Tescoma Portugal, Lda
  • info@tescoma.pt

Tescoma - Mais produtos e não trocam

Maria Fernandes
Maria Fernandes apresentou a reclamação
17 de junho 2021 (editada a 22 de junho 2021)
Comprei online um trem de cozinha entre outros produtos. 2 dos tachos do trem de cozinha, Com menos de um mês e com poucas utilizações, por se tratarem de 2 tachos pequeníssimos Que só para utilizações esporádicas, pois que um deles ficou todo negro e com socalcos que irá furar ... e o outro está a ir pelo mesmo caminho, pelo que devolvi os dois para que me enviassem novos! Qual não é o meu espanto quando hoje me respondem com um relatório de que usei sal num (eu NÃO uso sal sequer. Sou hipertensa crónica com insuficiência cardíaca agravada!!!!!) e no outro o usei indevidamente! Como é que poderei ter usado indevidamente um tacho??? Tenho uma placa elétrica em vitrine cerâmica (acho que se chama assim) e nunca tive nenhum tacho em casa estragado!!!!! Tenho o trem de cozinha da TV há 20 anos!!!! Decidi comprar um trem novo mais leve, precisamente para me ser mais ágil!!! E agora dizem que foi usado indevidamente??????? Onde????? Meter na placa, lavar, limpar e arrumar! Onde foi a na utiiizacao?!? Entretanto fico a arder com os tachos que NÃO foram nada baratos! E vão para o lixo! A TESCOMA com esta atitude só perde!
E irei às últimas consequências se não me trocam os tachos!
Data de ocorrência: 17 de junho 2021
Tescoma
18 de junho 2021
Estimada cliente,
No passado dia 30 de maio de 2021 recebemos a sua reclamação em que manifestava o seu descontentamento relativamente ao tacho de 18 cm 2.5l do Trem VIVA. Como tal, a Tescoma procedeu ao levantamento do artigo mencionado em que verificamos o seguinte:
1. A cliente enviou o tacho reclamado de 18 cm e o tacho de 16 cm (que não estava mencionado na reclamação inicial).
2. Ambos os produtos foram enviados sem as respetivas tampas.
3. O tacho de 18 cm apresentava riscos, alterações da cor e textura do artigo no seu interior e exterior, nomeadamente manchas acastanhadas e avermelhadas.
4. O tacho de 16 cm apresentava manchas claras.

Posto isto, foi efetuada uma análise detalhada aos artigos pelo nosso departamento de qualidade. A Tescoma concluiu que houve mau uso e manutenção do artigo, uma vez que as manchas do tacho de 18 cm são provocadas por excesso de calor e são apresentados riscos provocados pela utilização de facas, objetos afiados e também o uso de esfregões ou substâncias químicas agressivas na lavagem. Ver fotografias em anexo.
Quanto à análise do tacho de 16 cm, verificou-se que as manchas claras podem ser resultado da adição de sal em água fria bem como pela própria água ou detergente utilizado, que conforme explícito nas instruções de utilização do artigo, pode provocar as manchas de corrosão, que não afetam o funcionamento do produto, nem são prejudiciais à saúde e como tal, não podem ser reclamadas. Ver fotografias em anexo.
Para solucionar o problema, o departamento de qualidade procedeu à limpeza de ambos os tachos com um produto adequado. As manchas claras do tacho de 16 cm desapareceram e o tacho de 18 cm teve algumas melhorias, contudo, existem danos que são irreversíveis.
Posteriormente, a cliente foi informada e esclarecida sobre esta situação e sobre o procedimento a ter caso aparecessem sedimentos brancos, manchas claras ou uma coloração iridescente. Inclusive foi recomendada a leitura das instruções de utilização do artigo.
Conforme descrito no nosso regulamento de compra, disponível na nossa loja online, quando um cliente aciona a garantia, o Departamento de Qualidade da Tescoma analisará o artigo em causa no sentido de confirmar o efetivo direito à garantia por parte do cliente, sendo excluídas todas as situações que se comprovem resultar, entre outras, de: (1) Uso abusivo, dano intencional ou dano negligente por parte do cliente; (2) Desgaste normal do produto, desde que dentro dos níveis expectáveis e declarados pelo fabricante; (3) Impossibilidade de comprovar a avaria ou defeito indicado pelo cliente; (4) Todas as situações que forem detetadas como tentativas de fraude.
Além disso, é conveniente mencionar que, mesmo que seja aplicada a garantia, a Tescoma pode solucionar um problema de garantia de 4 formas distintas, ficando à sua consideração a decisão a tomar: (1) Reparação do bem danificado, garantindo o correto funcionamento e/ou qualidade final; (2) Troca do produto por um produto igual; (3) Troca do produto por um produto semelhante em características e finalidade, desde que acordado com o cliente; (4) Reembolso se nenhuma das opções anteriores for possível.
Foram cumpridos todos os procedimentos por parte da Tescoma, contudo, a reclamação não foi considerada com direito a aplicação de garantia devido a todos os pontos anteriormente citados. Reforçamos ainda que a Tescoma deu resposta a esta reclamação, sendo dados todos os esclarecimentos necessários e cumprindo o procedimento normal do processo de reclamação.
Em suma, concluiu-se que os danos que os artigos apresentavam eram derivados à utilização inadequada e incompatível com as instruções de utilização e por esse motivo não era possível a aplicação da garantia.
Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Maria Fernandes
18 de junho 2021
Tudo mentiras! Vou avançar com a reclamação, para outros trâmites legais!

E NÃO está nem aqui e nem na China a reclamação encerrada!