Fornecimento de Água
SIMAR Loures | Odivelas60.5
Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas

SIMAR Loures | Odivelas - Recolha de resíduos urbanos

Nuno Veiga apresentou a reclamação
26 de junho 2019 (editada a 27 de abril 2021)
Venho por este meio demonstrar o meu desagrado relativamente à recolha de resíduos urbanos.
Junto da minha habitação no bairro da covina, Santa Iria da Azóia é habitual o amontoar de lixo junto dos locais de depósito (ECOPONTO) essencialmente porque o contentor amarelo e o contentor azul estão cheios. São várias as vezes que chego ao local para depositar o meu lixo previamente separado e não tenho alternativa se não colocar no contentor indiferenciado. Não seria possível aumentar a frequência de recolha do lixo dos contentores azul e amarelo?
Um outro reparo tem a ver com os ecocentros disponíveis o mais perto que tenho é no Lumiar. Sempre que tenho uma grande quantidade de resíduos tenho um problema e a alternativa que me deram é de colocar junto do ecoponto ao domingo à noite que na 2ªfeira é o dia de recolha dos monos e monstros. O que faço aos resíduos da limpeza do jardim? Vou encher o contentor dos indiferenciados e não deixo alternativa para o lixo dos vizinhos (o que muitos fazem)? Não seria possível abrirem mais ecocentros para as pessoas e empresas poderem descarregar o lixo em locais próprios? Nasci e vivi na cidade da Maia e é um bom exemplo neste aspeto pois tinha disponíveis vários ecocentros onde recorri várias vezes para depositar lixo quando em grande quantidade ou dimensão.
Data de ocorrência: 26 de junho 2019
25 de julho 2019
Exmo. Senhor,

Em resposta à V/reclamação, registada nestes Serviços com o n.º E/25934/2019, de 2019/06/26, que mereceu a nossa melhor atenção, informa-se que procedemos à regularização da recolha dos resíduos recicláveis depositados nos ecopontos.

Acresce informar que a frequência de recolha dos ecopontos, azul e amarelo, é trissemanal e o ecoponto verde é recolhido de 10 em 10 dias.

Solicitamos que nos forneça a morada exata do ecoponto que refere, para que possamos perceber com maior detalhe a razão de não estar a ser recolhido.

Relativamente à recolha de objetos volumosos e resíduos verdes, informa-se que, presentemente, a responsabilidade é da União de Freguesias de São João da Talha, Santa Iria de Azóia e Bobadela, pelo que se sugere o contacto com aquela edilidade.

Podemos por último acrescentar que está em curso a avaliação da criação de mais ecocentros no município de Loures, não havendo de momento qualquer definição sobre essa matéria, pelo que não nos encontramos em condições de responder ao solicitado.

Lamentando os transtornos causados, apresentamos os nossos cumprimentos,

SIMAR – Loures e Odivelas
26 de julho 2019
De acordo com o solicitado na resposta anterior, a morada do referido ecoponto é rua 10 de julho junto à rotunda do vidreiro.
28 de agosto 2019
Exmo. Senhor,
Em resposta à V/reclamação registada nestes SIMAR com o n.º E/30208/2019, de 2019/07/29, cumpre-nos informar que a recolha do ecoponto foi regularizada.
Com os nossos cumprimentos,
Os SIMAR Loures e Odivelas
Nuno Veiga avaliou a marca
29 de agosto 2019

A resposta não resultou na resolução do problema.