo de embraiagem, serviço pelo qual paguei 1.875€, fui substituir uma embraiagem que deu pequenos sinais de desgaste aos 127.501km. Voltei a ter que susbsituir o kit completo de embraiagem aos 128.888KM sendo a maioria dos KM realizados em autoestrada e vias rápidas que posso comprovar por extratos de via verde e posição gps de telemovel. Das mesma forma que posso comprovar que não sou um condutor negligente já que possuo uma viatura com 542.000KM outra viatura com 244.000 Km e uma outra com 170.000KM todas com embraiagens de origem e demais componentes sem registo de acidentes ou avarias resultantes de má utilização.
Na saída da Autoestrada A41 para Lourosa, o automóvel começou a deitar fumo e a embraiagem ficou completamente derretida, isto uma embraiagem com apenas 1.387 KM montada na mesma oficina oficial SEAT.
Solicitei apoio a entidade SIVA, já que é notória defeito de montagem ou de componentes mas ao qual se recusaram assumir responsabilidades imputando-me culpa sem ter por base qualquer documento ou relatório escrito. Atribuíram-me culpas porque o podem fazer sem que para isso apresentem qualquer prova física ou relatório de perito. Solicitei o relatório no qual tiveram sustentação para se desresponsabilizaram e não me enviaram porque na realidade não tem, tendo apenas respondido que era uma peça de desgaste (fez 1.387KM).
É notório que a peça foi mal montada /diferentes elemento mal afinados ou a peça tinha defeito.
A siva não mês respondeu a dar elementos técnicos da peça montada, nº de serie que fizesse prova que seria uma peça nova de fabricante. Fiquei sem automóvel durante 30 dias (pelo qual tive que comprar outro) sem que tivessem dado uma justificação válida para a demora da reparação e que tive que pagar novamente para conseguir resgatar o meu automóvel SEAT. Uma entidade responsável não pode imputar as culpas da ma qualidade dos seus produtos ou serviços apenas porque sim, porque podem e porque mandam.
Data de ocorrência: 8 de novembro 2023