81.6

Em tratamento
Bruno apresentou a reclamação
29 de abril 2024
Exmos., Senhores.,
No dia 21/10/2021 comprei um iPhone 13 mini na loja FNAC *******, onde seguidamente subscrevi um contrato com a SPB Ibérica – Seguros, com apólice n.º ********** – estando assim o equipamento protegido contra Roubo, Rotura e derrame.

Na loja FNAC foi-me dito que o seguro cobria vários tipos de danos conforme condições pré-contratuais, inclusive, caso o aparelho não tivesse reparação possível, o valor pago pelo mesmo era reembolsado.

No dia 28/03/2024, participei um sinistro à empresa em causa, através da plataforma para o efeito (SPB seguros), por o telemóvel ter sofrido vários danos físicos, estado ainda em contacto com líquido, vindo a deixar de funcionar, conforme declaração de sinistro n.º********, que junto se anexa.

Posto isto, após aguardar bastantes dias por uma resolução, fui informado pela FNAC ******, que o meu iPhone não foi reparado, tendo sido considerado como perda total por decisão da seguradora.

No dia ******, desloquei-me à loja FNAC ******, a fim de levantar um novo equipamento em substituição do meu equipamento sinistrado.

Seguidamente, na loja em causa, recusei-me a receber/levantar o referido telemóvel (ano de lançamento 2021), por várias razões que a seguir enumero:
 iPhone fora de caixa da marca, sem qualquer tipo de selagem;
 iPhone sem inscrição do IMEI no suporte do cartão SIM, ao contrário do iPhone sinistrado;
 iPhone sem garantia internacional;
 iPhone recondicionado, que não garante o protocolo IP68, da norma IEC60529;
 iPhone que já não é comercializado pela marca;
 iPhone que já não é vendido pela marca;
 iPhone com garantia limitada/condicionada;
 iPhone com histórico desconhecido;
 iPhone que pode apresentar problemas que não foram detetados na restauração;
 iPhone com possibilidade de bateria envelhecida quimicamente;
 iPhone descontinuado, que não me permite realizar novo seguro;
 iPhone descontinuado, que aumenta a dificuldade em arranjar componentes, na eventualidade de sofrer algum acidente ou avaria.

Ainda sobre esse mesmo equipamento de substituição, podemos também verificar e salientar que foi lançado para venda ao público no ano de 2021 e que ao momento não é comercializado fabricante/marca, considerado descontinuado.

Para além dos pontos supramencionados, acresce referir que não me foi comprovado que o equipamento recondicionado, mormente, se o IMEI do aparelho está desagregado de qualquer associação/vinculo externo, de caracter fraudulento ou envolvido em algum esquema orquestrado por terceiros, pois desconheço o seu histórico de propriedade ou utilização, o que não me permite ter garantias/viabilidade nesse sentido, não estando sujeito a aceitação tais condições.

O meu iPhone, antes do sinistro encontrava-se em perfeitas condições estéticas, de hardware e software, inclusive encontrava-se em cumprimento ao estipulado no protocolo IP68, permitindo em segurança estar em contacto com a água, pó e salpicos, conforme descrito na especificação do aparelho, não tendo em momento algum sofrido qualquer tipo de intervenção/abertura do equipamento.

10.
No ano 2021, decidi fazer adesão o serviço do seguro SPB, de forma proteger o meu equipamento e sobretudo a salvaguardar o valor de 829,99 euros pago pelo iPhone, na eventualidade de sofrer algum tipo de acidente/furto ou roubo.

11.
Posto isto, até em então, de acordo com o escalão (PVP do iPhone - 829,99€) paguei 23,99 euros bimestral, durante 21 bimestres, o que perfez um valor total de 503,79 euros, tendo ainda pago mais 70 euros de franquia referente ao sinistro participado, por o equipamento se encontrar no escalão assegurado de 799,96 – 1179,95 euros.

