81.6
Sociedad de Prevision Bancaria Iberica Correduria de Seguros y Reaseguros SA

SPB Ibérica - Solicitação de vale no valor segurado em vez de entrega de telemóvel novo do mesmo modelo que adquiri em 2019 (há 4 anos)

Graça Sequeira
Graça Sequeira apresentou a reclamação
22 de setembro 2023
O meu telemóvel Apple iPhone 11 Pro 256 GB Gold adquirido a 29.11.2019 por 1349.99€ avariou-se. Desde essa altura que estou a pagar um seguro bimestral no valor de 28.99€ (ou seja há quase 4 anos) com a garantia de que se o telemóvel avariasse e não tivesse reparação, que foi o caso que sucedeu, me dariam um vale no valor segurado (1349.99€) ou um telemóvel novo do mesmo modelo.
Ora passados quase 4 anos da sua aquisição, quando entreguei o telemóvel na Clínica FNAC, solicitei expressamente a opção do vale uma vez que já saíram vários modelos novos de iPhone.
Hoje quando me dirigi à Clínica FNAC para solicitar o vale fui informada que teria que levar um telemóvel novo mas da mesmo modelo que adquiri há 4 anos!

Venho reclamar porque as condições em que eu realizei o seguro há 4 anos incluíam a possibilidade do vale, pelo que considero que não devia ser recusado.
Por outro lado não tem sentido devolverem-me um telemóvel novo de um modelo já antigo, para o qual é difícil inclusive encontrar acessórios compatíveis.

Não levantei o telemóvel na Clínica FNAC e fui aconselhada a dirigir-me diretamente à SPB.

Para além deste seguro, tenho ainda mais 3 seguros ativos com a SPB (com o NIF 207394431), mas assim vou repensar se os mantenho, uma vez que alteram as condições do seguro mais tarde.
Data de ocorrência: 22 de setembro 2023
25 de setembro 2023
Estimada Srª Graça Sequeira,

Informamos que a situação exposta está a ser analisada pelo Departamento correspondente.

Tentaremos ser os mais breves possíveis em responder-lhe.

Com os nossos melhores cumprimentos,
27 de setembro 2023
Estimada Srª Graça Sequeira,

Em concordância com a informação fornecida previamente por e-mail, a resolução do sinistro e correspondente indemnização é decição da companhia seguradora Plus Ultra Seguros, conforme consta estabelecido na apólice contratada, daí que, em nenhum momento a SPB Ibérica Correduría de Seguros y Reaseguros, S.A tem autonomia, nem sequer competência delegada para assumir qualquer tipo de indemnização ou para alterar uma resolução ditada pela companhia seguradora.

Da mesma forma, reiteramos que a resolução atribuida encontra-se em conformidade com o contemplado na clausula de indemnização do seu contrato.

Contudo, caso discorde com a resolução emitida, poderá contatar com o serviço de atendimento ao cliente da companhia seguradora através dos contatos disponibilizados.

Nesse sentido, uma vez que a SPB Iberica não tem possibilidade, e mesmo proibição legal, de assumir direta ou indiretamente a cobertura de qualquer risco damos por finalizado o presente contato.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Graça Sequeira
Graça Sequeira avaliou a marca
14 de dezembro 2023

Não obtive a resposta que esperava à reclamação que era devolução do montante investido para aquisição de outro telemóvel mais recente. Não foi isso que me disseram quando contratei o seguro. Disseram que podia optar entre 2 situações (a devolução do montante ou a entrega de telemóvel igual ao adquirido), mas depois não me deram opção de escolha.