Smartwings

Patrícia Lopes
Patrícia Lopes apresentou a reclamação
29 de setembro 2022
Exmos Srs.
Venho por este meio, reclamar e pedir uma indemnização relativa à situação que decorreu no voo de regresso de Cabo verde (Sal) INtl Amilcar Cabral (SID) com destino ao Porto Francisco Sá Carneiro (OPO) - partida a 11 de Setembro 2022 ( 02:10) chegada a 12 de Setembro de 2022(08:25) VOO QS-2089 Companhia SMARTWINGS, junto da vossa agência.

Sendo que, o voo estaria marcado para dia 11 de Setembro de 2022 às 00:00h e só no aeroporto é que me apercebi que o voo teria sido alterado para as 02:10 sem ter sido notifocada de tal mudança! Estava acompanhada com dois filhos menores em que um deles se sentiu mal devido a esse mesmo atraso!

No dia de regresso fomos informados pelo comandante, momentos antes da aterragem que teríamos de aterrar no aeroporto de Valladolid em virtude do mau tempo no aeroporto do Porto. Coisa que nao se comprovava tendo em conta que tive um familiar que estava as 8h30 da manhã no aeroporto para me transportar e nao existiria nenhum problema com as outras aterragens, incluvise, nos ecrãs nem constava o nosso voo!

Tambem se verificou no mapa de rota que o avião nao chegou a sebrevoar o território nacional, pois o trajeto do nosso avião foi directo de Cabo Verde para Valladolid!!

Aterramos no aeroporto de Valladolid por volta das 10h da manhã (hora espanhola). Fomos de seguida informados que teríamos de abandonar o avião com a bagagem de mão e fomos encaminhados para o terminal onde aguardamos e recolhemos a bagagem de porão. Cerca de meia hora mais tarde, vieram recolher-nos de autocarro com destino ao aeroporto do Porto. Nada nos foi informado sobre estas condições, se estaríamos de acordo, qual a logística a seguir, como seria para almoçarmos, depois de 5 horas de avião enfrentaríamos agora, pelo menos, mais 5 de AUTOCARRO.

Uma situação estranha que devo mencionar tambem foi que no voo de ida para Cabo Verde tivemos de pagar alimentação e bebidas abordo, sendo que no voo de regresso tudo foi oferecido, logo na primeira hora de voo. O que me faz concluir que este desvio foi premeditado pela companhia aérea desde o início!

Na primeira paragem numa estação de serviço, (14.00, hora espanhola), foram colocados sacos de comida no chão pela tripulação, ao qual não houve preocupação alguma, pois a comida nao chegou para todos os passageiros. Nas duas estações de serviço que paramos, nenhuma tinha serviço de refeições.!

Apresento o meu descontentamento sendo que terminei esta viagem com os meus filhos doentes devido às más informações e condições apresentadas!

Ainda perguntei a um taxista o preço da viagem, tentando proporcionar uma solução mais cómoda aos meus filhos, ao que me apresentaram um orçamento de 600€ o que era impensável!!

Chegamos ao destino, em AUTOCARRO, Porto Francisco Sá Carneiro (OPO) por volta das 18 horas da tarde ( hora portuguesa) do indicado dia 12. Ou seja, um atraso de 10 horas, acompanhados de extremo cansaço, falta de informação, sem condições e absoluta agressão psicológica.

Consultei também em tempo real o site do aeroporto do Porto e não verifiquei qualquer cancelamento de voos em consequência de mau tempo.

Em conclusão e no meu entendimento, sem melhores explicações até à data, só manifesta má-fé da companhia aérea, em causa, e um claro incumprimento contratual, grave até porque comigo viajavam dois menores!

Perante o cenário descrito em cima, estamos perante uma situação sujeita a indemnização por voo com atraso de 10horas, acrescendo também o transtorno causado (sendo que tive o meu negócio fechado o dia todo e o meu filho teria de se apresentar na universidade, o que o prejudicou), e as más condições a que estivemos sujeitos, para não falar do desgaste psicológico!

Por todos os motivos venho apresentar o meu pedido!

Aguardo o vosso contato e compreensão ,

Com os meus cumprimentos,

Patrícia Lopes