12.
Assim, ao longo deste período paguei sempre o mesmo valor, não usufruído de qualquer tipo de desvalorização na apólice devido ao valor comercial do aparelho segurado, sendo taxado bimestralmente como um equipamento de 829,99 euros.

13.
Portanto, não constato qualquer tipo de justiça e/ou vantagem na adesão ao serviço, pois, foi cobrado até ao momento o valor de 573.79 euros e agora, ao recorrer ao serviço é decidido entregar um equipamento de substituição que já não é comercializado e nas condições anteriormente descritas.

14.
Face ao exposto, sinto-me engando e injustiçado pela decisão da seguradora, ressalvado que na apólice em causa o PVP do iPhone é de 829,99 euros, tendo pago um prémio a cada dois meses de acordo com o escalão assegurado com base no PVP do iPhone.

15.
Considerando os meus direitos enquanto consumidor de bens/serviços, e de modo adequado às minhas legítimas expectativas, imploro pela lealdade e boa fé, exigindo que esta situação seja resolvida de forma justa, devolvendo-me o meu telemóvel devidamente reparado, ou um equipamento novo (devidamente selado), ou o reembolso do valor segurado (829.99€).

16.
Deve assim ser assegurada a proteção de todos os interesses, devidamente consagrados na Constituição da República Portuguesa e também balizados na diversa legislação especifica.

17.
Lamentavelmente informo que caso não receba uma resposta satisfatória e plácida da parte da seguradora, recorrerei a todas às entidades responsáveis e reguladoras da referida matéria, de forma a fazer valer os meus direitos, o que tal, implica a instauração de um processo.

18.
Certo que a seguradora SPB, quererá evitar os transtornos que uma situação destas provoca, aguardo a melhor recetividade na resolução deste problema, contudo, por considerar já esta situação um enorme transtorno para mim, devido ao tempo desperdiçado, à influência negativa a nível emocionalmente, profissionalmente e pessoalmente, vai a presente informação remetida para as competentes entidades.

19.
Ressalvo e reitero que, caso receba uma resposta satisfatória e plácida da parte da seguradora, será manifestado o interesse em desistir do procedimento de resolução do litígio.

20.
Nos termos do disposto no Código do Procedimento Administrativo, dou o meu prévio consentimento para que as futuras comunicações neste âmbito, possam ser efetuadas para o endereço de correio eletrónico: xxxxxxx
Data de ocorrência: 29 de abril 2024
29 de abril 2024
Estimado Sr. Bruno García,

Informamos que a situação que nos expôs está a ser analisada pelo departamento correspondente. Faremos os possíveis para responder o mais brevemente possível.

Com os nossos melhores cumprimentos,
30 de abril 2024
Exmo. Sr. Bruno Garcia,

Agradecemos sua comunicação. Como mencionado na resposta enviada para o seu e-mail, gostaríamos de informar que a seguradora agiu estritamente de acordo com as cláusulas da apólice contratada na data da compra do seu equipamento. Garantimos a reposição do equipamento por um modelo igual ao original, proveniente diretamente da Apple, mantendo a garantia de fabricante.

Como explicado no e-mail, a SPB atua como mediadora neste processo. Portanto, em nenhum momento a SPB Ibérica Correduría de Seguros y Reaseguros, S.A tem autonomia, nem competência delegada para assumir qualquer tipo de indemnização ou compensação. Em caso de desconformidade, é necessário entrar em contato diretamente com a seguradora, cujos dados foram fornecidos no e-mail de resposta.

Expressamos nossa confiança de que todas as suas dúvidas foram devidamente esclarecidas e que o processo foi concluído com êxito. No entanto, permanecemos à disposição para qualquer necessidade adicional ou esclarecimento que possa surgir. Não hesite em entrar em contato conosco, pois estamos empenhados em prestar toda a assistência necessária.

Agradecemos a confiança depositada em nós e reafirmamos nosso compromisso em proporcionar o melhor serviço possível.

