3.4
SOAUTO - COMÉRCIO DE AUTOMÓVEIS, S.A.
  • Av do Forte, Edifício Triunfo Nº4 Fração M
    2795-515 Carnaxide
  • geral@soauto.pt

Soauto - Discriminação em recrutamento

João Mota
João Mota apresentou a reclamação
23 de janeiro 2024
Venho por este meio mostrar-vos a minha indignação e mal-estar, bem como alertar-vos para o facto de EXISTIR DISCRIMINAÇÃO NOS PROCESSOS DE RECUTAMENTO da vossa empresa SOAUTO VGRP, Lisboa.

Após ter iniciado o processo de recrutamento através da empresa VDS Consulting, no passado dia 17-01-2024 pelas 11h, tive finalmente a entrevista presencial na vossa empresa SOAUTO VGRP, Lisboa. Nessa entrevista estiveram presentes dois dos vossos colaboradores: o Responsável Comercial e o Responsável Comercial Usados.

A entrevista teve uma duração aproximada de 1h. Os dois colaboradores foram simpáticos e respeitosos, mostraram que eu estaria de acordo com o pretendido, mas ao mesmo tempo, apontaram como ponto negativo o meu cabelo!!… Disseram que não se adequava ao perfil de um vendedor de automóveis e que como não havia mais nenhum vendedor com o mesmo corte de cabelo, tal iria ser alvo de conversas entre clientes e entre colegas. Percebi logo que por este facto, não seria recrutado.

Informo que me apresentei para a entrevista vestido formalmente (fato e gravata) e o meu cabelo é curto (laterais a pente 0 e em cima, pente 3).

Claro que após ter sido feito este reparo ao meu cabelo, senti-me alvo de injustiça e discriminação. Não é o meu cabelo que me define. Não é o meu cabelo que faz de mim melhor ou pior profissional! Estamos no século XXI. Não temos de ser todos iguais! Cada um tem a sua identidade!!
Ora, escusado será dizer que antes de ir à entrevista, consultei informação sobre a empresa SOAUTO e li o Código de Conduta. No Código de Conduta, não faz menção ao corte de cabelo a usar!

Infelizmente, chego à conclusão de que o Código de Conduta não se aplica na prática e só fica bonito no papel.
No Código de Conduta da empresa SOAUTO VGRP, podemos ler nas páginas 6 e 12 - Ponto 1.3 Diversidade, igualdade de oportunidades e igualdade de participação:
“Tratamo-nos uns aos outros, e a toda a gente, de forma respeitosa e com justiça, como iguais.”
“A diversidade, a igualdade de oportunidades e a igualdade de participação são princípios importantes para uma coexistência equitativa, não discriminatória e respeitosa.” (…) “Promovemos a diversidade entre os colaboradores e apoiamos um ambiente de trabalho inclusivo.” (…) “Oferecemos iguais oportunidades para todos e rejeitamos todas as formas de discriminação. Isto aplica-se, em particular, à desigualdade de tratamento devido à origem étnica ou social, cor da pele, sexo biológico, nacionalidade, língua, religião, ideologia, idade, incapacidade física ou mental, identidade de género, orientação sexual, opiniões políticas ou quaisquer outras características salvaguardadas por lei. Vivemos a diversidade, incentivamos ativamente a inclusão e procuramos implementar um ambiente que não só encoraja o envolvimento de todos os colaboradores, mas promove também a individualidade de cada colaborador no interesse da Empresa.”
Perante isto e para concluir, volto a afirmar que o Código de Conduta não foi aplicado pelos vossos colaboradores (que até têm cargos decisores).

Atualmente, levantar estas questões discriminatórias, é inadmissível.
De que adiante um Código de Conduta bonito se a mente de quem decide continua retrógrada e discriminatória!!? Estas atitudes, ficam mal a quem está a representar a empresa e mancha o nome da própria empresa!
Data de ocorrência: 23 de janeiro 2024