ŠKODA Portugal

Aguarda resposta
Carlos Alberto Teixeira Araújo
Carlos Araújo apresentou a reclamação
28 de setembro 2023
Sou proprietário de 2 veículos Skoda, adquiridos no vosso parceiro Irmãos Leite em Vila Real.
Skoda Superb, matrícula 31-QE-49;
Skoda Fábia, matrícula 57-XA-07.
Em relação à segunda viatura, no dia 8 de setembro desloquei-me às instalações do vosso parceiro para o habitual check up.
Antes de ser efetuado o check up foi efetuado um teste de estrada com um dos colaboradores, o qual me indicou, face a eu ter reclamado um barulho verificado no trabalhar da viatura, que poderia ter um problema na caixa de velocidades.
Pedi para averiguarem.
Posto esta situação, embora eu não ache muito normal um carro com os quilómetros que tem, poder ter um problema na caixa de velocidades, dei autorização para desmontarem a viatura.
Após terem desmontado a viatura, o problema estava na embraiagem!
A reparação estava assim orçamentada em 1.029,08€ (Proposta de Serviço de 11/09/2023 em anexo).
Este problema (desgaste rápido de embraiagem), já tinha ocorrido há relativamente pouco tempo também na minha outra viatura (Skoda Superb).
Na altura reclamei a situação pois o carro era relativamente novo e tinha cerca de 73 mil quilómetros (Fatura de 25/09/2020 em anexo).
Na minha ótica, mesmo sendo por desgaste, esta substituição deveria ocorrer com cerca do dobro dos quilómetros.
Assim, não compreendo o porquê de a substituição da embraiagem ocorrer em tão poucos quilómetros, tanto num veículo, como noutro, quando as 2 viaturas inclusivamente são conduzidas por 2 pessoas diferentes!
Ou seja, não me parece falta de cuidado do condutor.
Parece-me sim falta de qualidade das peças, o que transforma a marca Skoda numa marca secundária a um preço elevado!
Quando decidi adquirir os 2 veículos da marca Skoda foi exatamente para ter um segmento de viaturas de qualidade superior!
Verifico agora que tal não ocorre, e como tal, sinto-me defraudado!
Em continuação:
Complementarmente a este orçamento, e depois de eu ter dado ordem de reparação da embraiagem do veículo, ligaram-me novamente da oficina a indicar que também tinha um problema na caixa de velocidades. Custo de reparação: 979,90€. (Proposta de Serviço de 21/09/2023 em anexo).
Assim, tenho um orçamento total de reparação de 1.734,05€, ou seja, aproximadamente 15% do custo de aquisição da viatura!
Ou seja, afinal o problema que tinha sido identificado no teste de estrada seria mesmo este e não a embraiagem, ou vice-versa, e um problema poderia estar relacionado com o outro.
Ou seja, já não basta a qualidade das peças ser fraca (pois o desgaste é ultrarrápido), como a ligação dos componentes é de pouca fiabilidade/interligação/durabilidade.
Acresço ainda que a primeira viatura, a Skoda Superb é um veículo que está ligado ao caso Dieselgate, e também ao caso da substituição do airbag do condutor!
Pondero seriamente acionar os meios legais ao meu dispor para compreender o porquê de uma marca ser publicitada como de segmento superior, e na prática, ter problemas atrás de problemas.
Questiono ainda se as peças de embraiagem e caixa de velocidades não são defeituosas pelo que vale a pena interpelar o fabricante para perceber a qualidade das mesmas.
Assim, espero que a SIVA possa verificar com a oficina de que forma podem proceder.
Não me parecer justo ter comprado as duas viaturas NOVAS, e passado pouco tempo, ter de substituir peças que em casos normais durariam anos e anos (já para não falar da situação da adulteração na emissão de gases e da questão do airbag).
Aguardo indicação se efetivamente vão assumir a substituição das peças ou não para poder avaliar de que forma farei chegar este meu descontentamento junto de outros potencias clientes da Skoda, bem como acionar os meios legais ao meu alcance.
Data de ocorrência: 8 de setembro 2023
27 de outubro 2023
Bom dia. Já paguei o conserto do automóvel e ainda não recebi resposta resolutiva da marca
10 de novembro 2023
Aguardo resposta conclusiva sobre as peças que a skoda usa nos seus veiculos
24 de novembro 2023
Continuo a aguardar a assumpção de responsabilidades por parte da marca
8 de dezembro 2023
Aguardo resposta da marca.
22 de dezembro 2023
5 de janeiro 2024
19 de janeiro 2024
Ainda não recebi qualquer resposta!
2 de fevereiro 2024
17 de fevereiro 2024
Aguardo responsabilização da marca
2 de março 2024
Aguardo ainda resposta da marca.
16 de março 2024
Aguardo resposta e resolução
30 de março 2024
Continuo a aguardar resposta da marca
13 de abril 2024
A marca continua a remeter esclarecimentos para o concessionário quando o problema é das peças de fraca qualidade que a Skoda coloca nos seus automóveis
Carlos Alberto Teixeira Araújo
Carlos Araújo está a aguardar resolução da marca