Tescoma Portugal, Lda

21 de novembro 2023
Reclamação Tescoma
c/c
DECO e Livro Reclamações e Portal da queixa

Assunto : COMPRA DE BATEDOR DE LEITE dia 7/11/2023 e devolução dia 8/11/2023 por não funcionar.

Na sequência da queixa apresentada dia 8/11/2023, na vossa loja (Forum Sintra)através do vosso formulário de reclamação venho novamente reclamar e esclarecer as questões apresentadas no relatório não assinado:

1 – O Meu nome não é Maria João Mendonça mas sim Maria José Mendonça.

2 – Quanto ao teor do relatório quero esclarecer o seguinte:

a) Trata-se de um relatório de fraca consistência , fora da realidade e descontextualizado da lei, quando diz que o uso foi intensivo e deverá ser para uso domestico.( quem disse que não foi uso doméstico em algum lado está outro nº contribuinte senão o meu?..

b) Como pode afirmar a tescosnma que foi uso intensivo, num batedor comprado num dia e devolvido 24h depois,por estar avarido?

c) Quanto á transcrição da conversa tida em loja com a funcionária está completamente descontextualizada.

d) Estavamos 3 pessoas em loja a funcionária , eu e a Srª Dª Catarina Soveral…. Fui ver outra coisa e reparei que tinham outro modelo de batedor que adquiri(Comprovativo em anexo) ao qual questionei a funcionária quanto á qualidade e se seria bom pois já tinha comprado outros dois, que tive de devolver por estarem avariados. A Funcionária em questão até ficou irritada comigo por ter dito e me disse que nunca tinham tido reclamações. A Qual eu a informei que não era verdade que já tinha reclamado 2 vezes, então a funcionária alterou o tom voz e disse sabe vieram uns com um defeito e de outra série que foram retirados, estes são outros. Eu até já tinha pago o batedor diferente quando ela até foi buscar ás prateleiras este que nem o tinha visto, tanto que trouxe e paguei outro( talões e troca )em anexo. Quanto á funcionária me ter desaconselhado?... não me parece verdade, até me foi buscar e fez a troca.
e) Quando no dia seguinte fui devolver e disse que estava avariado, a resposta da mesma funcionária foi, pois não devia ter insistido em comprar, ao qual lhe respondi :
f) Então porquê? Não estão em loja para venda ?
g) Não deixa de ser curioso esta descrição da Tescoma (A cliente já reclamou três vezes o batedor, sendo que da última vez foi efetuado o reembolso. Inclusive, na venda deste batedor, durante a conversa com a vendedora, a cliente pôs em causa a qualidade do mesmo e mencionou as reclamações anteriores onde foi-lhe aconselhada a não aquisição do produto. Mesmo assim, a cliente decidiu avançar com a compra e tal como prevíamos o produto não é adequado para o fim que a cliente lhe destina). A própria Tescoma desaconselha a compra dos próprios produtos:
h) o produto não é adequado para o fim que a cliente lhe destina, outra frase da tescoma muito curiosa Afinal a que se destina este produto? Se foi apenas utilizado em doméstico e uma só vez.Em que se baseia a tescoma para tal afirmação?
i) Assim a Tescoma terá de provar o meu uso profissional.

j) Quando me telefonaram a dizer que não iria devolver o dinheiro ou fazer troca , pois eu usava o aparelho pois eu usava o aparelho para fins profissionais e não domésticos, ao qual interroguei e funcionária de tal afirmação, mas a mesma não respondeu, pedi que me enviassem por escrito e enviaram a carta que anexo e que deixo para o comentário de todos vós que conhecem melhor a lei, a fim de se poder esclarecerem a tescoma.
k) Assim quero deixar bem claro á TESCOMA, não foi utilizado para fins profissionais e mesmo que o fosse não existe nada em loja ou nas observações do batedor que diga isso e a lei do profissional ou doméstico está na durabilidade de 1 ano ou 3 anos.
l) Assim A TESCOMA deverá devolver o dinheiro do batedor que não funciona.
Data de ocorrência: 8 de novembro 2023
Tescoma
22 de novembro 2023
Cara cliente,
No seguimento da sua reclamação informamos que vamos efetuar o reembolso do artigo.
Solicitamos que se dirija à loja Tescoma do Alegro Sintra para esse efeito.

Tescoma Portugal
Maria Jose Mendonça