53.4
    Rua Capela do Telheiro nº 70, 4465-054 São Mamede de Infesta
    Avenida António Augusto de Aguiar nº 66A, 1050-010 Lisboa
    Rua Dr. Alfredo Magalhães 81, 4000-233 Porto
  • geral@tametgroup.com

Tamet - Não detetam problema do telemóvel e volta sempre a acontecer

Ângela Sampaio
Ângela Sampaio apresentou a reclamação
15 de novembro 2023 (editada a 15 de novembro 2023)
No dia 10/02/2023 comprei na Xiaomi Store - GaiaShopping, um Xiaomi 12 Lite.
Após 6 meses de utilização, o telemóvel de repente começou a acionar a emergência e a reiniciar sozinho durante o dia todo. O O que me impediu de o utilizar.
Dirigi-me à loja para enviar para a assistência de reparação uma vez que é impensável um telemóvel com 6 meses, ficar simplesmente inutilizado. Embora já tivesse efetuado um hard reset ao telemóvel, na loja foi efetuado novamente, ao qual o telemóvel apresentava na mesma a anomalia.
O equipamento foi enviado para a TAMET. Após uma semana procedi ao seu levantamento em que o estado da reparação dizia que após terem sido realizados alguns testes não tinha sido encontrada qualquer anomalia.
Voltei a utilizar o telemóvel, de forma habitual. Até que voltou a dar origem ao mesmo problema.
Dessa vez, gravei vídeos, os quais foram enviados para a TAMET.
O telemóvel voltou a padecer da mesma anomalia. Acionou sozinho a emergência, e esteve durante algumas horas a reiniciar. Mais uma vez, fiquei sem telemóvel.
No próprio dia (31/08/2023) levei o equipamento para a TAMET. O mesmo já se encontrava a funcionar. Expliquei que a anomalia acontece mas que da mesma forma que deixa de funcionar, tão de repente volta a dar, como se nada tivesse acontecido. Enviei os vídeos que comprovavam a anomalia.
A 04/09/2023, procedi ao levantamento do equipamento.
No relatório de reparação constava que não se encontrava a anomalia por mim descrita (sendo que enviei vídeos que a comprovavam), e que o problema poderia ser de aplicações instaladas. Sempre tive as mesmas aplicações instaladas desde que comprei o telemóvel. Inclusive, na TAMET, sugeriram-me não fazer atualizações às aplicações e até não instalar algumas aplicações, durante algumas semanas, para ver se o telemóvel reagia bem com as definições de fábrica. Ora, comprei um telemóvel com um valor elevado, em que me aconselham a não instalar certas aplicações nem a efetuar atualizações? O suposto é que o equipamento tenha alcance para o suportar.
Como vi que a reparação nada ia fazer, uma vez que mesmo enviando vídeos que comprovavam a anomalia, dizem que não existe anomalia alguma, decidi desativar a emergência para ver como o telemóvel reagia.
Hoje, dia 15/11/2023, o telemóvel voltou a reiniciar sozinho, estou sem telemóvel há 5 horas. Incontactável. A anomalia embora intermitente, está no equipamento e a assistência técnica nada faz em relação a isso.
É inadmissível que um telemóvel com menos de 1 ano, me impossibilite de o utilizar de forma repentina. Preciso do equipamento para trabalhar e neste momento não tenho como o fazer pois não tenho nenhum telemóvel suplente.
Ao abrigo da Lei do Consumidor, uma vez que o equipamento "foi arranjado" e volta exatamente com os mesmos problemas tenho direito à devolução do valor.
Irei reclamar por todas as vias possíveis, até ter o problema resolvido.

Ângela Sampaio Peixoto
Data de ocorrência: 15 de novembro 2023
Estimada Cliente Ângela Sampaio,

Vamos verificar internamente e responderemos assim que possível.

Estimada Cliente Ângela Sampaio,

Obrigado por ter aguardado.

Estivemos a verificar o histórico e efetivamente já foi registado por 2 situações mas ambas como sem avaria.

O que podemos fazer é verificar novamente o telefone para tentar reproduzir as anomalias e depois efetuar a reparação mediante a(s) avaria(s) detetada(s).

Em relação ao reembolso, a Tamet não tem autonomia para tomar estas decisões pelo que apenas podemos analisar e eventualmente reparar o equipamento.

Poderá nesta fase, tentar reproduzir e gravar as anomalias, enviando as mesmas para o email care.xiaomi@tamet.pt e caso pretenda nova análise poderá optar por uma de duas situações:

- dirigir-se novamente à nossa loja
- requisitar a recolha do equipamento sem encargos (bastará para o efeito enviar o seu pedido para care.xiaomi@tamet.pt)

Ângela Sampaio
15 de novembro 2023

Na última ocorrência, enviei vídeos da anomalia e voltaram a referir que o telemóvel não tinha qualquer avaria.
Reforço que estou sem telemóvel há horas. O equipamento pura e simplesmente está sempre a reiniciar. É inadmissível que seja necessário estar sempre a fazer hard reset ao equipamento para funcionar corretamente.

Agradeço que me digam os mecanismos necessários para falar diretamente com a marca e poder resolver o problema definitivamente.

Ângela Sampaio Peixoto
Estimada Cliente Ângela Sampaio,

Conforme solicitado segue abaixo o contacto telefónico:

Linha de apoio Xiaomi: 800 600 908 (de segunda a sexta das 09:00 às 18:00)

Mais informações em: