Tecnologia, Acessórios e Gadgets

Tek4life - Problema com a garantia

Em tratamento
Ricardo Azevedo apresentou a reclamação
8 de abril 2024
Após pedido de garantia para um problema no Wi-fi e bluetooth no iPhone 12 a Tek4life alega em relatório o seguinte: "equipamento perdeu a garantia por não cumprir com os requisitos do fabricante, equipamento foi alvo de intervenção nao autorizada, tampa traseira substituída e com vestígios de cola nas lentes de camara traseira.".
No entanto nunca durante a minha posse o equipamento foi alvo de intervenção. O dispositivo foi adquirido como “Re-condicionado” à Tek4life no estado em que se encontrava (Grade A+) e já apresentava as marcas que a Tek4life quer utilizar como prova para a suposta intervenção, e que foram descritas como normais num aparelho Grade A+ aquando da venda. Posto isto, a intervenção descrita no relatório, a ser verdade, aconteceu antes do dispositivo ser adquirido por mim.
Data de ocorrência: 8 de abril 2024
Bom dia.

Lamentamos a situação.

Efetivamente, o fornecedor a quem comprámos estes equipamentos por norma, não faz qualquer troca de peças.
Como mencionado no relatório, foi verificada uma abertura entre a capa e a câmara, com cola preta, o que indica que houve uma troca.
Caso o equipamento tivesse sido adquirido dessa forma, deveria ter sido reportado no momento para fazermos a troca ou devolução, uma vez que não estaria em conformidade, sendo que dessa abertura podem surgir avarias devido à humidade.

Assim sendo, não é possível a reparação ao abrigo da garantia de fabricante.

Tek4Life
9 de abril 2024
- Mais uma vez ressalvo que o telemóvel está no estado em que o comprei.
- É falso que um consumidor consiga perceber que um dispositivo já foi intervencionado.
- Lembro mais uma vez, que tal como descrevo no compromisso de honra que o dispositivo nunca foi intervencionado por mim.
- Não deveria a Tek4life por em causa a palavra do consumidor, pois essa intervenção pode ter sido feita antes de a TEK4LIFE adquirir o telemóvel para mo vender, e pode ter havido falha no control de qualidade desse fornecedor.
- E tenho provas desse tipo de falhas: recentemente tive um iPhone 11 foi intervencionado ao abrigo da garantia e na reparação foi-lhe colocado um ecrã não original com defeito. O telemóvel foi me enviado como a funcionar perfeitamente. Em suma: se nessa situação o controlo de qualidade falhou, calculo que também desta vez possa ter falhado.
- Deve a Tek4life assumir o erro de o ter vendido intervencionado. Pois é a Tek4life que assume a garantia perante mim, não nenhum fornecedor.

Não desistirei de repor toda a verdade neste caso, pois está a Tek4life a colocar em causa a palavra de uma pessoa de bem, baseando-se em processos e opiniões que apresentam falhas, tal como comprovo no processo de garantia do iPhone 11 acima descrito.

Peço por isso bom censo na resolução deste assunto.
9 de abril 2024
Nota: no exemplo descrito o iPhone 11 foi adquirido na Tek4Life, e enviado para a garantia na Tek4life.
11 de abril 2024

As informações indicadas foram transcritas pelo reparador.

Sendo assim, a Tek4life mantém a mesma posição.

11 de abril 2024
A Tek4life não está a cumprir a lei. Quem responde perante o consumidor é sempre o vendedor. O vendedor é também o responsável por garantir que o bem é vendido em condições. Aqui fica o excerto da lei.

ANEXO
(republicação do Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de Abril)

Artigo 3.º
Entrega do bem
1 - O vendedor responde perante o consumidor por qualquer falta de conformidade que exista no momento em que o bem lhe é entregue.
2 - As faltas de conformidade que se manifestem num prazo de dois ou de cinco anos a contar da data de entrega de coisa móvel corpórea ou de coisa imóvel, respectivamente, presumem-se existentes já nessa data, salvo quando tal for incompatível com a natureza da coisa ou com as características da falta de conformidade.
26 de abril 2024
A situação não ficou resolvida. A Tek4life está em incomprimento da lei!
Ricardo Azevedo
Ricardo Azevedo está a aguardar resolução da marca