1 de maio 2024
Exmos., Senhores.,
Em resposta ao vosso correio eletrônico infra, informo o seguinte:

Toda a informação contratual já foi por mim lida e relida.

Nessa mesma informação não encontro qualquer cláusula/ponto/alínea de obrigação em aceitar um equipamento de substituição nestas condições.

O equipamento em causa apresenta ausência de importantíssimos pormenores, que a seguir vou (novamente) descrever:

• iPhone fora de caixa da marca, sem qualquer tipo de selagem;
• iPhone sem inscrição do IMEI no suporte do cartão SIM, ao contrário do iPhone sinistrado;
• iPhone reconstituído como novo, que não garante o protocolo IP68, da norma IEC60529;
• iPhone que já não é comercializado pela marca;
• iPhone que já não é vendido pela marca;
• iPhone com histórico desconhecido;
• iPhone que pode apresentar problemas que não foram detetados na reconstituição;
• iPhone com possibilidade de bateria envelhecida quimicamente;
• iPhone descontinuado, que não me permite realizar novo seguro;
• iPhone descontinuado, que aumenta a dificuldade em arranjar componentes, na eventualidade de sofrer algum acidente ou avaria.

Para além dos pontos supramencionados, acresce referir que não me foi comprovado que o equipamento de substituição, mormente, se o IMEI do aparelho está desagregado de qualquer associação/vinculo externo, de carácter fraudulento ou envolvido em algum esquema orquestrado por terceiros, pois desconheço o seu histórico de propriedade ou utilização, o que não me permite ter garantias/viabilidade nesse sentido, não estando sujeito a aceitação tais condições.

Na vossa clausula "2. DEFINIÇÕES" das Condições Especiais, refere: “um bem novo ou reconstituído como novo, igual ao bem segurado, ou, em caso de este bem já não estar disponível, um de similares caraterísticas, cujo valor não seja superior ao valor do bem segurado no momento do sinistro… ”

Questiono:
• O equipamento de substituição é novo, em caso afirmativo, qual o motivo para ser entregue em avulso e fora de uma caixa selada, tal como comprei o meu equipamento em 2021?
• O equipamento de substituição é reconstituído como novo, em caso afirmativo, qual o histórico de utilização, de propriedade?
• Qual a razão para realização de testes de controlo, com resultado 2, conforme mencionado no relatório técnico?
• Qual o valor do bem segurado no momento do sinistro?
• Qual a hiperligação (URL) da disponibilidade, do anúncio da venda do equipamento (iPhone 13 mini), na APPLE STORE?
• Qual o valor a pagar bimestralmente pelo seguro do equipamento de substituição?

Por sua vez
Ao longo deste período paguei sempre o mesmo valor, não usufruído de qualquer tipo de desvalorização na apólice devido ao valor comercial do aparelho segurado, sendo taxado bimestralmente como um equipamento de 829,99 euros.

Ainda,
Requer-se que sejam enviados, os seguintes elementos:

• Cópia dos certificados de formação do técnico, informando quem ministrou a formação e havendo cursos de reciclagem, quando foram efetuados;
• Cópia do devido e legalmente exigível relatório técnico (detalhado) do equipamento sinistrado;
• Cópia do devido e legalmente exigível relatório dos testes de controlo (detalhado) do equipamento de substituição, referente a:
 Funcionamento das câmaras;
 Giroscópio triaxial;
 Acelerómetro;
 Sensor de proximidade;
 Sensor de luz ambiente;

• Cópia com informação detalhada sobre o equipamento de substituição, referente a:
 Data de produção;
 Guias de circulação;
 Notas de receção de mercadoria;
 Notas de saída de mercadoria;
 Ordem de libertação;
 Catálogo completo dos manobradores da mercadoria de todo a vida útil do equipamento.

