54.9
  • geral@tametgroup.com

Tamet - Equipamento apresentava uma avaria a nível do hardware

José Eduardo apresentou a reclamação
1 de junho 2022
No dia 25/01/2022, comprei, na Loja Box do Auchan (Jumbo) de Castelo Branco, um telemóvel de marca Alcatel 1SE, com o número de IMEI: 354829112869221 e 354829112869239, factura nrº 02802922010000/008918.
Passados dois ou três dias, verifico que o equipamento apresentava uma avaria a nível do hardware, com 70/80% de carga, desligava-se com alguma frequência e depois só reiniciava após se ter mantido premida o botão on/off durante uns 30 segundos ou mais.
Como estava novo, dado o problema nem sequer me foi possível dar-lhe uso. Coloquei o telemóvel dentro caixa, juntamente com tudo aquilo que tinha vindo de origem (telemóvel, carregador, cabo, manuais, plásticos), desloquei-me à loja onde o comprei, BOX Auchan (Jumbo) em Castelo Branco. Ali, disseram-me que não podiam proceder à troca do mesmo, porque a partir do momento em que o cliente o liga e lá introduz dados pessoais, a troca deixa logo de ser possível, então encaminharam-me para o Balcão de acolhimento, alegando que era ali que ia poder resolver o problema. Da primeira vez a funcionária ligou-lhe um carregador, depois insistiu várias vezes mantendo a tecla premida e ele lá arrancou, aproveitou então para me incutir a ideia de que ele tinha era falta de carga! No dia seguinte, verifico que o problema subsiste, coloco novamente tudo na caixa e volto novamente ao balcão de acolhimento do Jumbo – Auchan, digo-lhes que o equipamento continua com o mesmo problema, que afinal não é falta de carga, porque ele com 70% de carga continua a desligar-se, mas eles voltam a dizer-me que não podem proceder à troca, limitaram-se a preencher um formulário, recolheram-no e enviaram-no para o reparador oficial da marca TAMET, Electrónica, sita em São Mamede de Infesta. No dia 15/02/202, um técnico da empresa deu-o como reparado e escreveu: “DOA não aceite. Anomalia não verificada. A bateria encontrava-se totalmente descarregada”.
Passados uns dias, apercebo-me que o telemóvel continua na mesma, desliga-se com 79% ou até mais de carga, por tal facto no dia 15/03/2022, o telemóvel volta a ir para o reparador oficial TAMET, no 15/03/2022 outro técnico da empresa volta a dar o equipamento como reparado, faz-lhe um “factory Rest” e escreve: “Após verificação técnica foi detectada anomalia. Foi uma nova versão de software. Aconselhamos o cliente, actualizar as aplicações nativas do equipamento; para isso deve aceder a play store, seleccionar “gerir apps e dispositivos” actualizar as aplicações instaladas”.
Acabei por o receber e deixar ficar na caixa, porque já tinha quase a certeza de que ele não ia funcionar bem. No dia 30 de Maio voltei a ligá-lo, passadas umas horas, volto aperceber-me que ele continua avariado, porque encontrando-se com níveis de carga a rondar os 60/90%, desliga-se sozinho e depois volta a reiniciar, facto pelo qual está repetidamente a pedir-me para introduzir o código PIN do cartão SIM.
Hoje dia 01/06/2022, voltei novamente a contactar com o serviço pós-venda do supermercado Auchan (Jumbo) de Castelo Branco, que continua a declinar responsabilidades. A responsável parece revelar-se uma pessoa pouco diligente e disposta a fidelizar clientes, num tom algo arrogante, continua sempre a procurar refugiar-se num despacho/norma interna, que, segundo ela, os impossibilita de trocarem dentro do prazo dos 14 dias, quaisquer artigos (tablets, smartphones, telemóveis, etc…), que apresentem avarias/defeitos de fabrico.
Assim sendo, constata-se que o Grupo Auchan opta gratuitamente por inobservar a lei, porque o Decreto/Lei nº383/89 de 6 de Novembro, diz que dentro do prazo dos 14 dias, as Lojas são obrigadas a trocar ou a devolver ao consumidor o dinheiro pago por esse artigo. Acontece que a loja Aucham de Castelo Branco, recorre a manobras malabarescas para contornar e lesar o cliente, porque verificada a avaria, em vez de trocarem o equipamento, enviam-no para reparação, onde ele depois permanece até que sejam ultrapassados os tais 14 dias, perdendo-se, assim, o direito a troca e depois gera-se este vai e vem desesperante, até que o cliente se canse e desista.
Acontece que eu verifiquei a avaria, e dentro dos 14 dias informei o vendedor (Loja Auchan) para me trocarem o telemóvel ou reembolsarem, mas apesar de o ter feito dentro do prazo, entregado dentro da caixa com todos os manuais e acessórios, eles recusaram. Agora, segundo o artigo 12.º, n.º 1 e 2 do DL n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro, eu, enquanto cliente encontro-me agora no direito de exigir ser ressarcido pelo dobro do montante que paguei pelo equipamento.
É com desagrado agravado que constato que a marca Alcatel em Portugal não é muito recomendada, que a política comercial grupo Auchan é muito fraca, e que empresa TAMET enquanto reparadora oficial da marca também deixa muito desejar, porque simplesmente não funciona, neste caso concreto unicamente se tem limitado a ir divagando nas diversas intervenções, sem nada de concreto conseguir resolver!
Paguei e agora estou há mais de quatro meses impedido de poder usufruir do artigo, que me foi vendido com defeito.
Data de ocorrência: 1 de junho 2022
Estimado Cliente José Eduardo,

Já temos uma solução definitiva para o seu processo.

Irei enviar por mensagem privada o procedimento necessário.

Obrigado e até breve.
2 de junho 2022
A empresa respondeu alegando que já tem uma solução definitiva para o meu processo, contudo até ao momento ainda desconheço em absoluto como o pretendem solucionar, porque se for para enviar novamente para lá este equipamento, que veio já de fábrica com uma avaria/dano a nível do sistema de hardware, obviamente que agora não são os técnicos do controlo de qualidade da empresa que vão conseguir reparar isto? Se fosse unicamente um problema de sofware, aí ainda acredito que com uma simples redefinição total ou redefinição mestre, conseguissem resolver!
Estimado Cliente José Eduardo,

Verifique o seu email por favor.

Obrigado.
Estimado Cliente José Eduardo,

Verifique o seu email por favor.

Obrigado.
José Eduardo avaliou a marca
2 de junho 2022

Mais de quatro meses para resolver esta situação, telemóvel veio de fábrica com problema de hardware, não aceitaram efectuar a troca, foi três vezes para reparação e voltou sempre com o mesmo problema.