Smartwings

Smartwings - Voo desviado sem motivo verídico, com atraso superior a 10 horas

José Manuel de Oliveira Pinto
José Pinto apresentou a reclamação
29 de setembro 2022
Venho pelo presente fazer reclamação, relativa ao voo de regresso de Cabo verde (Sal) INtl Amilcar Cabral (SID) com destino ao Porto Francisco Sá Carneiro (OPO) - partida a 12 de Setembro 2022 (02:10) chegada a 12 de Setembro de 2022(08:25) VOO QS-2089 Companhia SMARTWINGS.
Adquirimos uma viagem para Ilha do SAL em Cabo Verde, numa agência da minha localidade, do operador NORTRAVEL, identificada com o número LOC Reserva 602 297 170.
Relativamente à partida do voo, nada a assinalar.
No decorrer do voo, fomos informados pelo comandante que teríamos de aterrar no aeroporto de Valladolid em virtude do mau tempo que se abatia sobre o aeroporto do Porto. No qual, estaria a tentar aterrar sem sucesso devido ao mau tempo.
Aterramos no aeroporto de Valladolid por volta das 10h15 da manhã (hora espanhola). Aguardamos dentro do avião por mais informações, pois segundo o comandante sendo o voo fora do espaço Schengan era necessária verificação de passaportes e não estava disponível esse serviço Policia/SEF naquele aeroporto.
Às 10h45(hora espanhola) fomos informados que teríamos de abandonar o avião com a bagagem de mão e fomos encaminhados para o terminal onde aguardamos e recolhemos a bagagem de porão (Foto anexo1). Cerca das 12h00(hora espanhola), vieram recolher-nos de autocarro com destino ao aeroporto do Porto (Foto anexo2).
A partir deste momento, nunca mais nos foi dirigida qualquer palavra, qualquer informação, justificação ou explicação por ninguém. Nada nos foi informado sobre estas condições, se estaríamos de acordo, qual a logística a seguir, como seria para almoçarmos, depois de 5 horas de avião enfrentaríamos agora, pelo menos, mais 5 horas de AUTOCARRO.
Esta situação é demasiado estranha, e desde logo levantou dúvidas sobre a justificação apresentada.
Existiu um voo de outra companhia 2h antes, contactei quem voava nele, e aterram sem problemas, consultamos em tempo real o site do aeroporto do Porto e não verificava qualquer cancelamento de voos em consequência de mau tempo (Print anexo3).
O comandante que coordenou toda a logística, tal como restante tripulação abandonaram o avião em Valladolid, seguiram viagem nos autocarros, e que apesar de abordados com diferentes questões sobre o assunto, em nada se pronunciaram.
A escolha deste Aeroporto, quando existiam outros mais próximos do nosso destino inicial, como Lisboa ou Vigo.
É sabido que a Companhia SMARTWINGS, não fornece alimentação e bebidas gratuitamente e tal aconteceu, no voo de ida para Cabo Verde, tivemos de pagar alimentação e bebidas abordo. No voo de regresso tudo foi oferecido, logo na primeira hora de voo, inclusive rebuçados.
Estes pontos enumerados, fez-nos pensar e, mais tarde, ter completa certeza que tudo foi premeditado pela companhia aérea. Na primeira paragem numas bombas gasolina locais, às 14h00 (hora espanhola), foram colocados dois sacos de comida no chão pela tripulação (foto anexo4), como se de animais se tratasse. Voltamos a parar uma outra vez às 16h15, numa estação serviço sem qualquer restaurante ou WC em quantidade suficiente para todos, foi necessário aguardar muito só dali continuamos viagem às 17h00, (hora espanhola).
Chegamos ao destino, aeroporto Francisco Sá Carneiro (OPO), em AUTOCARRO, por volta das 18 horas da tarde (hora portuguesa). Ou seja, um atraso de 10 horas, acompanhado de extremo cansaço, falta de informação, sem condições e absoluta agressão psicológica.
Chegados vimos em loco que a situação de mau tempo invocada pelo comandante, não corresponde de todo à verdade, verificamos através do sitio Smartwings flight QS2089 - Flightradar24 o trajeto do nosso avião foi directo de Cabo Verde para Valladolid, conforme foto (anexo5) e NUNCA chegou sequer a sobrevoar território nacional. Curiosamente, a mesma companhia aérea SMARTWINGS e ao que julgo saber, o mesmo avião, tinha agendado voo desde Valladolid para Praga, no mesmo dia, dia 12, voo esse que foi efetuado, conforme foto que se anexa (anexo6).
Salientamos ainda que a rota habitual praticada pela companhia, neste destinos, é completamente diferente, conforme imagem (anexo7).
O supra exposto, no meu entendimento, sem melhores explicações até à data, revela manifesta má-fé da companhia aérea, em causa, e um claro incumprimento contratual, grave até porque comigo viajavam duas menores.
Ora, a factualidade acima descrita configura, no mínimo, uma situação suscetível de indemnização por voo com atraso superior a 9 horas, acrescido das más condições a que nos sujeitaram, e transtorno causado a nível profissional, que nos levou a faltas injustificadas e falta a vários compromissos.
Face ao exposto, reitero o total desagrado do serviço prestado e a exigência da indeminização devida relativa a cada um dos 4 passageiros.
Data de ocorrência: 12 de setembro 2022
José Manuel de Oliveira Pinto
José Pinto avaliou a marca
4 de dezembro 2022

De várias experiências de companhias Low cost, foi sem dúvida a pior que viajei até hoje! Desde tripulação antipatica, falta de informação e na situação concreta de desvio voo invocando motivo falso, uma falta de respeito pelos passageiros!