O presente e-mail, juntamente com toda a informação, segue com conhecimento para as seguintes entidades:
• Tribunal Arbitral de Consumo - cicap@cicap.pt
• Direção-Geral Consumidor - dgc@dgconsumidor.gov.pt

Posto isto,

Porto, 1 de maio de 2024
3 de maio 2024
Exmo. Sr. Bruno Garcia,

Informamos que após verificarmos a situação exposta, nesta data foi enviada uma resposta por e-mail.

Reforçamos que o equipamento de substituição e igual ao objeto segurado, da mesma marca e modelo, com as mesmas carateristicas e funcionalidades que o equipamento substituído.

Gostaríamos de reiterar que a seguradora emitiu uma decisão baseada nas coberturas e tipo de indemnização aplicável de acordo com as condições estabelecidas na apólice contratada, não tendo a SPB Ibérica competência delegada para legalmente proceder de outra forma.

3 de maio 2024
Exmos., Senhores.,
Em resposta ao vosso correio eletrónico infra, informo o seguinte:

A vossa resposta encontra-se muito automatizada, sucinta e nada objetiva às questões e aos pedidos por mim solicitados, verificando assim várias perguntas aos quais não obtive resposta.

Acresce,
Continuo a descordar da vossa avaliação contratual, bem como das condições em que o equipamento de substituição se encontra.

Reitero,
O equipamento em causa apresenta ausência de importantíssimos pormenores, que a seguir vou (novamente pela 3x) descrever:

• iPhone fora de caixa da marca, sem qualquer tipo de selagem;
• iPhone que já não é comercializado pela marca;
• iPhone que já não é vendido pela marca;
• iPhone com histórico desconhecido;
• iPhone com possibilidade de bateria envelhecida quimicamente;
• iPhone descontinuado, que não me permite realizar novo seguro;

Para além de desconhecer o historio de proprietários/utilização do equipamento de substituição, não tenho qualquer documento que me garanta que o iPhone está desagregado de qualquer associação/vinculo externo, bem como também não possui qualquer documento oficial/válido para justificar a posse/propriedade do equipamento de substituição, tendo em conta que a fatura- recibo anterior encontra-se registado com base nos dados do equipamento sinistrado, o que, não coincide com os dados do equipamento de substituição em caso de necessidade absoluta de justificar a sua posse/propriedade perante as Autoridades.

Assim, tratando-se de um equipamento de substituição reconstituído como novo,

Questiono:
• Qual o histórico de utilização e de propriedade?
• Qual o valor do bem segurado no momento do sinistro?

No que concerne ainda ao equipamento de substituição considero insuficiente e inadmissível o Relatório Técnico da Clínica FNAC que me foi enviado em anexo, o qual não faz a menção objetiva, dos testes de controlo realizados, tendo apenas registado o “resultado:2”.

Requer-se ainda, imperativamente,
Que sejam enviados, os seguintes dados:

• Cópia dos certificados de formação do técnico (Armando Costa), informando quem ministrou a formação e havendo cursos de reciclagem, quando foram efetuados;
 Funcionamento das câmaras;

 Notas de receção de mercadoria;
 Notas de saída de mercadoria;
 Ordem de libertação;

Porquanto,
Tendo o meu equipamento sinistrado sido entregue ao abrigo do seguro SPB em questão, tenho todo o direito em obter o respetivo relatório técnico, e os demais elementos, mormente:

Os quais solicito o envio através do presente correio eletrónico (*************)

O presente e-mail, juntamente com toda a informação, segue com conhecimento para as seguintes entidades reguladoras do consumo/consumidor e respetivas instâncias.

Posto isto,
Ressalvo e reitero que, caso a próxima resposta não cumpra o solicitado no presente correio eletrónico, o litígio deverá ser resolvido perante as entidades competentes para o efeito, tendo já sido dado conhecimento de todos os acontecimentos.

