Teka Electrodomésticos

Ana Barbosa
Ana Barbosa apresentou a reclamação
26 de março 2024
Boa Tarde,

Antes de mais, gostaríamos de relembrar que enviamos um email sobre o mesmo assunto em Dezembro de 2022 e que nunca obtivemos uma resposta vossa. O que não deixou de nos espantar sendo a vossa empresa certificada, não? As reclamações não deveriam ser todas respondidas e geridas com competências próprias para tal?

Sabemos também pelo comerciante local (também recebeu cópia desse email) que o assunto foi falado internamente na Teka mas que nada foi feito para resolver o nosso problema.

Passamos a explicar:

Em Janeiro de 2021, compramos uma máquina de lavar a loiça Teka LP8 820 Inox a uma loja de comércio tradicional local, em Ermesinde, onde residimos.

Substituímos, na altura, uma máquina de marca branca Colston depois de quase 25 anos de uso sem qualquer avaria.

Adquirimos a vossa máquina numa loja de comércio tradicional pela proximidade vendedor/comprador com a qual nos identificamos mais.

A máquina nunca funcionou muito bem. Grande parte da loiça não ficava bem lavada e tudo foi tentado para um melhor resultado. De nada serviu, a máquina foi sujeita, durante os 2 anos de garantia, a 2 intervencões por um técnico local de uma empresa representante da vossa marca. Lá foi remediando mas nunca nos satisfazendo como a nossa antiga máquina.

No inicio de Janeiro de 2024, avariou de vez. Na sua origem, deduzimos que só poderia ser algo eletrónico….. ligava e desligava sozinha. Desligamo-la de vez da tomada e assim a mantivemos até ligarmos à loja que nos vendeu o electroméstico.

Foi nos sugerido mudar os polos da máquina…. O que o meu marido fez mas sem resultado. Foi solicitada a intervenção de um técnico – já por nossa conta – pois a garantia já tinha expirado.

O técnico veio a nossa casa no passado dia 6 de Fevereiro e foram-nos cobrados 25 euros para apurar a “origem do mal”. De difícil deteção, fomos informados que entrariam em breve em contacto connosco; o que fizeram no dia a seguir:

Tratava-se de um módulo de potência eletrónica (cablagem que liga ao comando).
E lamentavelmente, depois de apenas findos poucos mais de 2 anos de existência da máquina que nos custou 375 euros, essa peça já não era fornecida pela marca….

Protestei junto do comerciante e ameacei com reclamação.

Passados 2 dias, fui informada pelo próprio que tinha havido um engano e que a peça estava afinal disponível e que a mesma ficava por 175 euros (fiquei tão pasmada que nem saberei dizer se o valor é com ou se acresce ainda o IVA).

Ou seja: 50% do valor da máquina!

Fico pasma com o rumo que leva este mundo: apela-se ao bom senso a todos os níveis pelas razões que todos conhecemos e nada é feito ou desenvolvido nesse sentido. Os eletrodomésticos saem de fábrica com prazos de validade já pré-estabelecidos. E os seus altos custos de reparação levam-nos a adquirir vezes sem fim ora um eletrodoméstico ora outro!

Uma vergonha! O equivalente a um roubo de mão armada. O que vai ser da reciclagem de todo este ferro sem reparação?

Sinto-me enganada e por isso revoltada.

Vejo-me obrigada a solicitar que encontrem uma solução para toda esta saga que já dura há mais de 2 anos. Dentro do prazo de 1 semana a partir da presente data.

Caso contrário, informo que seguirá cópia deste email para o Portal da Queixa e Deco.

Seguirão também todos os documentos necessários para a elaboração de uma queixa jurídica para a nossa advogada.

Queixa enviada por email a 22 de Fevereiro (ignorada com sucesso pela empresa Teka)
Data de ocorrência: 26 de março 2024
Ana Barbosa
Ana Barbosa está a aguardar resposta da marca