Tekmaquinas - Pedido de garantia para ferramenta parkside

Miguel Rasteiro
Miguel Rasteiro apresentou a reclamação
27 de março 2024 (editada a 1 de abril 2024)
CUIDADO COM O LOCAL EM QUE COMPRAM PARKSIDE!!!

Comprei um Martelo Demolidor Parkside nesta empresa há cerca de 1 ano (porque na altura não estava disponível no Lidl) e tudo correu bem com a entrega.

Recentemente tive necessidade de utilizar o mandril que vinha como acessório pela primeira vez e este partiu-se logo, mesmo observando com rigor todas as indicações do manual e perante várias pessoas que poderão testemunhar o sucedido. Contactei a empresa acima para saber se o problema estava abrangido pela garantia e apenas recebi respostas evasivas e nada educadas (que guardei e posso reproduzir), acusando-me de utilizar de forma errada o acessório e tentando culpar-me pelo sucedido, inclusivamente ameaçando-me com um processo, tudo isto para não ter de acionar a garantia mínima de 2 anos prevista na Legislação Europeia.

Não compreendendo porque é que uma empresa que agisse de acordo com as normas europeias de comércio eletrónico faria isto por uma peça de 20€, e após várias tentativas esgotadas de resolver um problema tão pequeno da forma mais simples, informei este vendedor que iria contactar o fabricante (cujo nome consta do Manual de instruções) na tentativa de solucionar o problema com ele.

O fabricante austríaco desta ferramenta Parkside, WALTER Werkzeuge, respondeu-me de imediato (em email que também tenho disponível para reprodução) e informou-me que apenas vende em exclusivo as ferramentas Parkside para as lojas Lidl e que não tem qualquer contrato com a empresa de que agora reclamo, portanto não pode acionar nenhuma garantia em produtos vendidos por esta empresa ou qualquer outra fora das lojas Lidl.

Neste momento compreendi que isto significa que a ferramenta que comprei não tem garantia para a empresa WALTER Werkzeuge, porque este fabricante não reconhece a empresa de que reclamo como contraparte e assim também não reconhece a sua fatura para efeitos de garantia.

Contactei igualmente a Einhell Portugal, que também fabrica artigos Parkside e que teve a amabilidade de me explicar que a Parkside é uma linha branca em que vários fabricantes produzem exclusivamente para o Lidl, que é o vendedor/distribuidor exclusivo e único proprietário da marca Parkside.

Por último contactei o Lidl, que diz que este Martelo tem uma identificação (IAN) que não existe no seu sistema e que por isso não tem qualquer parceiro de assistência técnica nem sequer um local onde possa comprar peças de substituição em Portugal.

Isto significa que este martelo que comprei não tem garantia, não tem assistência e nem sequer consigo comprar peças de substituição.

POR ISSO DAQUI PARA A FRENTE PARKSIDE SÓ NO LIDL!

Tenho mais de 15 ferramentas Parkside e tive um problema de interruptor recentemente com uma rebarbadora lá comprada há 2 anos e foi logo resolvido - sem truques e sem desculpas, com garantia e com confiança.
Data de ocorrência: 26 de março 2024
Miguel Rasteiro
Miguel Rasteiro avaliou a marca
23 de abril 2024

Conforme esperado não recebi qualquer ajuda ou assistência por parte da Tekmaquinas, cujo comportamento foi profundamente incorreto durante todo o processo de reclamação. Quando comprarem produtos Parkside, aconselho-vos vivamente a escolher onde compram, porque senão vão acabar como eu, sem garantia e sem assistência. Para mim daqui para a frente Parkside só no Lidl, para que o barato não se torne caro.