Smartwings
Smartwings
Performance da Marca
6.1
/100
Insatisfatório
Insatisfatório
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
6,7%
Tempo Médio de Resposta
0%
Taxa de Solução
6,7%
Média das Avaliações
14,3%
Taxa de Retenção de Clientes
0%
Ranking na categoria
Esta é a sua empresa? Clique aqui

Smartwings - Voo desviado

Sem resolução
Diana Rolo
Diana Rolo apresentou a reclamação
29 de setembro 2022
Venho pelo presente fazer reclamação e pedido de indemnização decorrente da situação seguinte, junto da vossa agência:
Relativamente ao voo de regresso de Cabo Verde (Sal) INtl Amilcar Cabral (SID) com destino ao Porto Francisco Sá Carneiro (OPO) - partida a 12 de Setembro 2022 (02:10) chegada a 12 de Setembro de 2022(08:25) VOO QS-2089 Companhia SMARTWINGS.
Relativamente à partida do voo, nada a assinalar.
No decorrer do voo, fomos informados pelo comandante que teríamos de aterrar no aeroporto de Valladolid em virtude do mau tempo que se abatia sobre o aeroporto do Porto. No qual, estaria a tentar aterrar sem sucesso devido ao mau tempo.
Aterramos no aeroporto de Valladolid por volta das 10h15 da manhã (hora espanhola). Aguardamos dentro do avião por mais informações, pois segundo o comandante sendo o voo fora do espaço Schengan era necessária verificação de passaportes e não estava disponível esse serviço Polícia/SEF naquele aeroporto.
Às 10h45 (hora espanhola) fomos informados que teríamos de abandonar o avião com a bagagem de mão e fomos encaminhados para o terminal, onde já se estava a polícia à nossa espera para verificação de passaportes . Entretanto as nossas malas de porão começaram a circular no tapete, sem qualquer tipo de aviso prévio, pelo que tivemos que recolher as mesmas. Cerca das 12h00 (hora espanhola), vieram recolher-nos de autocarro com destino ao aeroporto do Porto , mais uma vez, sem qualquer tipo de aviso prévio. Tal foi o nosso espanto quanto à rapidez da chegada dos autocarros.
A partir deste momento, nunca mais nos foi dirigida qualquer palavra, qualquer informação, justificação ou explicação por ninguém. Nada nos foi informado sobre estas condições, se estaríamos de acordo, qual a logística a seguir, como seria para tomarmos o pequeno-almoço e para almoçarmos, depois de 5 horas de avião, sem comermos, enfrentaríamos agora, pelo menos, mais 5 horas de AUTOCARRO, no qual os condutores mostraram resistência a efectuar paragens para realizarmos as refeições.
Esta situação é demasiado estranha, e desde logo levantou dúvidas sobre a justificação apresentada.
Existiu um voo de outra companhia 2h antes, contactei quem voava nele, e aterraram sem problemas, consultamos em tempo real o site do aeroporto do Porto e não verificamos qualquer cancelamento de voos em consequência de mau tempo l.
O comandante que coordenou toda a logística, tal como a restante tripulação abandonaram o avião em Valladolid, seguiram viagem nos autocarros, e apesar de abordados com diferentes questões sobre o assunto, em nada se pronunciaram.
Não percebemos a escolha deste Aeroporto, quando existiam outros mais próximos do nosso destino inicial, como Lisboa ou Vigo.
É sabido que a Companhia SMARTWINGS, não fornece alimentação e bebidas gratuitamente e tal aconteceu, no voo de ida para Sal, Cabo Verde, em que tivemos de pagar a alimentação e as bebidas a bordo. No voo de regresso tudo foi oferecido, logo na primeira hora de voo, inclusive rebuçados.
Estes pontos enumerados, fez-nos pensar e, mais tarde, ter completa certeza que tudo foi premeditado pela companhia aérea. Na primeira paragem numas bombas de gasolina locais, às 14h00 (hora espanhola), foram colocados sacos de comida no chão pela tripulação, como se de animais se tratasse. Voltamos a parar uma outra vez às 16h15, numa estação serviço sem qualquer restaurante ou WC em quantidade suficiente para todos, foi necessário aguardar muito só dali continuamos viagem às 17h00, (hora espanhola).
Chegamos ao destino, aeroporto Francisco Sá Carneiro (OPO), em AUTOCARRO, por volta das 18 horas da tarde (hora portuguesa). Ou seja, um atraso de 10 horas, acompanhado de extremo cansaço, falta de informação, sem condições e absoluta agressão psicológica.
Chegados vimos em loco que a situação de mau tempo invocada pelo comandante, não corresponde de todo à verdade, verificamos através do site Smartwings flight QS2089 - Flightradar24 o trajeto do nosso avião foi directo de Cabo Verde para Valladolid, conforme foto e NUNCA chegou sequer a sobrevoar território nacional. Curiosamente, a mesma companhia aérea SMARTWINGS e ao que julgo saber, o mesmo avião, tinha agendado voo desde Valladolid para Praga, no mesmo dia, dia 12, voo esse que foi efetuado, conforme foto que se anexa.
Salientamos ainda que a rota habitual praticada pela companhia, neste destino, é completamente diferente, conforme imagem.
O supra exposto, no meu entendimento, sem melhores explicações até à data, manifesta má-fé da companhia aérea, em causa, e um claro incumprimento contratual, grave até porque tanto eu como o outro passageiro da minha reserva viajávamos com gastroenterite.
Ora, a fatualidade acima descrita configura, no mínimo, uma situação suscetível de indemnização por voo com atraso superior a 9 horas, acrescido das más condições a que nos sujeitaram, e transtorno causado a nível profissional, que nos levou a faltas injustificadas e falta a vários compromissos.
De salientar, que estava previsto irem-nos buscar ao aeroporto, na hora inicial prevista de chegada ao Porto (8h25), pelo que devido a este atraso, quando chegamos ao Aeroporto tivemos que pagar um Uber 8,60€ valor que não estava previsto, porque não tínhamos como regressar a casa.
Data de ocorrência: 12 de setembro 2022
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.