81.6
Sociedad de Prevision Bancaria Iberica Correduria de Seguros y Reaseguros SA

SPB Ibérica - Fnac portugal telemovel roubo danos e derrame 1 ano (bimensual) - seguradora não quer dar o equipamento assegurado

Mariana apresentou a reclamação
23 de outubro 2023
Creio que tem havido uma grande falta de comunicação com a Seguradora mostrando-se o serviço ao cliente da SPB de fraca qualidade e de pouco apoio ao cliente.
No dia 15/10/23 ia a subir o comboio em direção ao aeroporto de Bruxelas senti um puxão do bolso direito do casaco onde tinha o telemóvel guardado e que não estava à vista. Quando terminei de subir as escadas e levei a mão ao bolso já não tinha o telemóvel (Iphone 14 pro max).
Após momento de pânico, e quando a viagem terminou dirigi-me de imediato à policia no aeroporto fazendo a participação do roubo. Digo roubo porque se há um puxão há violência.
Chegando a Portugal, a primeira coisa que faço é ir ao portal do cliente da SPB que nunca sequer tinha ouvido falar nem no momento da compra do equipamento, sempre se referem como "a nossa seguradora".
Após aceder à área de cliente, sem nunca antes ter visto o portal, preencho os dados e, quando me apercebo de que tinha preenchido mal os dados e às 09:37 ligo a pedir ajuda e, a pessoa que me atende o telefone sempre em modos extremamente mal educados apenas diz que após os dados estarem inseridos não é possível alterar mesmo que não estejam a explicar todos os factos.
Continuei o processo. Entreguei a prova da compra do equipamento, a prova do pagamento à seguradora, a declaração da policia que diz explicitamente "ROUBO".
Um dia depois recebo a resposta a dizer que foi deferido e quando contacto o departamento de qualidade a explicar o caso dizem que o seguro não cobre o "simples desaparecimento do objeto".
O objeto não desapareceu simplesmente. Ele encontra-se desaparecido porque foi roubado! Inclusive, quando acionei a aplicação "encontrar" o mesmo encontrava-se numa escola numa zona longe do trajeto entre a estação de comboio e o aeroporto e longe de todos os locais por onde tinha passado".
Ao explicar o facto à FNAC aconselharam-me a ter uma declaração em português pelo que ainda fui à esquadra da policia explicar que tinha uma participação belga mas que tinham-me aconselhado a ter uma em português. Assim sendo, tenho DUAS participações da policia a descrever um ROUBO.

Ao lermos as exlusões da apólice verificamos o seguinte:
"Qualquer sinistro ocorrido sobre o equipamento de substituição após a extinção da apólice"
"Avarias, falhas ou defeitos relacionados com causas internas, quer estejam ou não cobertas pela garantia do fabricante e/ou distribuidor"
"A oxidação ambiental dos componentes do objeto segurado"
Danos causados por um defeito latente tanto no material com no fabrico".
"O simples desaparecimento do objeto segurado".
"Qualquer roubo cuja prática seja facilitada pelo tomador ou negligencia do segurado"
"O risco de incendio"
"Uso fraudulento efetuado depois das 48 horas posteriores à data do sinistro ou depois da dada do pedido de cancelamento do cartão SIM".

Um objeto que está guardado no bolso e que desapareceu devido a um puxão não é um simples desaparecimento nem é uma negligência do segurado uma vez que o equipamento estava guardado e fora de vista.

Vendo então os riscos segurados que estão descritos na apólice:
"Rotura acidental"
"Derrame de Liquidos Acidental"
"Furto por arrombamento"
"Roubo"
"Uso Fraudulento do Objeto segurado (furto/roubo)"

Lemos então os locais onde o seguro está coberto:

"Onde estou coberto?
A cobertura aplica-se aos sinistros ocorridos em qualquer parte do mundo. O Objeto Segurado
tem de ser disponibilizado pelo Segurado em Portugal para inspeção por um "Serviço Pós-venda"
aprovado pela Seguradora e avaliação da cobertura e indemnização."

Assim sendo, como é que com DUAS declarações policiais, lendo as inclusões e exclusões o seguro não me dá um objeto igual segurado?
Além de que não consigo abrir mais incidencias no portal do cliente da SPB uma vez que este encontra-se desaparecido e, no entanto, a apólice encontra-se ativa, ou seja, irão continuar a debitar-me o valor bimensal do objeto que se recusam a devolver a quem contrata o seguro.
Data de ocorrência: 15 de outubro 2023
Estimada Srª Mariana,

Informamos que a situação exposta está a ser analisada pelo Departamento correspondente.

Tentaremos ser os mais breves possíveis em responder-lhe.

23 de outubro 2023
Espero uma resposta mais célere do que aquela que tenho recebido até agora.
24 de outubro 2023
Estimada Srª Mariana,

Informamos que após verificarmos a situação exposta, nesta data foi enviada uma resposta por e-mail.

Conforme esclarecido previamente, vimos pelo seguinte reiterar que o sinistro reportado enquadra-se numa exclusão das Condições Especiais do seu contrato.

Conforme tipificado no AUTO de denuncia da Polícia Belga, a ocorrência consta classificada como Furto, uma vez que a vitima não se apercebeu do momento em que aconteceu ou do responsável pela substração, unicamente apercebendo-se do facto, após tentar procurar o objeto segurado no bolso, onde o tinha guardado.

Nesse sentido, esclarecemos-lhe que segundo indicações da Seguradora Plus Ultra Seguros, o sinistro declarado carece das condições mínimas requeridas para ser considerado um sinistro contemplado pelas coberturas contratas, pelo que não contamos com autorização para darmos seguimento ao seu pedido de indemnização.

Recomendamos contatar diretamente a Companhia Seguradora, mediante o endereço fornecido para esse fim, uma vez que a SPB Ibérica carece de competência delegada para legalmente proceder de outra forma.

Estamos certos que conseguimos esclarecer a situação e desta forma darmos por encerrado o assunto.

Com os nossos cumprimentos
8 de novembro 2023
Estimada Srª Mariana,

Compreendemos que foram prestados os esclarecimentos necessários e, por conseguinte, declaramos este contacto como finalizado.

21 de dezembro 2023
Estimada Srª Mariana,

Gostaríamos de relembrar que a SPB Ibérica apenas atua como Mediador da apólice subscrita, pelo que não temos autoridade delegada para decidir sobre os resultados dos sinistros participados.

Uma vez esclarecida a situação, solicitamos o encerramento do presente contato.

Caso continuar desconforme com o desfecho do processo, recomendamos contatar diretamente a companhia seguradora seguindo as indicações fornecidas por e-mail.

Mariana avaliou a marca
29 de fevereiro 2024