Porto, 3 de maio de 2024
6 de maio 2024
Exmo. Sr. Bruno Garcia,

Em relação ao contrato de seguro celebrado com a companhia seguradora Occident Gco, S.A.U., somos a informar que após reanálise da sua reclamação a companhia seguradora reiterou a resolução atribuida pelos motivos já expostos.

Compreendemos que a resposta pode não estar alinhada com suas expectativas, no entanto, gostaríamos de reiterar que a seguradora indemnizou o processo de acordo com as condições estabelecidas na apólice contratada.

É importante ressaltar que a SPB Ibérica atua como mediador neste caso. Isso significa que não possui competência para conceder qualquer forma de indemnização; essa responsabilidade cabe exclusivamente à seguradora, conforme esclarecido também ao CICAP.

6 de maio 2024
Exmos., Senhores.,

Não tendo até ao momento sido respondidas as questões anteriormente colocadas, insisto pelo cumprimento ao solicitado.

Devem ser realizados os esforços necessários para a Seguradora Occident Gco, S.A.U, comunicar/responder aos e-mails enviados no âmbito do presente litígio.

A SPB assume também a responsabilidade de zelar pelos direitos do consumidor, neste caso de um cliente, ao qual subscreveu um produto.

Encontro-me aguardar resposta por parte da companhia seguradora Occident Gco, S.A.U.
Por sua vez, qualquer outro assunto deverá ser tratado/remetido para as autoridades competentes.
Deste momento reitero todas as minhas comunicações anteriormente realizadas, não havendo nada mais acrescentar.
8 de maio 2024
Exmo. Sr. Bruno Garcia,

Na qualidade de mediadores, gostaríamos de salientar o nosso compromisso contínuo em fornecer um serviço de excelência aos segurados da sua companhia de seguros.

No entanto, é importante destacar que há limitações em nosso papel, como por exemplo, a impossibilidade de lhe fornecer os certificados de formação dos técnicos que, além de ter os seus dados pessoais, são empregados de outras empresas.

No que diz respeito ao equipamento, conforme mencionado anteriormente, este foi fornecido diretamente pelo fabricante, ou seja, qualquer questão relacionada ao mesmo deve ser direcionada à APPLE.

Esperamos ter esclarecido a vossa excelência. No entanto, caso surjam outras questões que estejam dentro de nossa competência, não hesite em entrar em contato.

8 de maio 2024
Exmos., Senhores.,

Deve a SPB promover todo o tipo de contatos e agilizar os mesmos, de forma a dar o apoio suficiente ao cliente, o que neste caso se manifesta consideravelmente incompetente, limitando-se a indicar outras entidades como a segurada Occident e a Apple, em vez de desenvolver o contato com as mesmas.

O vosso serviço de pós-venda encontra-se aquém das expetativas, o que nada tem haver com o serviço de pré-venda... que tudo fazem para o cliente subscrever uma apólice.

REITERO e INSISTO pelo solicitado nos e-mails anteriores, seja da parte da SPB, da OCCIDENT ou Apple.
10 de maio 2024
Exmo. Sr. Bruno Garcia,

Após cumprimento das nossas responsabilidades enquanto mediadores, esclarecemos todas as questões dentro do âmbito da legalidade das nossas funções. Desta forma, consideramos este contacto encerrado.

10 de maio 2024
Exmos., Senhores.,

Para além de continuar com as minhas questões não esclarecidas, o equipamento continua na vossa posse, aguardar uma resolução do litigio.

Devem ser realizados os esforços necessários para a Seguradora Occident Gco, S.A.U, responder aos e-mails enviados no âmbito do presente litígio, o que até ao momento não sucedeu.

O vosso serviço que contratei, que neste caso subscrevi foi perante a SPB, a qual deveria prestar um serviço de pós-venda muito melhor.

