Fornecimento de Água

SIMAR Loures | Odivelas - Não leituras efectuadas mensalmente

Rui Manuel Pinho Gomes
Rui Gomes apresentou a reclamação
28 de janeiro 2024
A minha mãe recebeu a factura de Janeiro de 2024 e qual foi o espanto que tinha um valor de 216.75€, um valor que ela nunca tinha pago na vida. fui analisar a factura e verifiquei que não houve contagem desde o dia 17/10/2023 a 16/01/2024 (3 meses), onde a soma desses 3 meses deu uma contagem de 68 litros de água, não contesto esse valor, contesto sim terem junto os meses todos para subir até ao 3º. escalão que é o mais caro de todos, porque se dividir pelos 3 meses dá um valor de 22.66m3 que fica por mês no 2º. escalão o que as facturas por mês seriam mais baratas.
Disse acima que não contestava o valor dos litros de água (68l.) mas contesto, porque no quadrado onde diz "Consumo facturado" em letras muito pequenas diz que foi deduzido os 5l. facturados em cada mês (Novembro e Dezembro de 2023) o que não aconteceu.
Solicito então que seja feita todas estas correções e enviem os valores correctos nas facturas dos 3 meses.
Aguardo feedback.
Data de ocorrência: 28 de janeiro 2024
5 de fevereiro 2024
Exmo. Senhor,

Em resposta à V/reclamação, efetuada através do Portal da Queixa, e registada nos Simar de Loures e Odivelas, com o n.º E/4438/2024, em 2024/01/30, cumpre-nos informar que, a fatura em apreço, com o n.º 202410096923, no valor de 216,75 €, com período de faturação de 2023/12/18 a 2024/01/16, reporta a consumo de 68 m³, aferido através da leitura de 1229 m³, retirada em 2023/10/17 e a leitura de 1297 m³, obtida em 2024/01/16.

Relativamente à distribuição dos escalões, a mesma é proporcional ao período faturado. Poderá verificar os escalões existentes, no nosso tarifário, em: https://www.simar-louresodivelas.pt/index.php/arquivo/3d-flip-book/tarifario-2024.
Nessa sequência, e a título de exemplo, uma fatura que contempla 75 m3, num acerto de 3 meses (90 dias), no primeiro escalão (0-5 m3/30 dias), seriam faturados 15 m3, no segundo escalão (6-15 m3/30dias) seriam faturados 30 m3 e no terceiro escalão (16-25 m3/30 dias), seriam faturados 30 m3.

De referir que, foram efetuados acertos à componente variável da fatura, pelo que as estimativas liquidadas nas faturas anteriores (10 m3) foram descontadas, tendo sido efetuados os devidos acertos ao consumo de água estimado e respetivas tarifas (Tarifa de Águas Residuais variável, Tarifa de Resíduos Sólidos variável, Taxa de Recursos Hídricos - Água e Taxa de Recursos Hídricos - Saneamento).

Relembramos que estes SIMAR efetuam leituras dos contadores de três em três meses, no entanto, para que sejam elaborados mensalmente, os acertos e assim evitar, a faturação estimada, deverá comunicar a leitura, de forma automática, na data preferencial constante da fatura, através da Linha Única de Atendimento, pelo n.º 219848500, pelo Balcão Digital ou na aplicação myAQUA.

Na expetativa de termos prestado os melhores esclarecimentos, apresentamos os nossos cumprimentos.
SIMAR - Loures e Odivelas
Rui Manuel Pinho Gomes