48.0

Surprice Car Rentals - Cobrança indevida por danos inexistentes

Sergio Gaspar
Sergio Gaspar apresentou a reclamação
21 de julho 2023
Fiz uma reserva através da VIPCARs na Surprice Car Rental para um carro no aeroporto de Lisboa de 10 a 21 de junho.

1. Quando fui buscar o carro, o funcionário que fez a revisão do carro identificou mais de 17 pontos onde o carro estava danificado ou arranhado. Ele disse que esses danos eram devidos ao procedimento de lavagem, e o cliente não era responsável por eles, e que seria muito difícil identifica-los todos, mas ele estava a fazer o possível. Imagem em anexo.

2. Quando devolvi a viatura, o funcionário X, auto-identificou-se como o responsável pela recolha da viatura. Enquanto o Sr. X fazia a revisão do carro identificou um destes pequenos riscos acima referidos e disse que teria que pagar 506,8 Euros. Perguntei-lhe se poderia levar o carro para limpá-lo, porque na verdade não era um arranhão, mas apenas sujo. Depois de limpar essa parte do carro, o arranhão desapareceu efetivamente.

3. Na sua segunda revisão do carro, o funcionario X, depois de não poder me cobrar pelo arranhão original, decidiu, em vez disso, registar um relatório de danos por "danos graves no para-choque dianteiro". Foto em anexo doa o relatório de danos - ele omite qualquer informação confiável ou detalhada dos danos e principalmente omite qualquer evidência dos referidos danos. O Sr. X recusou-se a identificar onde foram os danos, disse que tinha fotos, mas não disse onde estavam os danos graves no para-choque dianteiro, ou sequer apontou para eles e ou os mostrou visualmente. No relatório inicial o para-choque já tinha sido identificado como tendo riscos, mas o Sr. X recusou-se a identificar ou apontar os danos graves e se eram diferentes dos danos anteriores.

4. Gravei um vídeo do carro, onde não foram encontrados danos visíveis e muito menos danos graves. Havia vários outros funcionários no local e todos se recusaram a identificar os danos (talvez porque os danos fossem inexistentes).

5. Pedi o livro de reclamações que foi inicialmente recusado e depois de vários pedidos finalmente me foi dado. Enquanto escrevia no livro de reclamações, estava a conversar com minha mãe e outro funcionário Y, levantou-se da cadeira e assumiu uma postura fisicamente violenta e ameaçadora, ameaçando a mim e à minha mãe, dizendo que nao poderíamos conversar ali. A sua postura era tão ameaçadora que perguntei se ele ia me bater.

6. Entretanto, o Sr. X decidiu começar a fumar dentro de escritorio e ao nosso lado.

7. Eles disseram que, se tivéssemos algum problema, poderíamos apresenta-lo ao supervisor. Saímos do escritorio por volta das 21h30. No dia seguinte as 9 da manhã, a minha mãe, que presenciou todo este processo, foi à loja falar com o supervisor. Nessa altura, menos de 12 horas depois de o carro ter sido identificado como tendo "danos graves no pára-choques dianteiro", o supervisor afirmou que já tinham alugado o carro a outra pessoa e por isso não puderiam ser re-avaliados os danos identificados. É importante referir que os escritorios se encontram encerrados até às 08:00h e não dispõem de oficina para efetuar quaisquer substituições ou dispõe de instalações, equipamentos ou pessoal para a reparação da viatura. Isto prova que o carro não teve nenhum dano, caso contrário não poderia ter sido alugado na manha seguinte - ou que, pior ainda, a Surprice está alugar carros com "danos graves" aos clientes, colocando em risco a sua segurança.

8. Finalmente, foi-me enviada uma conta de 506,8 euros pelos graves danos no pára-choques dianteiro.

Já usei VIPCARs e Surprice antes, mas esse é um comportamento e conduta completamente inaceitáveis. Fui enganado ao pagar 506,8 euros por danos inexistentes e ameaçado fisicamente por um dos funcionários da loja.

Obviamente, já fiz a reclamação pelos canais oficiais da empresa, que continua sem resposta.
Data de ocorrência: 21 de junho 2023
24 de julho 2023
Caro Sérgio Gaspar, obrigado pela sua avaliação o qual mereceu a nossa maior atenção.

Tal como sempre respondido da nossa parte (locadora) tudo lhe foi devidamente informado a si e documentação justificativa nunca lhe recusada pela nossa entidade ao que também lhe poderemos informar que se tem provas do contrário poderá enviar email, indicando o número da sua reserva para: customercareportugal@surpricecars.com de modo a que possam novamente averiguar a situação ou ainda poderá fazer a sua devida reclamação ao Operador de reserva que teremos todo o gosto em fornecer todo o material justificativo.

A devida reclamação já foi também devidamente justificada e documentação apresentada perante as autoridades competentes no que há reclamação no livro de reclamações endereçada.

Danos feitos nas viaturas em que nenhum seguro adicionado em contrato, têm que ser cobrados de acordo com a tabela matriz de danos assinada pelo cliente.

Por favor se tem documentação justificativa de que não existe veracidade na cobrança efetuada envie o email como informado.

Muito obrigado,
Sinceros cumprimentos.