Exmo. Sr. Bruno Garcia,

Reiteramos a nossa posição como mediadores da sua apólice sem possibilidade legal para gerir o seu caso de forma distinta. Recordamos-lhe que a autoridade para alterar o resultado do seu processo cabe exclusivamente à seguradora, que até à data não nos comunicou nem solicitou qualquer modificação.

No que concerne as nossas funções no âmbito do contrato do seguro, esperamos ter esclarecido a vossa excelência, caso surjam outras questões, não hesite em contactar-nos.

Exmos., Senhores.,

Até ao momento ainda não obtive resposta por parte da seguradora OCCIDENT Cco. Tendo a SPB responsabilidade perante o cliente, deverá promover junto da seguradora o contacto com o cliente, visto que não tem sede em Portugal e o contacto foi realizado via correio eletrônico, como sugerido pela SPB.

Em Portugal só me resta impugnar/reclamar junto da SPB e FNAC, que foi quem me vendeu o serviço.

Aguardo resposta da OCCIDENT, acrescentado que o meu equipamento sinistrado encontra-se na vossa posse, desde 01/04/2024.

13 de maio 2024
No presente dia foi contactada a seguradora OCCIDENT através do contacto móvel, que me informou:

O pedido sobre a reclamação do sinistro deveria ser enviado para documentos@occident.com, e não para o e-mail comunicado pela SPB.

Acrescentou que a SPB tem responsabilidade em gerir a reclamação e estabelecer contacto perante a OCCIDENT, inclusive traduzir a minha reclamação para a remeter ao prestador de serviço.

O que é isto??? brincar com o cliente, com o dinheiro das pessoas... atirar a responsabilidade para terceiros, que não respondem é muito simples....

DEVEM PROMOVER TODOS OS ATOS NECESSÁRIO PARA RESOLVER A MINHA SITUAÇÃO, SEJA PERANTE A SEGURADORA OU DE QUALQUER OUTRA FORMA!!!!
14 de maio 2024
Estimado Sr. Bruno Garcia,

Informamos que a companhia de seguros Occident confirmou-nos a receção dos seus contactos. Fomos informados que os mesmos estão a ser analisados e que responderão com a maior brevidade possível e, em qualquer caso, dentro dos prazos legalmente estabelecidos.

Esclarecemos-lhe que a companhia de seguros Occident não conta com um serviço telefónico de Atendimento ao Cliente em Português, qualquer contato deverá ser remitido para os endereços disponibilizados para esse fim.

Confirmamos-lhe que estamos em constante comunicação entre as partes envolvidas no processo, desempenhando a nossa função como Mediadores da apólice subscrita, não obstante, a resolução do seu expediente ou alteração da mesma cabe exclusivamente a seguradora Occident, pelo que deverá aguardar resposta direta da própria sobre a reclamação enviada.

Finalmente, esclarecer que o equipamento de substituição disponibilizado a titulo de indemnização, continua em resguardo pela Clinica Fnac, e que poderá levanta-lo em qualquer momento seguindo as indicações da Clinica Fnac.

14 de maio 2024
Exmos., Senhores.,

Fico aguardar por uma resolução, motivo pelo qual a presente queixa vai manter-se aberta até tal desfecho.

Continuo aguardar por uma resposta as questões colocadas.
16 de maio 2024
Estimado Sr. Bruno Garcia,

Tendo em vista que foram já oferecidos os devidos esclarecimentos no âmbito e limites das nossas funções como Mediadores da apólice subscrita, damos por encerrado o presente contato, uma vez que, não contamos com a capacidade legal para modificar a indemnização atribuida ao seu expediente, sendo necessário aguardar o resultado da reclamação feita à própria seguradora Occidente.

Com os nossos melhores cumprimentos,
16 de maio 2024
Exmos., Senhores.,

A presente reclamação/contacto vai manter-se aberto até resolução da situação, tendo em conta que o meu equipamento (sinistrado) encontra-se na vossa posse, desde inicio do mês de Abril 2024.
Bruno
Bruno está a aguardar resolução da marca