49.4

José Garrido de Melo
José Melo apresentou a reclamação
11 de outubro 2023
Exmos senhores,
Na rua Dr Manuel Carvalho, face ao crescente número de prédios e de famílias aqui residentes, o número de contentores para recolha de lixo doméstico carece de reforço. Mais um contentor, seria suficiente. A este facto acresce a insistente falta de lavagem dos contentores com a sucessiva acumulação de sujidade nas tampas e dentro dos contentores, aparecimento exagerado de mosquitos que invadem a rua e as residências. Trata-se de um problema de higiene e de saúde pública que muito gostaria de ver resolvido com a urgência que a situação requer. A par desta situação, de forma inexplicável, a falta de corte das ervas nos passeios assume proporções nunca vistas, nem nos mandatos do anterior presidente da câmara, Sr. Tinta Ferreira. A mudança de presidente da câmara, nas situações indicadas pioraram! Esperava igual ou melhor. Pior é que me surpreende.

Não espero receber explicações "redondas" e aguardo acções urgentes dos serviços competentes.

Data de ocorrência: 11 de outubro 2023
11 de outubro 2023
Boa Tarde Sr. José Melo,
Encarrega-me o Sr. Diretor Delegado destes Serviços, Dr. José Manuel Moura, de informar que rececionamos o s/ email, o mesmo encontra-se registado e entregue a n/ equipa técnica para análise/resolução, no que diz respeito aos contentores de RSU.
Em relação ao corte ervas o mesmo vai ser encaminhado para a Junta freguesia N. Sra. Pópulo, Coto e S. Gregório.
Atenciosamente e sempre disponível para qualquer esclarecimento adicional,
Carmen Oliveira
Assistente Técnica
Divisão de Serviços Técnicos

Serviços Municipalizados da Câmara Municipal das Caldas da Rainha
Praça 25 de Abril, Edifício Paços do Concelho, 2500-110 Caldas da Rainha
Tel. 262 240 002 / Ext. 2324 Telm. 967 120 336
tecnica@smas-caldas-rainha.pt (mailto:tecnica@smas-caldas-rainha.pt)
www.smas-caldas-rainha.pt
Pondere antes de imprimir: seja amigo(a) do ambiente!
14 de outubro 2023
Relativamente ao assunto em questão, realço o facto de os serviços terem demonstrado grande receptividade / sensibilidade às questões colocadas tendo, paralelamente, desencadeado as diligências imediatas no sentido de tentar resolver as questões levantadas. No entanto, alguns aspectos precisam ainda de ser afinados, nomeadamente os relacionsdas com a definição do melhor local para a colocação definitiva dos contentores de lixo. Para seguir a mesma lógica da rua Dr. Mário de Castro, dada a concentração de prédios/ moradores em ambas as ruas, na rua Dr. Manuel Carvalho, também terá que existir um contentor no meio da rua, em espaço previsto no plano de pormenor em espaço dedicado na rua para esse efeito.
Ter apenas contentores junto ao ecoponto e junto aos prédios c/ os números 10/13, pode satisdazer as necessidades de quem faz a recolha do lixo doméstico, mas não satisfaz as necesdidades dos moradores. Para melhor me fazer compreender, oportunamente irei complementar esta observação com imagens fotográficas.
Por agora, aqui deixo os meus agradecimentos à Sra. D. Carmen e àqueles que tiveram a maior amabilidade de se deslocar ao local para fazer o levantamento das necessidades e tentar resolver as questões por mim levantadas. Estamos muito perto da resolução final e é com muita satisfação que verifico estar o SMAS e a CMCR do lago da solução e não do lado do problema. Renovo os meus agradecimentos, José Melo
15 de outubro 2023

Hoje, domingo, dia 15 de Outubro, enviei mais um conjunto de elementos referentes ao assunto em avaliação.

Nas notas que enviei enganei-me, por defeito, quanto à avaliação do número de moradores que podem morar na rua Dr. Manuel Carvalho. Refiz as contas e, no mínimo , tratando-se de 8 prédios com 6 apartamentos, considerando 2 pessoas por apartamento, acrescidos de mais dois prédios com 10 moradores, o número de moradores, nesta rua, poderá andar muito perto dos 108 e não das poucas dezenas que anteriormente indiquei. Os números que referi para a rua Dr. Mário de Castro também devem ser inferiores aos números reais. Espero que agora as contas estejam próximas da realidade. Números não é a minha especialidade... Desde já apresento as minhas desculpas, José Melo
1 de novembro 2023
Ao SMAS / CMCR
Exmo. Sr. Dr. José Manuel Moura
Exma. Sra. D. Carmem Oliveira

Peço desculpa pelo atraso mas não queria deixar de dar conhecimento público que a minha "reclamação" sobre os caixotes de lixo na Rua Dr. Manuel Carvalho (Caldas da Rainha) ficou muito bem regularizada.

É de elementar justiça salientar aqui e publicamente a pronta resposta dos serviços, a boa capacidade de avaliação e compreensão da situação, bem como a eficácia e a eficiência das medidas que foram tomadas.

Os meus agradecimentos a toda a equipa do SMAS/ CMCR que este envolvida em todo este processo, pela forma rápida como foram resolvidas as questões colocadas e cuja solução/soluções passou pelos seus servicos e pelo seu pessoal.

Lamento não poder dizer o mesmo da junta de freguesia do Pópulo que, invariavelmente e há vários anos, insiste em quase apenas desmatar as ervas da rua com maior volume de trânsito, visibilidade e potenciais eleitores, a Rua Botelho Moniz.

Inexplicavelmente, as ruas Dr. Manuel Carvalho, Mário de Castro, Marquês de Pombal e outras circundantes, não merecem a devida atenção da junta de freguesia do Pópulo e por estes lados parece que estamos nas antigas colónias... As ervas daninhas crescem que nem mato, quase até à altura dos muros das vivendas e dos prédios. Reprovável.

Renovo os meus agradecimentos ao SMAS/CMCS - Exmo. Sr. Dr. José Manuel Moura - Exma. Sra. D. Carmem Oliveira e ao pessoal envolvido na resolução das questões colocadas.

José Garrido de Melo
José Melo avaliou a marca
8 de novembro 2023

Resposta rápida, eficaz e eficiente.